Sabe aquela coceirinha irritante na cabeça? Ela pode significar muitos problemas, tais como alergia, foliculite, feridas ou até a famosa caspa.
Isso ocorre devido a um processo inflamatório do couro cabeludo, chamado de dermatite seborreica, que aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Os resultados todo mundo já conhece: aquela desagradável descamação branca, escamas amarelas e oleosas, coceira, vermelhidão e perda de cabelo.
A caspa, “apelido” para placa epidérmica, é um problema recorrente tanto em homens quanto mulheres. A condição afeta não só a saúde dos fios, mas, também, a autoestima da pessoa que está submetida a ela. Vamos combinar que é muito desagradável ver aquele pó branco o tempo todo na roupa e ter a sensação que os cabelos estão sempre sujos, mesmo quando eles estão limpinhos da silva…
Vale lembrar que a dermatite seborreica não surge apenas no couro cabeludo. Ela pode aparecer em outras partes do corpo, principalmente aquelas que têm tendência à oleosidade. Podemos citar, como exemplos, as sobrancelhas, pálpebras, tórax, lábios, atrás e dentro das orelhas e nariz.
O que causa a caspa?
Infelizmente, qualquer pessoa pode ser vítima desse incômodo, causado por agentes microbianos. Isso significa que, boa parte das vezes, ter caspa não tem nenhuma ligação com falta de higiene.
Ficar dias sem lavar os cabelos facilita, sim, o aparecimento da dermatite seborreica, mas existem outros fatores que motivam o surgimento da caspa. Veja os principais:
- estresse;
- oleosidade excessiva no couro cabeludo;
- genética;
- uso frequente de chapéus e bonés;
- alimentação muito gordurosa;
- lavagem com água muito quente;
- proliferação do fungo Pityrosporum Ovale.
A autoestima de quem tem caspa costuma baixar justamente pela impressão de que todo mundo vai achar que o cabelo da pessoa está sujo, quando, na verdade, o buraco é bem mais embaixo. A boa notícia é que, com uma ida ao dermatologista e a utilização, no salão e em cada, de produtos certos e de qualidade para os fios, o pozinho branco na cabeleira está com os dias contados.
Saiba como amenizar as placas epidérmicas
Cabelos com placas epidérmicas necessitam de tratamentos e uma rotina de cuidados para controle. O principal objetivo, além de diminuir a quantidade de caspa, é evitar a queda capilar.
As principais recomendações são:
- evitar água muito quente no couro cabeludo;
- lavar o cabelo pelo menos três vezes por semana;
- utilizar produtos que equilibrem a oleosidade dos fios;
- usar o condicionador apenas no comprimento, evitando contato com o couro cabeludo.
Uma dica muito importante para lidar de vez com esse problema é começar o tratamento pela esfoliação. Sim: esse procedimento, quando feito com o produto adequado e de maneira correta, proporciona ótimos resultados.
E tem produto adequado pra isso? É claro que tem! Pensando no bem-estar dos nossos consumidores, a Mutari desenvolveu o Esfoliante Micelar Gel da Linha Suplemento Power Hair.
Esse produto é elaborado com extrato de ginko biloba, piractone olamina, alantoína e esfoliantes vegetais que removem as células mortas com suavidade. A partir desses ativos é possível promover a renovação celular, deixando a pele do couro cabeludo e rosto limpos e saudáveis.
O esfoliante micelar também tem ação anti-inflamatória, anticaspa, antifoliculite, antisseborreico e refrescante, ajudando na cicatrização e regeneração da pele.
No entanto, é preciso ter cuidado para que os resultados não sejam prejudicados. A recomendação é aplicar o produto com um pincel no couro cabeludo seco e friccionar suavemente. Em seguida, borrifar água e massagear por três minutos.
O esfoliante micelar também pode ser utilizado para esfoliar suavemente o rosto, a sobrancelha e a barba. Ele age na remoção das placas epidérmicas de caspas, seborreia e resíduos decorrentes de poluição e química nos cabelos. Além disso, o esfoliante controla a oleosidade, desobstrui os poros e promove a renovação celular.
Para resultados cada vez melhores, utilize também o shampoo Isotônico Fortificante e, em seguida, o creme Suplemento Power Hair. Ao final desse processo, seus fios vão estar desintoxicados, livres de impurezas e células mortas. Sabe o que isso significa, né? Um visual cheio de força e vitalidade.
Quer deixar o couro cabeludo limpo e amenizar coceiras e irritações? Lembre-se que a Mutari está sempre inovando para oferecer o que há de melhor para os seus cabelos e sua beleza real.