Você leva jeito para ser uma boa consultora de produtos beleza?

Ser consultora de produtos de beleza é ter a oportunidade de contribuir para o bem-estar e fortalecer a autoestima de outras mulheres, realizando um trabalho que pode dar a você mais independência financeira, flexibilidade e autonomia sobre a própria rotina.

Se essa ideia te interessa, é importante saber melhor quais são as responsabilidades e características necessárias para ser uma boa consultora.

A primeira regra é: não se assuste. Algumas pessoas parecem “nascer prontas” para a profissão, mas, se você sente que não é o seu caso, tente não se preocupar. A área das vendas é mais uma questão de técnica do que de dom. Vamos te contar tudo o que você precisa saber para descobrir se quer enfrentar esse desafio. Saber que você vencerá a gente já sabe. 😉

O que faz uma consultora de produtos de beleza?

Uma consultora de produtos de beleza é a representante de uma marca desse segmento responsável por aconselhar seus clientes quanto aos melhores produtos e suas formas de uso para a conquista de objetivos estéticos.

Para tanto, a consultora precisa aliar as expectativas dos clientes às soluções que acredita serem as melhores para cada caso, o que implica em vasto conhecimento da consultora quanto ao funcionamento e qualidade dos produtos com os quais trabalha.

Existem algumas características que são importantes para ser uma consultora de produtos de beleza – mas, se perceber que não tem alguma delas, não desista de imediato! Uma boa profissional está sempre em evolução e, com força de vontade e dedicação, é possível aprimorar suas habilidades.

Comunicação eficiente

Se comunicar não é apenas falar bem: uma consultora de produtos de beleza precisa apresentar e explicar com clareza as características e benefícios de um produto. Além disso, deve também saber ouvir e entender as demandas de seus clientes.

Do contrário, você corre o risco de se tornar uma consultora que sabe tudo sobre os produtos que vende mas não consegue apresentar as soluções certas para atender os desejos de quem te procura.

Talento para vendas

Preços atraentes e argumentos rasos não são suficientes para convencer alguém a fazer uma compra. Os consumidores têm acesso fácil a muitas informações e, quando o assunto é beleza, se tornam ainda mais exigentes quanto à qualidade e os resultados esperados.

Portanto, a consultora precisa ter sensibilidade para entender sua clientela e passar credibilidade ao oferecer o produto. Conta como ponto positivo também saber fazer o pós-venda, conversando com o cliente sobre os resultados, mostrando interesse e sempre buscando sua satisfação.

Capacidade para entender os diferentes tipos de beleza

Em uma conversa sobre beleza é bastante comum usar exemplos e experiência próprios. Isso é positivo e ajuda a envolver e aproximar o cliente, deixando-o mais confortável para seguir as dicas da consultora.

Porém, é papel da profissional entender demandas e acatar opiniões diferentes das suas. Saber trabalhar com diferentes tipos de beleza, assim como diferentes gostos, é importante para melhor direcionar o cliente, respeitando sua individualidade e garantindo a conquista dos resultados desejados.

Organização e gosto pelo aprendizado

Muitas mulheres que decidem ser consultoras já têm bastante afinidade com a área, conhecem diversos produtos, tratamentos e a linguagem comumente utilizada… mas isso não é tudo.

O mercado da beleza apresenta novidades e evolui constantemente, o que torna fundamental o interesse da profissional em acompanhar essas mudanças e se manter informada.

Além disso, uma boa consultora precisa ser organizada para lidar com sua lista de clientes, suas vendas, demandas e, claro, com as próprias finanças. Vale ressaltar que o valor conquistado ao final de cada mês de trabalho pode variar de acordo com o número de vendas e, por isso, a profissional precisa saber se planejar.

Como se tornar uma consultora de beleza?

Muitas marcas, como a Mutari, abrem espaço para mulheres que desejam atuar como consultoras de beleza autônomas. Nesses casos, é comum ter de cumprir com algumas exigências, como ser maior de 18 anos e realizar algum tipo de treinamento gratuito oferecido pela própria empresa.

Existem cursos que podem aumentar as suas chances de sucesso, incluindo especializações em áreas como cosmética, tratamentos estéticos ou maquiagem, mas eles não são obrigatórios. Saber ouvir, saber contar do produto e ter empatia com o cliente e seus desejos e medos são os maiores diferencias de uma boa consultora.

O segredo está em entender que o trabalho da consultora é ajudar pessoas a serem mais felizes com a própria aparência. E que, para isso, é preciso sensibilidade e desejo constante de fazer sempre melhor.

Quer ser uma consultora Mutari de produtos Everyday e melhorar sua renda mensal ajudando outras pessoas a se sentirem melhor consigo mesmas? Fale com a gente!

Deixe um comentário