Mais do que nunca as pessoas estão se preocupando em proteger a pele. Ainda bem! Hoje em dia, muitos produtos são desenvolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade da epiderme e impedir que ela desidrate.
Mas o que pouca gente sabe é como isso é feito – e o que é utilizado para proteger e reparar a barreira cutânea. Uma das substâncias aplicadas nesse processo é a niacinamida, uma vitamina muito empregada no skincare.
O que é niacinamida?
Niacinamida é um antioxidante, também conhecido como vitamina B3 e nicotinamida, solúvel em água, de pH neutro que hidrata e aumenta a síntese de ceramidas naturais da pele.
cia está presente em diversos cremes anti-idade, tônicos, hidratantes e sérum, entre outros dermocosmético. Ela pode ser combinada com outros ativos, como retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes em geral.
A niacinamida é diferenciada por não se degradar com a exposição à luz solar ou ao calor, oferecendo proteção, reparação e outros benefícios para a barreira cutânea.
Sobre a barreira cutânea
Antes de explorar os benefícios da niacinamida, é preciso entender o que é barreira cutânea e a sua relação com a vitamina B3. Nossa pele é formada por várias camadas, sendo a barreira de proteção a mais exposta delas, conhecida como manto hidrolipídico.
Composta por células na camada mais superficial da pele e por substâncias que unem essas células, como ceramidas, colesterol, ácidos graxos e gorduras, tem a finalidade de manter a proteção contra agressões externas, impedindo a perda de água e a desidratação.
Infelizmente, a barreira cutânea pode ser danificada. Além do envelhecimento natural da pele, alguns hábitos prejudicam a proteção do manto hidrolipídico, deixando o tecido mais exposto. Os resultados são ressecamento, rachaduras, vermelhidão, irritação e outras disfunções que ajudam a perder a vitalidade da pele.
Por isso, cuidado com água muito quente e produtos de limpeza agressivos, principalmente a base de álcool em sua composição. Evite usar buchas e esfoliantes abrasivos e, claro, a exposição excessiva ao sol.
Todas essas condições danificam a barreira cutânea, impedindo a penetração de água e nutrientes que mantêm a hidratação da pele. É aí que entra a niacinamida, uma vitamina B3 que trata e previne o ressecamento da pele, além de outros importantes benefícios:
- Estimula a renovação celular;
- Favorece a uniformização do tom de pele;
- É antioxidante;
- Previne o envelhecimento;
- Controla a oleosidade;
- Aumenta a produção de ceramidas;
- Combate os radicais livres;
- Proporciona hidratação.
Proteção diária para a barreira cutânea
Para obter todos os benefícios proporcionados pela niacinamida é preciso usar algum produto que contenha essa substância em sua fórmula. A nossa sugestão é o Fotoprotetor Absolut 360º, da linha Mutari PRO SKIN.
Desenvolvido especialmente para a pele brasileira, esse protetor tem alta cobertura e proteção, inclusive contra a luz digital. A sua fórmula é leve, livre de óleo e com efeito mate, oferecendo defesa contra os raios UVA e UVB e reduzindo a produção de radicais livres.
E, claro, o Fotoprotetor Absolut 360º também contém niacinamida, que previne o envelhecimento precoce, minimiza o surgimento de manchas, além de uniformizar o tom da pele, reduzindo danos mais profundos causados pelos raios infravermelhos, devido à ação antioxidante do produto.
Outro benefício do Fotoprotetor Absolut 360º é que ele mantém a oleosidade controlada, garantindo um efeito dourado, aspecto saudável e sem brilho.
Na Loja Virtual da Mutari você encontra mais detalhes sobre esse produto incrível, que vai trazer muito mais vida à sua pele. Aproveite o desconto no site e compre o seu para um verão saudável!