Visagismo para homens:

E por que não existiria, gente? Homem também tem direito de ficar bonitão, oras!

O visagismo masculino tem se tornado uma boa aposta para empreendedores que querem atender a esse nicho de mercado. O termo, que significa o estudo do rosto para definir a harmonia entre face, cabelos e, no caso dos meninos, barba e bigode, vem sendo muito utilizado para “gourmetizar” um conceito já super antigo: as barbearias.

Sim, isso mesmo que você ouviu. Os homens estão voltando a frequentar barbearias e a – pasme – passar algum tempo dentro delas, sem pressa, principalmente se elas oferecerem sinuca e cerveja como complementos ao corte de cabelo e de barba.

Se você é cabeleireira ou cabeleireiro e quer inovar no mercado se especializando a um público que quer e precisa dos seus serviços, atente-se para as ofertas de curso de corte de cabelo, barba e bigode masculinos, pegue os produtos da linha 4Men e vem comigo montar esse salão/barbearia/barber shop dos sonhos e dos lucros.

Como aprender a fazer visagismo para homens?

A melhor forma de entender como aplicar o visagismo, técnica muito famosa nos salões femininos, na realidade das barbearias é fazendo um curso de cabeleireiro voltado a essa finalidade.

Com ele, seu aprendizado vai girar em torno da harmonização das feições do rosto com a “moldura” de pelos para que, no fim das contas, o cliente veja nascer, dentro das suas próprias características, um estilo novo e totalmente personalizado para ele.

É aí que o visagismo se diferencia de um curso de corte de cabelo comum: a técnica do corte dos fios pode até ser fácil e aplicável a vários clientes diferentes sem muita demora, mas o resultado é apenas uma “linha de produção de cortes”.

Já com o visagismo masculino a coisa muda de figura: o profissional vai estudar as feições de seu cliente e entender qual corte ou aparada de barba faz mais sentido para cada ele, e para mais ninguém. A técnica de corte de cabelo, nesse caso, vai ser muito útil para que o cabeleireiro ou barbeiro preste um bom serviço, mas isso não quer dizer que ele irá imprimir a mesmíssima técnica em todo mundo.

Ah, e no visagismo masculino também tem a preocupação com as sobrancelhas, já que a maior parte dos homens não cuida com muito afinco dessa parte e ela acaba sendo, justamente, a que mais pesa as feições do rosto em alguns casos.

Como atrair clientes para visagismo masculino

Lembra há alguns anos quando as mulheres iam ao salão e os homens torciam o nariz? Pois é: se hoje eles consideram entrar em uma barbearia e ficar horas e horas por lá, assim como as mulheres em seus salões, é porque existem motivos fortes para convencê-los de que isso vale a pena.

Se você já tem ou vai abrir um negócio focado no visagismo masculino, a primeira coisa que deve saber é que seu público provavelmente não faz ideia do que é isso. É preciso contar que não se trata de um corte de cabelo “mais caro”, e sim de um estudo técnico para definir o melhor corte para a personalidade em questão.

Ao agregar valor ao resultado o profissional pode aumentar o preço do serviço, mesmo porque ele deve cobrir o investimento por ter feito um curso de visagismo, ao invés de apenas um curso de corte de cabelo.

Outra forma de atrair público masculino para seu salão ou barbearia é criando atrativos para que ele se sinta bem naquele espaço. Os salões de beleza são rodeados de revistas e bons papos, só para citar duas coisas que as mulheres gostam. As barbearias também devem descobrir o que é interessante a seu público-alvo e colocar esses itens dentro de sua estrutura. Algumas oferecem bebidas alcoólicas e sinuca, outras um ambiente bem decorado e com música boa… vai depender do porte e do orçamento da empresa a escolha por seus diferenciais de atração.

Mas a verdade é que isso não vai importar muito se o cliente não gostar dos produtos utilizados na hora de fazer o tratamento de barba, cabelo e bigode que seu visagismo vai propor.

Diferente dos salões femininos, nos masculinos o público está muito mais propenso a comprar produtos para manter o visual enquanto está fechando a conta pelos serviços, e se sua barbearia quiser vender produtos de manutenção para o seu cliente, eles devem ser de altíssima qualidade.

Afinal, pode ter sinuca, cerveja, piscina, música e até sessão de filme com pipoca que, se o resultado final – do visagismo e dos produtos utilizados – não agradar, você vai perder um cliente para a vida toda…

 

 

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