O que é Terapia Capilar?

Manter os cabelos bonitos e saudáveis é o objetivo de quem quer fios fortes, com brilho, macios e, de preferência, que não caiam. 

É natural ter essa preocupação; afinal, a aparência dos fios, assim como a do couro cabeludo, podem indicar problemas com a saúde.

Já imaginou, ou viveu, o desespero de ver os cabelos caírem a cada lavagem, ou ao penteá-los? A queda pode estar relacionada à utilização de químicas ou produtos de má qualidade, mas existem outros motivos que devem ser levados em consideração: estresse, alimentação deficitária, disposição genética, desequilíbrio hormonal e até doenças não diagnosticadas… a lista é grande.

A perda de fios atinge homens e mulheres e, caso não haja o cuidado necessário, pode levar a consequências bem mais sérias, como a calvície. A boa notícia é que, em muitos casos, há a possibilidade de reversão do quadro de queda do cabelo ou estagnação e controle da situação.

É nesse momento que entra a terapia capilar, tratamento que previne a queda dos fios ou trata essa condição.

Como funciona a terapia capilar

Terapia capilar consiste em métodos de prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos cabelos e couro cabeludo, na tentativa de reduzir agressões externas e corrigir eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos.

Isso é feito através de aplicações com produtos de substâncias específicas que agem contra a queda, caspa, seborreia, fragilidade dos fios e oleosidade excessiva, além de preparar o cabelo para procedimentos químicos.

Através de exames detalhados, feitos a partir de uma microcâmera que reproduz no computador detalhes da raiz que não podem ser vistos a olho nu, é possível avaliar a saúde do couro cabeludo e da fibra capilar. Segundo especialistas, quanto mais cedo a terapia for realizada – entre 15 e 25 anos –, maiores as chances de recuperação do cabelo em 100%.

Depois do diagnóstico, o próximo passo é escolher o método que será utilizado para aplicar a terapia capilar. Ela pode ser feita a partir da massagem, máscaras e peeling capilar, dentre outras.

No entanto, a queda dos fios não é o único problema que pode ser resolvido com terapia capilar. Caspa, oleosidade, fios fracos e seborreias estão entre as doenças que mais atingem o couro cabeludo e cabelos e também podem ser amenizados ou tratados totalmente pela técnica.

Esse tratamento funciona, também, como modo de prevenção. Alguns dos nossos fios caem e não voltam a crescer por inúmeros motivos. Usar a terapia como maneira de evitar que eles caiam precocemente pode funcionar. Além disso, com ela, é possível equilibrar o ph do couro cabeludo, o que evita descamações que prejudicam o nascimento dos fios.

Quem pode receber esse tratamento?

A terapia capilar vem ganhando espaço nos melhores salões de beleza e clínicas especializadas, uma vez que cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde dos cabelos. Elas desejam melhorar o aspecto das madeixas (fios porosos, quebradiços, frágeis, opacos, etc.) ou tratar as caspas, sensibilidade no couro cabeludo e coceiras.

A terapia capilar também pode ajudar em outras frentes, ao…

  • … combater a queda de cabelo
  • … promover o afinamento dos fios
  • … combater a oleosidade
  • … evitar a calvície
  • … promover o fortalecimento da cutícula
  • … estimular o crescimento dos fios

Para o tratamento de cabelos oleosos, com queda, caspa, seborreia e foliculite, a Mutari inovou com a linha Spa ViP Power, reduzindo e tratando problemas e desconfortos relacionados ao couro cabeludo. O kit é composto de Esfoliante Micelar Gel, Isotônico Fortificante e Suplemento Power Hair, que podem ser utilizados não só no cabelo, mas, também, no rosto e barba.

Já que problemas no couro cabeludo também podem estar relacionados à saúde, antes de iniciar qualquer procedimento, consulte especialistas da área para avaliação e exames.  Em alguns casos, a queda dos fios, por exemplo, pode ser o sintoma, e não a consequência, devendo o tratamento ser conduzido de outra forma – até mesmo com medicação.

Agora que você já sabe o que é terapia capilar, consulte o especialista e veja se não está na hora de iniciar o tratamento para cuidar bem dos seus fios de maneira preventiva.


Quer adquirir os produtos mencionados no texto?

Acesse: www.lojamutari.com ou fale com o seu Distribuidor Mutari. 😉 

Deixe um comentário