Manter os cabelos bonitos e saudáveis é o objetivo de quem quer fios fortes, com brilho, macios e, de preferência, que não caiam.
É natural ter essa preocupação; afinal, a aparência dos fios, assim como a do couro cabeludo, podem indicar problemas com a saúde.
Já imaginou, ou viveu, o desespero de ver os cabelos caírem a cada lavagem, ou ao penteá-los? A queda pode estar relacionada à utilização de químicas ou produtos de má qualidade, mas existem outros motivos que devem ser levados em consideração: estresse, alimentação deficitária, disposição genética, desequilíbrio hormonal e até doenças não diagnosticadas… a lista é grande.
A perda de fios atinge homens e mulheres e, caso não haja o cuidado necessário, pode levar a consequências bem mais sérias, como a calvície. A boa notícia é que, em muitos casos, há a possibilidade de reversão do quadro de queda do cabelo ou estagnação e controle da situação.
É nesse momento que entra a terapia capilar, tratamento que previne a queda dos fios ou trata essa condição.
Como funciona a terapia capilar
A terapia capilar consiste em métodos de prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos cabelos e couro cabeludo, na tentativa de reduzir agressões externas e corrigir eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos.
Isso é feito através de aplicações com produtos de substâncias específicas que agem contra a queda, caspa, seborreia, fragilidade dos fios e oleosidade excessiva, além de preparar o cabelo para procedimentos químicos.
Através de exames detalhados, feitos a partir de uma microcâmera que reproduz no computador detalhes da raiz que não podem ser vistos a olho nu, é possível avaliar a saúde do couro cabeludo e da fibra capilar. Segundo especialistas, quanto mais cedo a terapia for realizada – entre 15 e 25 anos –, maiores as chances de recuperação do cabelo em 100%.
Depois do diagnóstico, o próximo passo é escolher o método que será utilizado para aplicar a terapia capilar. Ela pode ser feita a partir da massagem, máscaras e peeling capilar, dentre outras.
No entanto, a queda dos fios não é o único problema que pode ser resolvido com terapia capilar. Caspa, oleosidade, fios fracos e seborreias estão entre as doenças que mais atingem o couro cabeludo e cabelos e também podem ser amenizados ou tratados totalmente pela técnica.
Esse tratamento funciona, também, como modo de prevenção. Alguns dos nossos fios caem e não voltam a crescer por inúmeros motivos. Usar a terapia como maneira de evitar que eles caiam precocemente pode funcionar. Além disso, com ela, é possível equilibrar o ph do couro cabeludo, o que evita descamação que prejudicam o nascimento dos fios.
Quem pode receber esse tratamento?
A terapia capilar vem ganhando espaço nos melhores salões de beleza e clínicas especializadas, uma vez que cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde dos cabelos. Elas desejam melhorar o aspecto do cabelo (fios porosos, quebradiços, frágeis, opacos, etc.) ou tratar as caspas, sensibilidade no couro cabeludo e coceiras.
A terapia capilar também pode ajudar em outras frentes, ao…
- combater a queda de cabelo
- promover o afinamento dos fios
- combater a oleosidade
- evitar a calvície
- promover o fortalecimento da cutícula
- estimular o crescimento dos fios
Para o tratamento de cabelos oleosos, com queda, caspa, seborreia e foliculite, a Mutari inovou, reduzindo e tratando problemas e desconfortos relacionados ao couro cabeludo. O kit é composto de Esfoliante Micelar Gel, Isotônico Fortificante e Suplemento Power Hair, que podem ser utilizados não só no cabelo, mas, também, no rosto e barba.
Já que problemas no couro cabeludo também podem estar relacionados à saúde, antes de iniciar qualquer procedimento, consulte especialistas da área para avaliação e exames. Em alguns casos, a queda dos fios, por exemplo, pode ser o sintoma, e não a consequência, devendo o tratamento ser conduzido de outra forma – até mesmo com medicação.
Agora que você já sabe o que é terapia capilar, consulte o especialista e veja se não está na hora de iniciar o tratamento para cuidar bem dos seus fios de maneira preventiva.
Saiba quais são os tipos de terapia capilar
Se você quer manter ou tratar a saúde dos seus fios por meio da terapia capilar, precisa conhecer todos os tipos desse tratamento. Assim, você pode escolher o método que mais combina com as suas expectativas e necessidades.
Confira, então, os tipos de terapia capilar e analise qual é o ideal para você!
Detox ou Peeling capilar
Também conhecido como peeling capilar, o detox capilar é um procedimento que tem como objetivo principal a limpeza profunda dos fios. Durante essa limpeza, o cabelo é esfoliado e higienizado, removendo as impurezas e a gordura dos fios e podendo, inclusive, regenerar o couro cabeludo. Para estes tratamentos indicamos os nossos Isotônico, o Esfoliante e o Shampoo Detox.
O detox capilar é feito com shampoos próprios para esse tipo de tratamento, para equilibrar o pH do cabelo e realizar uma massagem capaz de ativar a circulação sanguínea na região que está sendo tratada. Além disso, o peeling capilar auxilia na redução do excesso de oleosidade e no tratamento da descamação do cabelo.
Argiloterapia
A argila é uma substância bastante utilizada em tratamentos de pele e de cabelo. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias, desintoxicantes, adstringentes, cicatrizantes, antissépticas e purificantes, que são excelentes para a saúde capilar e cutânea. O nosso Shampoo Isotônico tem em sua fórmula argila dourada, confira!
A argiloterapia é colocada em ação quando os fios estão intoxicados por produtos químicos ou estão muito oleosos. As argilas, principalmente rosa e verde, são capazes de ajudar a solucionar esses problemas capilares, deixando os fios mais saudáveis e radiantes.
Drenagem linfática
A drenagem linfática capilar é uma modalidade de massagem no couro cabeludo que reduz inchaços, melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos capilares, ativa o metabolismo e aprimora o transporte de nutrientes. Com ela, a saúde dos fios fica íntegra e em seu melhor estado, deixando o cabelo lindo, sedoso e nutrido!
Aromaterapia
Como o próprio nome sugere, a aromaterapia é uma terapia capilar feita com o auxílio de óleos essenciais e vegetais. Eles ajudam a tratar desequilíbrios no couro cabeludo e doenças capilares.
Os óleos utilizados possuem ação cicatrizante, antisséptica, estimulante do couro cabeludo e anti-infecciosa. Eles podem ser usados tanto em cabelos secos quanto em oleosos, podendo, inclusive, combater a caspa e a queda dos fios.
O melhor de tudo é que a aromaterapia pode ser realizada juntamente com uma massagem, favorecendo a absorção dos óleos e, ainda, aliviando o estresse do dia-a-dia.
Massagem capilar
A massagem capilar é uma terapia focada em aliviar o estresse e ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo. Por meio desses objetivos, ela consegue reduzir a queda dos fios, facilitar o transporte de nutrientes e oxigênio e melhorar a absorção de produtos.
Vale lembrar que a massagem capilar aumenta, momentaneamente, a oleosidade dos fios, já que as glândulas sebáceas acabam sendo estimuladas pelo atrito entre a mão (ou a ferramenta utilizada) e a derme.
Fotobiomodulação e estimulação
A fotobiomodulação e estimulação é uma terapia capilar que apresenta um combo de vantagens. Ela é utilizada para tratar a queda capilar e a calvície, tanto feminina quanto masculina. O seu funcionamento consiste na utilização de LED e laser de baixa fluência.
Os seus benefícios são a redução da queda dos fios, o crescimento do cabelo, a melhora da distribuição de oxigênio e nutrientes, o aumento da força e da resistência capilar, o desenvolvimento da vascularização, o crescimento epitelial e o aceleramento da divisão celular.
Eletroterapia
Também chamada de ionização e/ou alta frequência capilar, a eletroterapia é uma terapia capilar que consiste na criação de um campo eletromagnético no local do tratamento. Esse campo, desenvolvido com o auxílio de equipamentos próprios, estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, fortalece o folículo piloso, reduz a queda dos fios, reconstrói a cutícula do cabelo e melhora a absorção dos princípios ativos dos produtos.
Microagulhamento
O microagulhamento é uma terapia capilar feita no couro cabeludo. Um rolinho repleto de pequenas agulhas passa pela cabeça e faz pequenos ferimentos na pele, estimulando a produção de colágeno.
Esse tratamento é indicado para tratar o afinamento do folículo capilar e a calvície. Ele deve ser feito em sessões intervaladas, de mês em mês. Assim, o couro cabeludo não fica extremamente irritado e pode se recuperar tranquilamente.
Saiba como fazer uma terapia capilar em casa
A terapia capilar também pode ser realizada em casa, mas é necessário ter muito cuidado e executar os procedimentos de acordo com as instruções, para não provocar resultados indesejados. Vale lembrar que nem toda terapia capilar pode ser feita sem o auxílio de um profissional, então, procure se informar quanto àquelas que não precisam de um acompanhamento.
Confira como fazer esse tipo de tratamento em casa:
Utilize os melhores produtos
Os produtos utilizados na terapia capilar fazem toda a diferença no resultado final do tratamento. Por isso, vale a pena investir em produtos de alta qualidade, para que o seu cabelo alcance o efeito dos sonhos.
Se quer contar com os melhores produtos para a realização da sua terapia capilar, a linha Suplemento Power Hair da Mutari é a ideal! Ela deixa os fios brilhosos, saudáveis, fortes e protegidos, sendo perfeita para esse tipo de tratamento.
Sempre siga as instruções do rótulo
As instruções do rótulo não estão ali por acaso. Elas devem ser seguidas para alcançar o resultado esperado. Não “invente moda” e tente seguir passos ao acaso, pois o efeito pode ser totalmente diferente do que estava previsto.