As mulheres amam mudar a cor dos cabelos, seja para esconder os fios brancos ou simplesmente pelo desejo de inovar e deixar a sua marca registrada no mundo. Mas na hora de fazer o procedimento sempre fica aquela dúvida: coloração ou tonalizante?
E para acabar com essa e outras dúvidas a respeito dos tonalizantes, criamos esse guia completo para te auxiliar na escolha da melhor coloração para seus fios!
O que são tonalizantes?
As colorações e/ou máscaras tonalizantes não são agressivas, porque não contém amônia e/ou ação oxidativa. O resultado fica também mais natural e discreto, por não descolorir os fios.
Ao contrário das colorações permanentes, os tonalizantes possuem ação temporária, sendo ideais para quem gosta de experimentar novas nuances, criar efeitos diferentes, e combater o desbotado sem “radicalizar” demais e sem agredir os fios.
Se a finalidade é cobrir os fios brancos, a coloração tradicional é a escolha certa, já que garante alteração total dos cabelos e 100% de cobertura dos fios brancos. Se o que você busca reavivar uma nova cor no cabelo, que te permita mudar com mais facilidade, aposte nas máscaras tonalizantes.
Tonalizante x coloração permanente: Diferenças e indicações
O tonalizante e a coloração permanente causam muitos questionamentos entre o público, afinal, ambos são capazes de clarear ou escurecer os fios, mas não são a mesma coisa.
O primeiro produto, o tonalizante, não tem amônia e é capaz de tingir o cabelo de maneira mais natural e sutil, clareando ou escurecendo os fios em apenas um ou dois tons. Ele consegue dar um banho de brilho no cabelo, o que deixa o resultado ainda melhor.
Essa coloração é mais leve, é compatível com todos os tipos de química e dura de 8 a 28 lavagens, a depender das características de cada tonalizante e dos produtos utilizados para lavar o cabelo. Desse modo, essa opção é a melhor para mudanças de visual mais discretas e temporárias, com cores próximas ao tom natural dos fios.
Já o segundo item possui amônia, o que o torna mais duradouro nos fios, sendo uma boa indicação para quem deseja mudanças mais radicais. Essa coloração cobre todos os fios brancos e exige retoques menos recorrentes que os do tonalizante. Vale lembrar que o uso de uma coloração, não anula a outra, afinal o tonalizante pode ser usado para revirar a cor dos fios que já foram pintados!
Benefícios do uso do tonalizante capilar
O tonalizante capilar é um produto que oferece muitas vantagens a quem o utiliza. Confira, portanto, quais são os principais benefícios desse item e analise se ele é a opção perfeita para você!
Opções semi-permanentes
Se você não curte mudanças totalmente permanentes, a coloração em questão se apresenta como alternativa bem interessante. Isso porque ela é semi-permanente e dura algumas lavagens, saindo dos fios antes que você possa se enjoar da cor!
Além disso, caso queira manter a tonalidade por mais tempo, basta realizar um retoque. Ou seja, esse tipo de produto é bastante versátil e pode se adaptar conforme os seus gostos!
Tratamento simultâneo durante a coloração
Como o tonalizante possui menos componentes químicos agressivos ao cabelo, ele é capaz de hidratar os fios enquanto os colore. Mas, vale lembrar que a hidratação proporcionada por ele não é suficiente para manter o cabelo saudável e radiante. Então, continue a sua rotina de haircare e trate dos seus fios com atenção!
Intensificação da cor
Sem dúvidas, o maior benefício do tonalizante é o seu poder de colorir o cabelo. Esse produto consegue intensificar a cor dos fios, deixando-os mais claros ou mais escuros, proporcionando vitalidade e brilho a eles. É ou não é uma forma interessante de inovar o visual?!
Melhores máscaras tonalizantes para realçar a coloração
Ao buscar um produto para tonalizar os fios, é preciso levar em consideração alguns aspectos, como nuances disponíveis, benefícios do produto e facilidade na aplicação.
Todos os cabelos podem utilizar máscaras tonalizantes sem prejuízos à saúde dos fios. Algumas opções podem auxiliar até mesmo no tratamento de danos preexistentes nos cabelos, causados por fontes de calor.
Os tonalizantes promovem ação antioxidante e antienvelhecimento dos fios, como é o caso da linha Kerafashion, da Mutari. Ela foi formulada para intensificar, corrigir e criar cores incríveis nos cabelos, promovendo revitalização e hidratação intensa dos fios.
É uma linha de coloração temporária, que não causa oxidação, não é feita com amônia e não agride os fios, podendo ser aplicada em todos os tipos de cabelo, inclusive os com alisamento.
Em forma de máscara tonalizante, a linha Kerafashion da Mutari permite corrigir nuances indesejadas, intensificar as cores já desbotadas e neutralizar reflexos alaranjados e amarelos. E tem mais: a máscara pode ser utilizada inclusive por lactantes e grávidas, permitindo a tonalização dos cabelos sem causar risco à saúde do bebê.
Disponíveis nas cores violeta, marsala, red e âmbar , os tonalizantes Kerafashion da Mutari são ricos em ômegas 3, 6, e 9, promovendo condicionamento, reparação da fibra capilar, fortalecimento dos fios, além de oferecer brilho e maciez.
Todas as nuances valorizam a cor do seu cabelo e dão aquele tchan! tão esperado no visual. Para renovar o tom nem sempre precisamos recorrer à coloração: as máscaras tonalizantes Kerafashion podem suprir bem as necessidades de coloração dos fios referente à revitalização da cor e com resultados muito mais saudáveis.
Quer ter cabelos com cores lindas, vibrantes e super na moda? Entre na loja virtual da Mutari e veja como adquirir o seu tonalizante – que está te esperando com um descontão!
Tipos de Tonalizante Capilar
O tonalizante capilar é comercializado em diversas texturas, para que os consumidores utilizem a que mais agradá-los. Você pode encontrar esse produto em creme, gel e shampoo.
No geral, todos eles têm o mesmo funcionamento. Mas, o tipo que tende a ser mais durável nos fios é o em creme, podendo chegar às 28 lavagens mencionadas anteriormente!
Como usar tonalizante capilar corretamente
As vantagens do tonalizante capilar são muito atrativas, mas só são realmente eficientes se o produto for aplicado da maneira correta. Por essa razão, veja como usá-lo adequadamente!
Passo a passo para aplicação
Para que a aplicação do tonalizante promova um resultado satisfatório, é necessário seguir esse passo a passo:
- Antes de iniciar o processo de aplicação, coloque luvas e passe vaselina ou hidratante na testa, nas orelhas e nas outras áreas próximas ao cabelo, para evitar que a sua pele fique manchada;
- Separe o cabelo em quatro (ou mais, se necessário) partes;
- Prenda três partes e divida a outra em mechas menores;
- Passe o produto de maneira homogênea, começando na nuca e terminando no topo da cabeça;
- Deixe agir pelo tempo recomendado no rótulo;
- Enxágue o cabelo;
- Utilize um creme de hidratação ou de tratamento pós-químico, para hidratar e nutrir os fios após a aplicação.
Tempo de ação recomendado
O tonalizante precisa ser deixado em ação nos fios pelo tempo ideal. Mas, como saber qual é o período recomendado? Bem, a verdade é que não há uma quantidade de minutos fixa para todas as colorações desse tipo.
Cada uma delas possui um tempo de ação específico, e essa informação sempre está indicada no rótulo do produto. Então, antes de usá-lo, verifique a recomendação e a siga com rigor. Lembre-se que, ao ultrapassar o tempo recomendado, o tonalizante pode prejudicar os fios e causar irritações no couro cabeludo.
Cuidados pós-tonalização
Após tonalizar os seus fios, é importante redobrar os cuidados capilares, para evitar uma fragilização e danos profundos. Alguns tratamentos são indispensáveis para esse processo. Confira quais são os principais:
- Manter um cronograma capilar eficiente;
- Utilizar produtos específicos para cabelos coloridos;
- Usar óleos capilares;
- Não lavar os fios com água muito quente;
- Sempre aplicar protetor térmico;
- Evitar o uso de ferramentas de calor.
Mitos e verdades sobre tonalizante capilar
O uso do tonalizante capilar desperta muitas dúvidas, afinal, não deixa de ser um procedimento que altera os aspectos naturais do cabelo. Veja, portanto, quais são os principais mitos e verdades sobre esse produto e tenha consciência de todos eles antes de utilizá-lo!
Mitos
No mundo capilar, os produtos sempre sofrem com a disseminação de mitos relacionados aos seus impactos e uso. No caso do tonalizante, os mitos mais conhecidos são:
- Não pode ser utilizado com outras químicas, como alisamento;
- Intensifica a cor se for deixado em contato com o cabelo por mais tempo;
- Deve ser aplicado nos cabelos secos;
- Não tem boa fixação no cabelo por não conter amônia;
- Não cobre os fios brancos.
Verdades
Assim como existem mitos relativos ao tonalizante capilar, também há muitas verdades sobre ele! Confira quais são elas:
- Pode ser usado em todos os tipos de cabelo;
- É mais leve e menos agressivo que a coloração permanente;
- Tinge mais facilmente os fios virgens;
- O shampoo utilizado faz diferença na manutenção da saúde dos cabelos pós-tonalização;
- Em contato com a água de piscina, as tonalizações loiras podem ficar esverdeadas.
Dicas para prolongar o efeito do tonalizante capilar
Cabelos bem cuidados e com cor vibrante são o desejo de muitas das mulheres e das pessoas em geral que escolhem tonalizar o cabelo. O tonalizante é uma excelente opção para dar aquela realçada no visual, mas para que os resultados sejam duradouros, é preciso seguir algumas dicas que vão além da aplicação do produto.
Vamos conferir como você pode fazer o seu tonalizante durar por mais tempo, mantendo a saúde e a beleza dos seus fios.
Não lave os cabelos de forma exagerada
Uma das principais dicas para prolongar o efeito do tonalizante é cuidar da frequência das lavagens. Lavar os cabelos todos os dias pode ser um erro, especialmente se você usa tonalizante. O ideal é evitar lavagens excessivas para que os pigmentos possam se fixar nos fios e não desbotem rapidamente.
Tente alternar os dias ou use um shampoo à seco em momentos de necessidade. Ao lavar, prefira água morna ou fria, já que a água quente pode abrir as cutículas do cabelo, fazendo com que a cor se perca mais rapidamente.
Quando você evita lavar os cabelos todos os dias, não só preserva a cor, mas também mantém os óleos naturais que o cabelo produz. Esses óleos ajudam a nutrir e proteger os fios, contribuindo para a saúde geral do cabelo.
Portanto, além de optar por lavagens menos frequentes, tente encaixar um dia de hidratação semanal, aplicando uma máscara nutritiva para garantir que seus cabelos se mantenham hidratados e com brilho.
Mantenha o cronograma capilar em dia
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que se divide em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Incorporar essa prática à sua rotina vai ajudar não só a manter a saúde dos fios, mas também a preservar a cor do tonalizante.
A hidratação é fundamental para repor a umidade, enquanto a nutrição ajuda a manter os lipídios. A reconstrução fortalece a estrutura do cabelo. Manter o cronograma em dia proporciona cabelos mais saudáveis e resistentes, permitindo que a cor se mantenha por mais tempo.
Na prática, isso significa que você pode, por exemplo, reservar um dia da semana para fazer uma hidratação. Manter o cronograma em dia proporciona cabelos mais saudáveis e resistentes, permitindo que a cor se mantenha por mais tempo.
Evite mar e piscina
Um mergulho no mar ou na piscina no calor é tudo, mas isso pode ser traiçoeiro para a durabilidade do tonalizante. O cloro das piscinas e a água salgada podem desbotar a cor, além de danificar os fios.
Se não for possível evitar essas situações, uma dica é molhar os cabelos com água potável antes de entrar na piscina ou mar. Isso ajuda a selar as cutículas e evitar a absorção de substâncias indesejadas. Após nadar, faça questão de enxaguar os cabelos o mais rápido possível com água natural. Isso ajudará a remover qualquer resíduo de cloro ou sal que possa estar preso nos fios.
Use sempre proteção térmica
Se você ama secar os cabelos com secador e usar chapinha ou babyliss, é imprescindível usar um protetor térmico. Esses produtos formam uma barreira nos fios, protegendo-os do calor e evitando que a cor do tonalizante desbote rapidamente.
Não se esqueça de aplicar o protetor térmico sempre que usar ferramentas que emitam calor. Além de ajudar a manter a cor, o uso de proteção térmica contribui para a saúde geral dos fios.
Existem várias opções de protetores térmicos no mercado, e alguns deles têm propriedades adicionais, como hidratação ou controle de frizz. Procure por produtos que atendam às suas necessidades específicas e não hesite em investir. Um bom protetor térmico pode fazer a diferença na aparência e durabilidade da sua cor.
Confira essas dicas: Tudo sobre protetor térmico e dicas para cabelos saudáveis e radiantes
Evite shampoos anti resíduos
Os shampoos anti resíduos são ótimos para limpar profundamente os fios, é verdade, mas o uso frequente deles pode fazer com que o tonalizante desbote mais rápido. Esses produtos são formulados para remover resíduos acumulados, o que pode acabar levando embora também os pigmentos do tonalizante.
Opte por shampoos suaves e específicos para cabelos tingidos, como o Shampoo 48h da Mutari. Eles ajudam a limpar sem retirar a cor e ainda mantêm a saúde dos fios.
Use produtos para cabelos tingidos
Investir em produtos específicos para cabelos tingidos é essencial para prolongar o efeito do tonalizante. Esses produtos são formulados para nutrir e manter a cor dos cabelos coloridos, ajudando a evitar o desbotamento.
Além de shampoos, considere usar condicionadores, máscaras e finalizadores que ofereçam proteção e cuidado aos fios. A linha de cuidados adequada pode fazer toda a diferença na durabilidade da cor.
Banho de brilho e tonalizante é a mesma coisa?
Muita gente se pergunta se banho de brilho e tonalizante são a mesma coisa. A resposta é não! Embora ambos possam proporcionar um efeito de cor, o banho de brilho é mais leve e serve para realçar a cor já existente, enquanto o tonalizante adiciona pigmentação, podendo mudar a cor dos fios.
O banho de brilho é uma excelente opção para quem quer dar um up na cor entre as aplicações de tonalizante. Essa técnica, além de revitalizar a cor, ainda traz brilho e maciez aos cabelos.
A partir de quantos anos pode usar o tonalizante capilar?
A questão da idade para usar tonalizante é um ponto importante a ser considerado. Em geral, não há uma idade específica, mas a maioria dos profissionais recomenda que adolescentes a partir dos 14 anos possam utilizar tonalizantes. É sempre bom consultar um cabeleireiro antes de tomar essa decisão.
Lembre-se de que os produtos devem ser escolhidos com atenção e sempre seguidos das recomendações para que a saúde dos fios não seja prejudicada.
Grávidas e lactantes podem usar tonalizante capilar?
Essa é uma dúvida comum e deve ser tratada com cuidado. Em geral, é indicado que grávidas e lactantes evitem o uso de tonalizantes e outros produtos químicos durante a gestação, especialmente no primeiro trimestre.
Os produtos podem conter substâncias que não são recomendadas nesse período. Sempre consulte um médico ou especialista para garantir a segurança da mãe e do bebê.
Existem também opções de tonalizantes mais naturais que podem ser consideradas, mas a consulta com um profissional é essencial.