Biossegurança na estética pós Covid-19

Você está visualizando atualmente Biossegurança na estética pós Covid-19

Enquanto não surge a vacina, a Covid-19 está longe de acabar. Ela ainda está presente na vida das pessoas e, por isso, todo cuidado continua sendo pouco.

Mas enquanto a cura da doença não chega, o mundo tenta voltar ao novo normal. A retomada das atividades acontece de forma cuidadosa. Serviços que exigem contato mais próximo com o cliente, como barbearia, salões de beleza, esmalteria, e clínicas de estética estão redobrando a atenção com a higiene e limpeza dos estabelecimentos.

Nunca se usou tanto álcool em gel, sabonete líquido e água sanitária. E no caminhar dessa nova realidade surge um termo que ainda não estamos muito familiarizados – a biossegurança.  Você sabe o que é isso?

O papel da biossegurança na área da estética

A biossegurança é um conjunto de normas criadas para estabelecer a segurança dos trabalhadores de hospitais e clínicas de saúde. Os procedimentos têm o objetivo de diminuir ou anular as chances de se contrair alguma doença, protegendo a saúde dos profissionais, mesmo com todos os riscos que os cercam.

As medidas abrangem inúmeras ações que envolvem agentes biológicos, uso de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual), EPC (Equipamento de Proteção Coletivo) transporte e descarte de lixo hospitalar e equipamentos.

Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade imediata de proteger os profissionais da saúde e estética, a biossegurança teve que atuar de forma rápida e efetiva, a fim de diminuir o risco de contágio.

Recomendações para salões e clínicas de estética

Antes de pensar em abrir os salões de beleza, o profissional precisa assegurar que está preparado para receber os clientes.  Afinal, muita coisa mudou. E as empresas precisam seguir as normas da biossegurança para resguardar funcionários, visitantes e clientes.

Equipamentos de proteção Individual – EPI

Os salões de beleza e estética devem garantir que todos os colaboradores utilizem jaleco, luvas descartáveis e máscaras. Essa última pode ser de tecido, desde que seja lavada com água, sabão e deixar de molho em água sanitária por 15 minutos.

Higienização do ambiente

A limpeza do ambiente de atendimento deve fazer parte de uma rotina criteriosa. Por isso, limpe várias vezes ao dia móveis e superfícies com álcool 70%. Não se esqueça de higienizar macas, mesas, cadeiras e todos os utensílios de apoio às mãos e pés, além de telefone, balcão, maçanetas e superfícies metálicas.

Esterilização do material de trabalho

Mantenha a esterilização, em autoclave, de extratores, alicates, pinças, tesouras e cortador de unha. As capas utilizadas em cortes de cabelo e tinturas devem ser, se possível, descartáveis. Se for de plástico precisa ser higienizada a cada uso. As macas devem ser esterilizadas e o forro da maca deve ser trocado a cada cliente.

As toalhas devem ser uma para cada cliente. E as lixas de unha devem ser descartáveis.

Remova tudo que possa juntar poeira

O momento é de cautela, por isso retire tudo aquilo que acumule poeira, como revistas, jornais, almofadas, puffs, tapetes e todo tipo de enfeites.

Deixe à disposição dos clientes e frequentadores clínica

Álcool 70%

Lenço de papel

Copos descartáveis

Lixeira com pedal

Touca descartável

Máscaras embaladas individualmente para vender

Cartazes com avisos importantes sobre as novas recomendações

A importância do álcool 70%

Higienizar as mãos virou quase que um mantra. Todo mundo carrega consigo um vidro de álcool em gel. E essa é uma das melhores maneiras de prevenir doenças, como a COVID-19. Sua utilização é imprescindível para a limpeza e assepsia das mãos, visto que é capaz de eliminar 99,9% de bactérias, vírus e fungos

As mãos é um dos principais transmissores de doenças, principalmente para os profissionais de estética que estão sempre em contato com clientes através de serviços de massagem, manicure, design de sobrancelha, entre outros.  Dessa forma, o álcool em gel é o aliado perfeito nesse momento de pandemia.

Pensando nisso, a Mutari criou o seu próprio álcool em gel. Composto por álcool, água, glicerina e outras substâncias que garantem higienização eficiente, sem agredir as mãos.

Em sua próxima compra com a gente, insira esse item no carrinho! É um cuidado para você, seus colaboradores e clientes.

Deixe um comentário