Se existe um mercado que nunca vai se desaquecer, mesmo durante crises econômicas, é o de beleza. Afinal, qualquer pessoa no mundo, mesmo com pouco dinheiro, quer se sentir melhor e confiante com sua aparência – e, nesse caso, o foco é investir em bons produtos, que tenham qualidade comprovada e, mais do que deixar as pessoas bonitas, realizem seus sonhos de autoestima.
Quem endossa essa realidade é o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que em seu site dá dicas para quem quer começar carreira na área: as maiores tendências do mercado de beleza capilar para os próximos anos são, segundo o órgão, a saúde dos cabelos (fios mais bonitos a longo prazo, e não só para uma festa), a coloração e os cabelos cacheados, que estão com tudo e não estão prosa.
É por essas e outras que, se você gosta de assuntos relacionados à beleza, tem facilidade em expressar suas ideias e quer firmar uma sólida carreira como consultor(a) de tendências e realizador(a) de sonhos, empreender dentro desse mercado pode ser a melhor escolha da sua vida profissional.
Como montar um negócio do ramo de beleza
A demanda mostra que a beleza é um produto rentável, mas é preciso se organizar antes de empreender no mercado de beleza para não enfiar os pés pelas mãos. O primeiro passo é entender quais são suas possibilidades atuais para perseguir seus objetivos de carreira.
Por exemplo: se o sonho da sua vida é abrir um salão de beleza, a projeção do Sebrae para esse investimento é de aproximadamente 80 mil reais iniciais. Se você não tiver essa grana em mãos para usar agora, nada de desespero: você pode adquirir experiência, conhecimento técnico e conhecer potenciais clientes e parceiros em outras frentes de atuação no ramo de beleza.
Uma forma interessante de fazer isso é se tornando um distribuidor comercial de produtos, atividade que te ajuda a se atualizar nas tendências técnicas do mercado de beleza, estudar a demanda por determinados tipos de produtos e, ainda, conhecer pessoas que já têm participação de mercado nessa área, como os donos de salões de beleza.
Nesse caso, é muito importante escolher representar uma marca de qualidade, acima de qualquer outra coisa. Afinal, uma marca não tão boa que dê ao distribuidor mais margem de lucro em cima de sua venda pode até soar interessante no curto prazo, mas no longo pode ser bem difícil fidelizar clientes ou conseguir novos.
Ser distribuidor é uma forma ótima de começar sua carreira de empreendedor(a) no ramo de beleza porque te ajuda a cumprir os seguintes requisitos dessa área:
1. Entender dos bastidores de um produto, ou seja, do que ele realmente é capaz de fazer para atender às expectativas dos clientes;
2. Perceber a formação de nichos de mercado, especialmente se você quiser ter um negócio focado a um público específico, como tratamento exclusivo de cabelos cacheados, afro ou tingidos;
3. Construir uma boa rede de contatos, o famoso “networking”, pois ao distribuir você vai ter a chance de conhecer donos, administradores, funcionários e clientes de salões de beleza – e ainda tem a chance de participar de eventos da marca que você distribui;
4. Ter uma noção geral de preços praticados pelo mercado e de possíveis margens de lucro em cima da venda de produtos ou tratamentos, o que é imprescindível para quem quer ter uma grande empresa no setor.
Resumindo, ser distribuidor comercial de uma marca de beleza é o primeiro passo empreendedor rumo à construção dos seus sonhos, pessoais ou profissionais. Essa atividade pode te dar muita experiência na área e, se você se organizar direitinho, pode juntar um bom dinheiro para reinvestir na profissão, seja aumentando seu portfólio de clientes ou se tornando dono de um salão ou (por que não?) marca de beleza.
Quer começar esse caminho de sucesso desde já? Fale com a gente (Seja um Distribuidor Mutari) e descubra como se tornar um distribuidor Mutari. Nossa marca te garante clientes fiéis, pela qualidade dos produtos, e muitos atrativos para que você consiga entrar no mercado de beleza com o pé direito – e tire dele a sua principal fonte de renda por muito, muito tempo.