Calvície feminina: aprenda a prevenir o problema

Você está visualizando atualmente Calvície feminina: aprenda a prevenir o problema

A calvície não é um problema que atinge somente aos homens. Estima-se que quase 50% das mulheres após os 50 anos sofrem de calvície feminina e sofrem com essa manifestação fisiológica da perda de cabelos.

Apesar de ser um problema genético, é possível tratar e prevenir a calvície, principalmente se você já sabe que possui tendência para a questão. 

A alopecia androgênica, ou calvície feminina, acontece pela presença em excesso da enzima 5-alfa-redutase, que atua sobre a testosterona, causada por desequilíbrios hormonais. O resultado deste desequilíbrio são fios menores e mais finos, que se enfraquecem até cair. 

O problema se manifesta de maneira diferente em homens e mulheres. A calvície masculina se inicia com a formação de entradas, no topo da cabeça e preservando a nuca. 

Já nas mulheres, a perda de cabelo, que pode afetar as mulheres em diferentes intensidades e causar danos à autoestima, manifesta-se por rarefação na parte superior da cabeça.

O que causa calvície feminina?

Saber as causas do problema é o primeiro passo para preveni-lo. Nas mulheres, a perda de cabelo é causada, na maioria dos casos, por predisposição genética, mas alguns fatores podem estimular a calvície.

Desequilíbrios hormonais, alterações na glândula tireóide, ovários e hipófise podem contribuir para o problema. Gravidez e menopausa também podem contribuir para a manifestação e intensificação dos problemas.  

Outro fator que pode levar à calvície feminina é a insuficiência de ferro, já que as células dos bulbos capilares são sensíveis à baixas concentrações de ferro no organismo. Nesse caso, o nome do problema é eflúvio telógeno e os sintomas são menos intensos e mais inconstantes do que na calvície genética. Deficiências de vitaminas e minerais, em geral, também são fatores de risco para queda de cabelos e calvície. 

Os cabelos também podem cair por agressões locais, como uso de químicas e fontes de calor ou infecções no couro cabeludo. 

Como tratar a calvície feminina?

Existem muitas maneiras de combater a calvície. Medicamentos orais, laser, infiltração de medicação no couro cabeludo e medicamentos tópicos podem ser usados, com o objetivo de fortalecer o bulbo capilar, diminuir a queda dos cabelos e estimular o crescimento de novos fios.

Existem vários procedimentos modernos que auxiliam no tratamento da alopecia em geral, procure um médico dermatologista e faça tratamentos tópicos com tricologista capilar, a associação do tratamento com cosméticos auxilia na recuperação dos fios.

Como prevenir o problema?

Não espere a calvície acontecer para se prevenir. Existem diversas formas de evitar a queda de cabelo e a calvície. Coloque as dicas em prática!

#1. Se alimente de maneira balanceada

A primeira dica é buscar uma alimentação balanceada , já que os cabelos utilizam os nutrientes absorvidos para se manterem saudáveis. Reforce o consumo de proteínas, cálcio e vitaminas, principalmente a A, B, C e D.

Não se esqueça também da ingestão de ferro, biotina e magnésio, elementos essenciais para o crescimento dos cabelos. 

#2. Evite dormir com os cabelos molhados

Dormir com os cabelos molhados pode facilitar a proliferação de bactérias e fungos no couro cabeludo, o que pode causar queda capilar.

#3. Faça gerenciamento do estresse

O estresse não é, em si, um causador de calvície, mas pode agravar a queda de cabelos. Por isso, utilize estratégias para manejar o estresse, como prática de exercícios físicos regularmente e ter uma rotina de sono restauradora. 

#4. Utilize produtos específicos para esse fim

Alguns produtos podem ajudar a prevenir a calvície. O ideal é buscar cosméticos que sejam restauradores e fortalecedores dos fios, reconstruindo a fibra capilar e mantendo os cabelos saudáveis.

Se você ainda não conhece a Linha Suplemento Power Hair da Mutari, experimente agora. Desenvolvidos com a tecnologia Suplemento Power Hair +, os produtos têm alto poder de reestruturação dos fios e devolvem os nutrientes perdidos no dia a dia ou em processos químicos. 

A linha, composta por Suplemento Capilar, Isotônico Fortificante 10 x 1 – Shampoo Hair & Body, Esfoliante Micelar Gel – Hair & Body, Shampoo Suplemento e Super Tonic Power Hair, também ajuda a repor massa. 

Quando a mulher sofre de queda ou calvície, é comum que os fios fiquem ralos e finos, e repor a massa dos cabelos é muito importante. Por isso, experimente a Linha Suplemento Power Hair da Mutari, que te ajudará a repor massa capilar e incentivar o crescimento capilar. 

Deixe um comentário