Luzes no Cabelo: Aplicações de técnicas, produtos ideias e dicas

No momento, você está visualizando Luzes no Cabelo: Aplicações de técnicas, produtos ideias e dicas
Foto: Pinterest

Ter cabelos com luzes é o sonho de muita gente. Para quem não quer colorir todo o cabelo com uma única cor, a opção são as luzes, técnica que clareia algumas mechas de modo a dar um contraste no visual.

Contudo, o processo químico das luzes pode gerar consequências como ressecamento, porosidade, quebra e desbotamento da cor com o decorrer do tempo se não houver um cuidado com os cabelos no dia a dia. 

Isso ocorre porque, durante o processo, o profissional utiliza uma mistura de pó descolorante e creme oxidante ativador (água oxigenada) que retira a pigmentação dos fios. Mas, se você deseja realizar essa mudança e ainda sim garantir um cabelo saudável e radiante, continue lendo este post para dicas incríveis! 

Duas químicas juntas, pode ou não pode?

Uma das grandes dúvidas de clientes que vão realizar procedimentos em salões de beleza é saber se luzes e progressivas dão match. Essa preocupação é real e faz muito sentido, já que estamos falando de químicas que podem, sim, agredir os fios.

Geralmente, utilizar essas duas combinações não é algo muito recomendado. Contudo, cada caso é um caso, e somente um bom profissional pode avaliar a possibilidade de aplicar luzes e progressiva sem causar danos à estrutura capilar.

A primeira coisa a ser feita é o teste da mecha. O profissional vai selecionar uma quantidade do produto a ser utilizado e aplicar em áreas do cabelo, sendo uma mecha da parte frontal e outra da parte posterior e nuca. O objetivo é verificar a resistência do fio nas suas diferentes texturas e regiões da cabeça, seja procedimento de transformação da cor ou da forma.

Se tudo ocorrer bem, o próximo passo é ter a avaliação do seu profissional, para saber se é indicado ou não fazer as duas químicas. Afinal, somente um cabeleireiro pode identificar o real estado dos fios, e assegurar o melhor momento para realizar os procedimentos químicos.

Prepare o cabelo para a química

Para evitar transtornos e resultados que impactem seu visual e sua autoestima, o ideal é utilizar produtos que ajudam no tratamento dos fios. 

A Mutari tem duas linhas de reconstrução perfeitas para os cuidados em casa e que vão facilitar a sua rotina capilar: a Shock Plus e a Relax SOS Q10.Agora, se você é profissional e quer ter os melhores produtos de reconstrução em seu salão, a linha Repair Therapy de Mutari Pro é perfeita para você. Afinal, essa linha repara as partes deterioradas, equilibra o pH e renova a camada lipídica dos fios, promovendo resultados maravilhosos aos seus clientes!

Para saber mais, entre em nossa loja virtual e veja como amenizar os processos químicos nos cabelos loiros com as linhas de tratamento da Mutari!

Cuidados Essenciais para Cabelos com Luzes

Assim como todos os fios que passam por procedimentos químicos, os cabelos com luzes carecem de cuidados específicos e fundamentais para a manutenção da saúde capilar. Então, se quer ter cabelos com luzes saudáveis, veja alguns cuidados que não podem ficar de fora da sua rotina! 

Uso de Produtos Específicos para Cabelos Coloridos

Os produtos utilizados nos fios fazem toda a diferença para o aspecto capilar. E os itens específicos para cabelos coloridos possuem uma composição própria para dar aos fios os nutrientes e os tratamentos que necessitam. 

Dessa forma, o uso de produtos específicos para cabelos com luzes é crucial para ter um resultado satisfatório. Se quer contar com os melhores itens do mercado, o catálogo da Mutari para cabelos coloridos é a opção ideal. Basta escolher os produtos que mais atendem às demandas dos seus fios!

Se você é um profissional cabeleireiro e quer oferecer um tratamento de alta qualidade para os seus clientes, também indicamos a linha Color Therapy de Mutari Pro, que protege a cor dos fios contra a oxidação natural e evita o desbotamento. 

Mantenha em dia o cronograma capilar 

O cronograma capilar é um dos tratamentos mais importantes para os cabelos com luzes. Ele consegue fornecer aos fios a hidratação, a nutrição e a massa essenciais para a saúde capilar, aumentando a vitalidade, o brilho e todos os atributos positivos do cabelo! 

Assim, invista em um bom cronograma capilar de qualidade, como os cronogramas da Mutari, e desfrute de todos os seus benefícios! 

Proteção contra Danos Térmicos e Ambientais

As ferramentas de calor, como a chapinha e o secador, e os raios solares são bastante prejudiciais aos cabelos com luzes. Por isso, para não ter que enfrentar as consequências negativas desses aspectos, use protetores térmicos capazes de blindar os fios dos danos térmicos e ambientais! 

Usar óleos e blends

Os óleos e os blends são produtos capilares que conseguem nutrir, estimular o crescimento, alinhar os fios, dar brilho e aumentar a vitalidade dos cabelos com luzes. Desse modo, use e abuse deles, pois os seus benefícios são enormes! 

Como Manter a Cor e o Brilho das Luzes por Mais Tempo

Depois de finalizar o procedimento das luzes, o cabelo fica maravilhoso e com um resultado impecável, não é mesmo? E é claro que o desejo de todo mundo é prolongar esse efeito, para manter a cor e o brilho das luzes. 

Felizmente, com alguns cuidados, isso é possível! Confira como: 

Usar bons finalizadores

Os finalizadores são recursos incríveis para os cabelos com luzes. Eles conseguem deixar os fios mais alinhados, aumentar a vitalidade, o brilho e a vivacidade da cor, e proporcionar um aspecto macio ao cabelo. Por isso, se quer manter as luzes maravilhosas, não pode deixar de usar bons finalizadores capilares! 

Lavagem correta

A lavagem é uma etapa crucial para a rotina de cuidados capilares, uma vez que ela realiza a limpeza necessária aos fios, deixando-os limpos, leves e com maior movimento. Mas, para que os efeitos dessa fase do haircare sejam aproveitados de fato, ela deve ser executada corretamente. 

Então, use produtos de alta qualidade, massageie o couro cabeludo com cuidado e eficiência e promova uma verdadeira limpeza profunda. Além disso, lembre-se de não esfregar o comprimento dos fios com shampoo, nem esfregá-lo na toalha, para não danificá-lo e causar atritos desnecessários. Assim, os seus fios ficarão mais saudáveis e bonitos! 

Evitar Exposição Excessiva ao Sol

Os raios solares podem parecer inofensivos aos cabelos, mas, na realidade, podem ser grandes inimigos da saúde capilar. A exposição excessiva ao Sol provoca a quebra e o ressecamento dos fios, além do desbotamento da cor, o que é péssimo para os cabelos com luzes. 

Dessa maneira, evite a alta exposição solar e lembre-se de utilizar protetor térmico sempre que o seu cabelo for ficar exposto ao Sol, para protegê-lo dos impactos causados por esse Astro! 

Manutenção regular com o profissional

cabelos com luzes em morenas

Para manter a cor e o brilho, as luzes precisam ser regularmente renovadas e passar por toda a manutenção necessária. Por essa razão, você deve agendar retornos ao profissional cabeleireiro, para que ele possa realizar os reparos e os tratamentos essenciais para o bom resultado dos fios.

Também priorize salões de beleza que utilizem linhas de altíssima qualidade, como a Color Therapy de Mutari Pro, que evita o desbotamento rápido e protege a cor contra a oxidação natural! 

Principais tendência de cabelos com luzes 2024

Há alguns anos, as luzes estão em evidência no mundo da beleza, e é claro que elas não ficariam de fora da moda de 2024. Para esse ano, algumas cores são grandes apostas para as luzes. Confira quais são elas, escolha a sua preferida e arrase! 

Luzes na cor vermelho cereja

cabelos com luzes platinadas
Foto: Pinterest

Muito se engana quem pensa que os cabelos com luzes só são tingidos com tonalidades loiras e mais claras. O vermelho é sim uma possibilidade, principalmente para as mulheres que gostam de ousar nas mudanças de visual e de apostar em cores impactantes e vibrantes.

Mas, para esse ano, não é qualquer tom de vermelho que está em destaque. Um deles roubou toda a cena para si e promete ser bastante visto em roupas, acessórios, objetos decorativos e, claro, cabelos!

Ele é o vermelho cereja, também conhecido como cherry red, uma tonalidade vibrante e com muita personalidade. Se você curte representar poder e ousadia e deixar a sua marca por onde passa, mas sem perder a elegância, essa cor é a perfeita para as suas luzes!

Para chegar nesse tom utilize a coloração 6.66 da Mutari e para manter o vermelho cereja vibrante, você pode contar com a Máscara Tonalizante Red – Color Mask da linha KeraFashion da Mutari. Os seus fios te agradecerão por esse cuidado! 

Tons de marrom

luzes no cabelo masculino
Foto: Pinterest

Outros tons que estão super em alta em 2024, principalmente no outono e no inverno, são os amarronzados. Eles são extremamente elegantes e clássicos, sendo ótimas opções para quem quer ter cabelos com luzes, mas sem passar por uma mudança muito brusca. 

Os tons de marrom realçam a iluminação dos fios de maneira sutil e discreta, trazendo uma transformação repleta de elegância e delicadeza! Uma indicação maravilhosa são as colorações 8.73 e a 7.77 da Mutari, você vai arrasar! 

Loiros mais naturais

cabelos com luzes mel

Quando se fala em cabelos com luzes, os loiros nunca ficam de fora do assunto. Eles são as tonalidades mais tradicionais para essa técnica e são bastante versáteis, indo dos naturais aos marcantes.  

Para esse ano, os tons mais naturais tendem a predominar, possibilitando um visual mais leve e igualmente poderoso! E a indicação para chegar nesse tom é a coloração 7.3 que, sem dúvidas, irá trazer o resultado esperado!

Conheça as técnicas de aplicação de luzes 

As luzes podem ser aplicadas de diversas maneiras nos cabelos, a depender do resultado que cada pessoa deseja alcançar. Então, se quer fazer luzes em seus fios, veja quais são as técnicas disponíveis e analise qual é a ideal para o seu cabelo! 

Luzes tradicionais 

As luzes tradicionais são a principal técnica para a realização desse procedimento. Elas consistem na iluminação ou no clareamento do cabelo com mechas finas, que se misturam à tonalidade natural dos fios e promovem um resultado super suave, discreto e delicado. 

Se você deseja ter um efeito que renove o visual e, ao mesmo tempo, não gere uma mudança muito brusca, as luzes tradicionais são a escolha perfeita! 

Luzes californianas 

As luzes californianas são uma técnica bastante interessante para os cabelos. Levando um nome que se refere à Califórnia, essas luzes foram inspiradas nos fios dos surfistas californianos, que ficavam com as pontas mais loiras devido à alta exposição ao Sol e à água do mar. 

Elas oferecem ao cabelo uma tonalidade de loiro “queimado”, dando um aspecto bem praiano aos fios! Esse método costuma ser feito com o tingimento apenas das pontas, mas também pode começar pelo comprimento, com um degradê. As luzes podem ser mais naturais ou mais marcadas, ficando a critério de cada um. 

Luzes em Morenas 

Por terem cabelos mais escuros, as pessoas morenas geralmente precisam passar por uma descoloração antes de realizar as luzes. Depois de descolorir, o procedimento pode ser feito com as demais técnicas, bastando que cada um escolha aquela que mais lhe agrada.  

Para ter uma descoloração de qualidade, que não danifique os seus fios e permita, assim, um resultado mais satisfatório das luzes, a melhor opção é utilizar os produtos da Mutari próprios para esse procedimento. Confira nosso catálogo e adquira o seu kit! 

Mitos sobre as luzes que você já pode ter escutado

As luzes carregam consigo uma série de afirmações que nem sempre são verdadeiras. E, antes de realizar esse procedimento em seu cabelo, é importante estar ciente dos mitos relacionados a ele. Veja, portanto, quais são os principais:

Luzes combinam somente com um tom de pele

Em uma primeira análise, as luzes podem até dar a sensação de que combinam apenas com um tom de pele, mas isso definitivamente não é uma verdade. As luzes se adequam aos mais variados tipos de pele, das mais claras às mais escuras.  

Então, se você está preocupado e acha que esse procedimento pode ficar ruim em sua pele, a recomendação é buscar por referências (fashionistas, influencers e celebridades) que tenham um tom parecido com o seu. Assim, você consegue saber como as luzes ficarão em seus fios!

Luzes sempre quebram os fios 

Uma informação que sempre é associada ao procedimento em questão é a de que ele provoca a quebra dos fios. Porém, nem sempre isso acontece. Tudo depende da técnica utilizada, da qualificação do profissional e dos cuidados antes, durante e após a execução. 

Desse modo, para que não ocorra a quebra do seu cabelo, você precisa utilizar produtos de qualidade, como os da Mutari, contar com o serviço de um profissional altamente capacitado e manter um haircare bastante criterioso!

Cabelos cacheados não combinam com luzes

Cabelo com luzes loiras

Os cabelos cacheados foram (e, em alguns momentos, ainda são), por muito tempo, vistos com um olhar preconceituoso pela sociedade. Justamente por isso, esse tipo de afirmação se disseminou, mas não é, de forma alguma, verdadeira. 

Os cabelos ondulados, cacheados e crespos também ficam lindos com luzes. Mas, lembre-se de que, por já terem uma maior tendência ao ressecamento, é crucial que você mantenha uma boa rotina de cuidados. Assim, os seus fios ficarão maravilhosos, saudáveis, hidratados e sedosos!

As luzes são difíceis de cuidar

Por serem um procedimento químico, é comum que as pessoas acreditem que as luzes são difíceis de cuidar. Porém, nem sempre isso acontece. Assim como todos os outros cabelos, aqueles que possuem esse efeito necessitam de cuidados específicos e regulares. 

Mas, se você contar com produtos de alta qualidade e manter uma rotina de haircare diária, não terá nenhum problema em ter fios iluminados, lindos e bem cuidados!

Saiba quanto tempo dura as luzes nos cabelos

A duração das luzes nos cabelos varia bastante, a depender da técnica e da tonalidade utilizadas e das características dos fios. No geral, elas podem ficar no cabelo por um tempo de dois a seis meses, mas, cada caso é um caso, não é mesmo?

Tempo de retoque

O tempo de retoque das luzes também não é exato. Antes de pensar em retocar os fios, é importante analisar se eles estão em condições de passarem por outro procedimento químico, afinal, esse tipo de processo pode danificar a saúde do cabelo. 

Então, é necessário verificar previamente se a estrutura dos fios está saudável e pronta para o retoque. Como mencionado anteriormente, o tempo de retoque é bastante variável, podendo ser de dois a seis meses, de acordo com as características de cada situação. 

Não se esqueça de contar com o auxílio de um profissional capacitado para esse processo, afinal, ele saberá exatamente como proceder e cuidará do seu cabelo com excelência! 

Diferentes tipos de cabelos e cuidados com as luzes

Cuidar bem do cabelo após fazer luzes no cabelo é fundamental para que o resultado dure mais e os fios continuem saudáveis. O primeiro ponto a se levar em consideração é o tipo de cabelo que você tem. Cada cabelo tem suas particularidades, e entender essas características é o segredo para garantir que o procedimento de luzes fique perfeito e seu cabelo mantenha sua vitalidade.

Se o seu cabelo é liso, as luzes no cabelo tendem a se destacar de maneira bastante evidente. Como os fios são mais alinhados, qualquer alteração na textura ou no brilho será facilmente notada. 

Por isso, além de escolher um bom profissional para o procedimento, é fundamental manter uma rotina de hidratação frequente, utilizando produtos que protejam a cor e evitem o ressecamento. Usar um bom leave-in com proteção UV e térmica também ajuda a prolongar o brilho e a maciez dos fios.

Já quem tem cabelo cacheado ou crespo precisa de uma atenção ainda maior. Por serem naturalmente mais secos, os cabelos cacheados e crespos sofrem mais com a descoloração, o que pode causar danos mais graves se não forem bem cuidados. 

A estrutura espiralada desses fios dificulta a distribuição da oleosidade natural até as pontas, o que faz com que a hidratação seja uma necessidade constante. Fazer luzes no cabelo cacheado ou crespo é perfeitamente possível e pode ficar maravilhoso, mas é imprescindível incluir na rotina produtos específicos que ajudem a manter a hidratação e a definição dos cachos.

Por isso, logo após fazer as luzes, uma das melhores práticas é iniciar um cronograma capilar que inclua tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação vai repor a água perdida durante o processo químico, a nutrição devolverá os óleos naturais e a reconstrução vai fortalecer a estrutura dos fios, reparando eventuais danos.

Você vai gostar de ler: Tipos de cabelo brasileiro, liso, ondulado, cacheado ou crespo: descubra qual é o seu!

Luzes no cabelo preto

Luzes no cabelo curto

Se você tem cabelo preto e deseja iluminar seus fios, saiba que o processo de descoloração pode ser um pouco mais desafiador. Isso porque o pigmento do cabelo preto é mais resistente e, geralmente, exige um tempo maior de descoloração. Além disso, o contraste entre as luzes e a cor original dos fios pode ser mais marcante. Por isso, é essencial que o processo seja feito por um profissional qualificado para evitar que o cabelo fique manchado ou danificado.

Depois de fazer as luzes no cabelo preto, é importante investir em produtos que mantenham a cor e evitam o desbotamento, como shampoos e máscaras matizantes, que ajudam a neutralizar tons amarelados ou alaranjados que podem surgir com o tempo. E claro, não abra mão de hidratações regulares para manter o cabelo sempre macio e brilhante.

Luzes no cabelo crespo e cacheado

Fazer luzes no cabelo crespo ou cacheado exige cuidados extras, tanto durante o processo quanto na manutenção. A estrutura do cabelo crespo é mais frágil e tende a ressecar com mais facilidade, especialmente após procedimentos químicos como a descoloração. Além disso, o formato dos cachos pode ser alterado se o cabelo não receber o tratamento adequado antes e depois das luzes.

Um dos maiores segredos para manter a saúde dos fios crespos ou cacheados após as luzes é apostar em um cronograma capilar que combine hidratação, nutrição e reconstrução. Dessa forma, você vai repor a água, os óleos naturais e as proteínas que os fios precisam para continuar definidos, macios e fortes.

Luzes no cabelo masculino

Sim, luzes no cabelo masculino também são uma tendência cada vez mais forte! Homens que querem inovar no visual e dar uma iluminada nos fios podem apostar nesse procedimento sem medo. As luzes no cabelo masculino, em geral, são feitas de maneira mais sutil, para não alterar drasticamente o visual, mas sim dar um toque de estilo e modernidade.

Assim como nos cabelos femininos, os cuidados após as luzes são importantes. Usar um bom shampoo e condicionador para cabelos tingidos, além de evitar lavagens muito frequentes, ajuda a manter a cor por mais tempo. E se você usa muito secador ou chapinha, lembre-se de aplicar um protetor térmico antes, para evitar que o calor danifique os fios.

Leia mais: Você Vai ficar Incrível com Luzes no cabelo: Escolha do Tom ideal e saiba Como Cuidar

Erros comuns na hora de fazer as luzes

Agora que já falamos sobre os diferentes tipos de cabelo e como as luzes podem ser feitas em cada um deles, é importante destacar alguns erros que muitas pessoas cometem na hora de fazer esse procedimento.

Fazer a aplicação em casa com produtos de baixa qualidade

Um dos erros mais comuns é tentar fazer luzes em casa usando produtos de qualidade duvidosa ou sem ter conhecimento sobre a técnica. A descoloração exige um conhecimento específico e, se feita de forma incorreta, pode resultar em manchas, quebras e danos severos aos fios. Se você quer fazer luzes no cabelo, o ideal é procurar um profissional capacitado. 

Importância de encontrar o profissional certo

Falando em profissional, esse é outro ponto de atenção. Não basta escolher qualquer cabeleireiro. Procure alguém que tenha experiência com luzes e que saiba trabalhar com o seu tipo de cabelo. Um bom profissional vai avaliar a saúde dos seus fios, indicar o melhor tratamento e garantir que o resultado final seja exatamente como você deseja, sem comprometer a saúde do seu cabelo. 

Lavar com shampoo anti-resíduo antes do procedimento

Muitas pessoas acreditam que usar shampoo anti-resíduo antes de fazer luzes vai “preparar” o cabelo para a química. No entanto, esse tipo de produto remove a camada protetora dos fios, o que pode torná-los ainda mais vulneráveis durante a descoloração. O ideal é lavar o cabelo com um shampoo suave e deixar que o profissional cuide da preparação dos fios.

Passar óleos ou outros produtos para “proteger o cabelo”

Óleos e cremes podem criar uma barreira que impede a descoloração de acontecer de maneira uniforme. Se você tem o hábito de usar óleos no cabelo, converse com seu cabeleireiro sobre a melhor forma de preparar os fios antes do procedimento.

Não ter uma ordem de processos e etapas

O procedimento de luzes envolve várias etapas, como descoloração, aplicação de tonalizante e tratamentos pós-química. Pular alguma dessas etapas ou fazê-las fora de ordem pode comprometer o resultado final. Novamente, é importante confiar em um profissional para garantir que tudo seja feito corretamente.

Deixe um comentário