Alimentação x saúde dos cabelos

Alimentação x saúde dos cabelos

Para muitas mulheres, especialmente as brasileiras, os cabelos são símbolo de feminilidade, autoestima e bem estar. Por essas razões, elas costumam ter um cuidado especial com os fios.

É por isso o público feminino frequenta sempre os salões de beleza em busca de hidratação, tintura, um novo corte ou de uma recente tecnologia que melhora a aparência dos fios.

Então, quando as madeixas estão porosas, sem brilho, ressecadas e com queda, logo procuramos uma linha de tratamento mais específica para o problema. Muitas vezes, também, vamos a um especialista para um diagnóstico e tratamento adequado.

Acontece que o cuidado com os fios vai além de escolher bons produtos: ele também está intimamente ligado à alimentação.

Sabe aquela história do “você é o que você come”? Pois então. Os seus cabelos também refletem a sua boa ou má alimentação…

Por mais que você invista suas economias em produtos de boa qualidade, os seus efeitos não serão tão eficazes se você mantém uma dieta pobre em vitaminas e minerais indispensáveis aos fios.

Para crescerem fortes e saudáveis, os cabelos necessitam de nutrientes, como vitaminas, proteínas e sais minerais. É por isso que dietas desequilibradas acabam interferindo na qualidade e aspecto dos cabelos, deixando-os fracos, opacos e ocasionando queda capilar acentuada.

Alimentos que são #amigosdoscabelos

Vários alimentos auxiliam na manutenção da saúde dos fios, proporcionando madeixas fortes, bonitas e saudáveis.

Para fazer escolhas acertadas, é importante entender a estrutura do cabelo. Por exemplo, cerca de 80% do cabelo é formada por queratina, proteína responsável pelo fortalecimento dos fios. Para que ela não falte é recomendado inserir nas refeições carnes magras, leite, ovos e cereais.

Cereais integrais como arroz, quinoa, aveia, cevada e amaranto também são ótimas opções para ter cabelos bonitos, já que são fontes de zinco, nutriente que ajuda no crescimento e controle da oleosidade das madeixas.

Se o cabelo costuma cair com frequência e está muito fraco, talvez esteja faltando vitamina C (frutas cítricas), vitaminas do complexo B (vegetais verdes, peixes, castanha e abacate), vitamina B12 (ovos, frango, queijo desnatado, salmão e iogurte sem gordura) e vitamina A (cenoura, leite de vaca integral, batata doce e atum).

Gordura insaturada, como o azeite de oliva, é uma poderosa arma no controle das glândulas sebáceas, lubrificando os fios e os deixando mais brilhosos e com aparência sedosa.

Hidratação de dentro para fora

O uso de cremes e máscaras capilares é um importante complemento para o tratamento dos fios. No entanto, os cosméticos, sozinhos, não vão fazer milagres – principalmente se a pessoa que os utiliza tiver carência de algum nutriente.

Sendo assim, é indispensável prestar mais atenção no que se ingere para que os resultados dos produtos sejam reais e duradouros.

A água, por exemplo, é o melhor hidratante que seu corpo pode ter, agindo de dentro para fora. O seus benefícios podem ser vistos no aspecto da pele, cabelo e unhas.

Isso ocorre porque a água mantém o corpo livre de toxinas, processando nutrientes e minerais que são necessários para a saúde.

Repare que, quando você consome pouca água no dia a dia, a sua pele começa a ficar seca, podendo até descamar. Essa condição chega ao couro cabeludo, causando coceira e irritação, o que deixa o cabelo mais vulnerável à caspa.

Como a raiz está pouco hidratada, o fio já cresce em uma área debilitada e pouco saudável, desenvolvendo madeixas fracas e quebradiças. Por isso, a solução é beber no mínimo dois litros de água por dia.

De modo geral, a alimentação tem tudo a ver com a saúde dos cabelos. Então, antes de afirmar que o produto X não funcionou bem pra você, dê uma olhadinha no que está no prato. Sempre que possível, incorpore em sua dieta legumes, frutas, verduras e oleaginosas.

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de procurar um médico para orientação e acompanhamento.

E, quando a alimentação estiver em dia, já sabe: o poder dos cosméticos fica a cargo da Mutari. Entre em nossa loja online para conferir as linhas de tratamento capilar que vão deixar seus cabelos ainda mais lindos.

Deixe uma resposta