Entenda neste guia da escova progressiva como o procedimento age nos cabelos, quais são os tipos existentes, em quais cabelos pode ser feito, outras restrições possíveis, assim como a durabilidade nos fios, dicas para um bom resultado e os melhores produtos do mercado.
A escova progressiva é um procedimento capilar usado para alisar os cabelos de forma progressiva. Ela foi desenvolvida para diminuir o volume, reduzir o frizz e deixar os fios mais lisos e disciplinados.
O processo envolve a aplicação de uma fórmula química nos cabelos que altera progressivamente a estrutura dos fios.
Por esse motivo, ela é feita por um profissional, já que necessita de cuidados específicos para evitar danos aos cabelos e ao couro cabeludo. Confira mais nesse post!
Conheça alguns benefícios da Progressiva
Quando se fala em progressiva, na grande maioria das vezes, o destaque é dado aos impactos negativos para os fios desse procedimento. Por isso, acabamos nos esquecendo que a progressiva não é esse “bicho de sete cabeças” que tanto dizem, não é mesmo?
Ela também oferece uma série de benefícios ao cabelo, deixando-o ainda mais radiante, e é preciso falar sobre essas vantagens, para que você analise os prós e os contras e avalie se esse procedimento é o mais ideal para os seus fios.
Então, confira quais são os principais benefícios da progressiva!
Praticidade no dia a dia
Uma das maiores motivações que levam as pessoas a fazerem a progressiva é a sua alta praticidade para o cotidiano. Isso porque essa técnica mantém os fios alinhados sem grandes esforços, o que possibilita que você arrume o cabelo em poucos minutos, com tranquilidade e sem estresse!
Cabelos mais Lisos e Alinhados
Todas as curvaturas capilares possuem o seu charme próprio, e isso também se aplica aos lisos. A progressiva é capaz de realçar essa beleza dos cabelos lisos, deixando-os bastante alinhados e com um aspecto de vitalidade incrível.
Assim, com a progressiva, os seus fios mantêm o seu visual impecável por mais tempo, permitindo que você esteja pronta para arrasar a qualquer momento!
Redução do Volume e do Frizz
Se tem uma coisa que ninguém gosta de ter é o bendito frizz. Ele deixa o cabelo com um aspecto desarrumado e desalinhado, causando estresse e redução da autoestima. Mas, felizmente, com a progressiva essa característica consegue ser amenizada, e os fios ficam mais bonitos e alinhados.
Além disso, o excesso de volume é um aspecto que divide opiniões, sendo amado por uns e odiado por outros. Se você é do time das pessoas que não se dão bem com o volume do cabelo, a progressiva também consegue resolver isso. Ela faz com que os fios fiquem bem lisos e “escorridos”, reduzindo bastante o aspecto volumoso!
Facilidade na Hora de Pentear
A hora de pentear o cabelo pode ser bastante caótica para os fios que formam nós e se embaraçam facilmente. Mas, se você passa por esse problema e acaba gastando um tempão para desembaraçar o cabelo e deixá-lo bem penteado, vai gostar de saber que um dos benefícios da progressiva é justamente facilitar esse processo!
Como os fios com progressiva ficam mais lisos e alinhados, é muito mais tranquilo penteá-los. Assim, você economiza tempo e ainda fica com o cabelo impecável!
O procedimento é indicado para qualquer tipo de cabelo?
Por trabalhar o processo de alisamento dos fios, a escova progressiva é indicada para cabelos com frizz, ondulados, cacheados e crespos, volumosos e indisciplinados.
Porém, a escova progressiva não é recomendada para crianças, gestantes e lactantes.
Um tipo de cabelo que também encontra mais restrições em termos de combinação de químicas são os que passaram por descoloração.
Isso porque esse procedimento afeta a fibra capilar e nem todos os fios descoloridos estão com saúde e resistência para receberem outro procedimento químico.
A solução, porém, existe. A Blond Vegan da Mutari, conta com produtos voltados para loiras.
Através do Intra Power Blond, a linha foi criada para realizar a matização e o alinhamento específico para cabelos loiros.
Além de contar com Shampoo e Máscara Matizadora, a linha traz o M.BTX Redutor de volume, para alinhamento e redução de volume dos fios.
Por se tratar de uma progressiva sem formol com efeito botox desenvolvida com fórmula específica para cabelos loiros com tons dourados e grisalhos, ela traz brilho, efeito de redução de frizz e volume dos cabelos, neutraliza os reflexos amarelados e alaranjados do cabelo.
Quais são os tipos de escova progressiva?

A escova progressiva é um termo dado ao processo de alisamento capilar, modificando a estrutura do fio externamente (agindo na cutícula).
Porém, isso não significa que todos os procedimentos são iguais. Existem diferentes técnicas que vão variar de acordo com a substância e o processo de aplicação.
Por isso, é importante conhecer essas diferenças, compreendendo o impacto que cada uma delas tem no couro cabeludo e na saúde dos fios como um todo.

Escova Progressiva com Formol
O formol é uma substância química utilizada para os mais diversos fins. E antes de qualquer coisa, é válido lembrar que esse produto é proibido nos cosméticos capilares. É importante entender que, embora a técnica aparentemente dê bons resultados, ela pode causar sérios danos não só aos cabelos, mas risco à saúde do profissional e do cliente.
Além disso, ele acaba destruindo as moléculas que formam o cabelo e desidratando intensamente o fio. Contudo, nesse processo, ele cria uma capa que encobre os estragos internos, dando a falsa aparência de um cabelo mais alinhado e liso.
São vários os riscos e incluem quebra, ressecamento, queda de cabelo, ardência nos olhos e couro cabeludo e queimaduras.
Outros problemas vinculados ao uso do formol são também quanto à inalação, que, além do forte odor, em maior quantidade pode causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e afetar o trato respiratório.
Escova Progressiva Sem Formol
A progressiva sem formol é um método de alisamento que costuma visar a redução do volume, do frizz e o alinhamento dos fios, tal qual a anterior.
Contudo, por não possuir formol em sua composição química, ela traz o resultado desejado sem os prejuízos do uso desse conservante. Assim, além de ter um maior cuidado com os cabelos e a saúde, são opções muito mais seguras e recomendadas. Um ótimo exemplo de progressiva sem formol que traz resultados incríveis é a Mutari Progress.

Essa é uma linha desenvolvida para promover a redução do volume de forma intensa ou parcial, em todos os tipos de cabelos.
Com tecnologia TECPRO e um complexo de ativos que interagem com a estrutura capilar para deixar os fios lisos e manter a camada lipídica que é perdida, promovendo uma proteção dos desgastes da fibra capilar.
Além disso, ela é a única que reúne quatro resultados incríveis e com diferentes graus de alisamento no mesmo produto:
1 Escova Super Progress
Com indicação para cabelos ondulados, volumosos ou cacheados finos, podendo ser coloridos e/ou descoloridos ela atinge um grau de alisamento 100%.
O resultado é um cabelo super liso, alinhado, macio e com textura 4D, através do complexo que adere firmemente à fibra capilar.
2 Escova Impact Progress
A indicação é para pessoas com cabelos ondulados, cacheados e crespos super resistentes, difíceis de alisar, que vai proporcionar um grau de 80% de alisamento.
Aqui o resultado é um cabelo com redução de volume, disciplinado, com melhora da estrutura do fio, permitindo maleabilidade, flexibilidade e textura 4D.
3 Escova Semi Progress
Para quem deseja alongar os cachos sem perdê-los totalmente, com redução de volume e disciplina do frizz, o grau de alisamento alcançado é de 50%.
Como resultado temos um cabelo com redução de volume, com cachos alongados e definidos, fáceis de desembaraçar, maleáveis, naturalmente soltos e com textura 4D.
4 Escova no Frizz
Se o que você busca é eliminar o frizz, a Mutari Progress deixa os fios alinhados e disciplinados, sem alterar sua forma natural, com grau de alisamento 30%.O resultado são cabelos com redução de volume, alinhados, macios, com textura 4D e um efeito antifrizz duradouro.
Para conhecer os passos que permitem os quatro resultados, você pode conferir no Canal da Mutari no YouTube.
Dicas para fazer uma boa escova progressiva

Antes de fazer uma progressiva em seu cabelo, você deve saber como é o processo de aplicação desse procedimento químico, para entender as etapas pelas quais os seus fios terão que passar.
Porém, lembre-se de contar sempre com um profissional cabeleireiro para fazer a progressiva, para não ter que enfrentar nenhum perrengue e comprometer a saúde do seu cabelo!
Passo a Passo da Aplicação
A aplicação da progressiva deve ser feita por um profissional que domine as técnicas desse procedimento, seguindo minuciosamente o passa a passo a seguir:
- Fazer os testes de mecha e de toque para verificar se há sensibilidade ao produto e qual será o resultado obtido com o protocolo aplicado;
- Pentear e secar bastante o cabelo;
- Aplicar o produto mecha por mecha, adotando todas as técnicas necessárias;
- Deixar o produto agir pelo tempo indicado no rótulo;
- Enxaguar e retirar todo o produto;
- Escovar e pranchar o cabelo;
Cuidados Essenciais Antes e Depois de uma Progressiva
Os cuidados capilares são importantes para qualquer cabelo e em todos os momentos, mas, devem ser ainda mais intensificados nos fios que estão prestes a passar por uma progressiva ou acabaram de realizar esse procedimento.
Antes de fazer a progressiva, você precisa preparar o seu cabelo para esse processo. Então, invista em hidratação, umectação e reconstrução capilar, a fim de deixar os fios saudáveis para enfrentar esse procedimento químico.
Já após a realização da progressiva, intensifique o seu cronograma capilar, use protetor térmico e produtos específicos para cabelos que passaram por procedimentos químicos e, por fim, acompanhe a saúde dos seus fios, para reconhecer as necessidades deles e tratá-los da melhor forma possível.
Quanto tempo dura a progressiva?
A progressiva sem formol costuma ter uma boa durabilidade no cabelo, uma vez que os cabelos alcançaram um grau total de alisamento, essa parte não volta ao seu natural. Assim, será necessário apenas o retoque da parte crescida, que pode chegar a 3 meses ou mais dependendo da curvatura dos cabelos.
O que vai influenciar nessa durabilidade são alguns vários fatores como a frequência e tipos de produtos utilizados na lavagem dos fios, assim como a técnica e os produtos utilizados para fazer o procedimento.
Mitos e Verdades sobre a Progressiva
Como a progressiva é um assunto polêmico no mundo capilar, é claro que há diversos mitos e verdades sobre ela. Confira quais são os principais:
Progressiva Danifica os Cabelos?
Depende. A progressiva, quando feita por profissionais qualificados e com um produto de alta qualidade, não danifica os fios e mantém o cabelo saudável. Porém, se o procedimento for feito por pessoas desqualificadas e com um produto de má qualidade, priorizando apenas a economia, o resultado será bem desagradável, e os seus fios sofrerão as consequências negativas dessa escolha.
Gestantes Podem Fazer Progressiva?
Não. Assim como em todo processo de mudança química dos cabelos, a progressiva é restrita ao uso em gestantes e lactantes. Então, não é interessante correr esse risco em busca de um cabelo mais liso.
Progressiva é Compatível com Outros Químicas Capilares?
Depende. A progressiva é compatível com algumas outras químicas capilares, mas é preciso tomar muito cuidado, pois uma escolha equivocada pode comprometer a saúde dos seus fios.
A coloração é um exemplo de processo que pode ser feito em um cabelo com progressiva.
Dicas para Manter o Efeito da Progressiva

Depois de ter feito a progressiva e ter visto o resultado belíssimo proporcionado por ela, é claro que você vai querer prolongar o efeito desse procedimento químico e aproveitá-lo ao máximo, não é mesmo?
Então, confira algumas dicas valiosas para manter esse efeito!
Uso de Produtos Adequados
Os produtos escolhidos para a rotina de cuidados capilares influenciam diretamente no resultado da progressiva. Por essa razão, você deve usar produtos específicos para cabelos que passaram por procedimentos químicos.
Esses itens possuem substâncias adequadas aos fios com progressiva e são produzidos com fórmulas capazes de proporcionar ao cabelo os nutrientes e os tratamentos necessários para a manutenção da sua saúde.
Aqui, na Mutari, você encontra os melhores produtos para cabelos com progressiva. Confira o nosso catálogo específico para esse tipo de fio e escolha os itens que mais te agradam!
Intervalo entre as Aplicações

Por ser um procedimento bastante intenso, a progressiva deve ser aplicada com intervalos. Não pense que aplicar o produto várias vezes em um pequeno período de tempo irá intensificar os resultados. Muito pelo contrário, isso pode prejudicar bastante a saúde dos fios. Então, dê intervalos entre as aplicações e respeite os limites do seu cabelo!
Cuidados com a Exposição Solar
A exposição solar em excesso é muito danosa aos fios, uma vez que os raios UV afetam a melanina do cabelo. Isso faz com que o cabelo fique sem brilho e muito seco, que são características que ninguém deseja, não é mesmo?
Então, evite deixar o cabelo exposto ao sol e sempre passe protetor térmico nos fios, para protegê-los dos impactos negativos dessa exposição!
Manter o cronograma capilar em dia
A base para um cabelo saudável e com progressiva duradoura é um cronograma capilar bem estruturado. Isso significa seguir um plano que inclua hidratação, nutrição e reconstrução.
A progressiva pode deixar seus fios mais ressecados, então é essencial investir em hidratações regulares. Use máscaras hidratantes específicas para cabelos com progressiva para repor a umidade que os fios precisam.
Óleos e cremes nutritivos ajudam a manter a elasticidade e o brilho dos cabelos. Produtos com óleo de argan, coco ou macadâmia são ótimas escolhas. A nutrição deve ser feita a cada 15 dias ou conforme a necessidade do cabelo, dependendo da sua textura e estado.
Depois de fazer a progressiva, seus fios podem precisar de uma reconstrução para repor proteínas e fortalecer a fibra capilar. Faça reconstruções periódicas para garantir que os fios se mantenham fortes e saudáveis.
Sempre utilizar proteção térmica
A progressiva deixa o cabelo mais sensível ao calor, por isso é fundamental usar proteção térmica sempre que for utilizar secador, chapinha ou qualquer outra ferramenta de calor. O protetor térmico cria uma barreira que ajuda a proteger os fios dos danos causados pelo calor excessivo e evita que a progressiva perca o efeito antes do esperado.
Aplique o produto em todo o cabelo antes de usar ferramentas de calor e, se possível, ajuste a temperatura do aparelho para não exagerar no calor.
Utilizar óleos nas pontas
As pontas dos cabelos são a área mais propensa ao ressecamento e danos, especialmente após procedimentos químicos. Opte por óleos que não pesem nos fios, como o óleo de argan ou o óleo ojon. Esses óleos são leves e ajudam a selar a hidratação sem deixar o cabelo oleoso.
Aplique o óleo nas pontas secas ou úmidas, evitando a raiz para não pesar. Uma pequena quantidade é suficiente para manter as pontas hidratadas e protegidas.
Aplique óleos nas pontas a cada 2-3 dias ou conforme necessário, especialmente se você notar que as pontas estão ficando secas ou quebradiças.
Ter manutenções de cortes
Os cortes regulares são essenciais para manter a saúde do cabelo e garantir que a progressiva permaneça bonita.
Recomenda-se cortar as pontas a cada 6-8 semanas. Isso ajuda a remover pontas duplas e evitar que o dano se espalhe. Se o seu cabelo está particularmente danificado, você pode precisar cortar com mais frequência.
Manter um cronograma de cortes regulares ajuda a manter a forma do cabelo e evita que os danos se acumulem, garantindo que a progressiva continue com um aspecto suave e alinhado.
Lavar da maneira correta
A forma como você lava o cabelo pode influenciar diretamente a durabilidade da progressiva. Evite água quente, pois pode ressecar os fios e comprometer a progressiva. Lave o cabelo com água morna ou fria para ajudar a manter a hidratação e a saúde dos fios.
Use shampoos e condicionadores específicos para cabelos com progressiva. Esses produtos são formulados para manter a integridade da progressiva e evitar que os fios se desgastem rapidamente.
Ao aplicar o shampoo, evite esfregar o couro cabeludo com muita força. Massageie gentilmente para não estimular a oleosidade e evite aplicar condicionador diretamente na raiz para não pesar o cabelo.
Leia mais: Cabelo Liso: Cuidados essenciais, produtos e técnicas para fios saudáveis
Qual a melhor progressiva atualmente?
Existem muitos produtos no mercado que prometem deixar os fios lisos, sem frizz e com volume controlado.
Porém, é importante tomar cuidado na hora de comprar, optando sempre por uma marca confiável e que investe em inovação e tecnologia, como a Mutari.
Aqui vamos destacar as duas linhas de uso profissional da Mutari que já citamos neste artigo e que são referência de resultados eficientes alinhados a um tratamento de alta qualidade.
Com a linha Mutari Progress você obtém a redução volume total ou parcial em todos os tipos de cabelos. Ela contém ativos como extrato de bambu, ácido hialurônico e bio éster de manteiga de karité. Tudo isso proporciona aos fios um cuidado que une a redução de volume à textura 4D.
Já a linha Blond Vegan é voltada para as necessidades dos cabelos loiros e contém em sua lista de produtos o M.BTX Redutor de Volume, um poderoso aliado para quem deseja fazer progressiva sem formol e com efeito botox.
Com óleo de coco orgânico, Complexo Intra Power, Extrato de Tamarindo e Queratina Vegetal, ela une a redução de volume, com fios extremamente disciplinados, com nascentes acomodadas e um alto impacto de brilho.
Se você teve algum receio de fazer progressiva por conta dos danos causados pelo procedimento, pode respirar aliviada: é possível ter cabelos saudáveis com progressiva também!
A Mutari está sempre investindo em pesquisas para oferecer o que há de mais inovador para os seus cabelos. Para conhecer mais, fique por dentro das novidades no nosso blog e conheça tudo na nossa Loja Virtual.
Dúvidas frequentes sobre a progressiva
Vamos abordar algumas perguntas frequentes que surgem quando se fala sobre a progressiva. Se você ainda tem dúvidas, confira abaixo as respostas para as questões mais comuns.
O cabelo pode ficar mais oleoso com a progressiva?
Normalmente, a progressiva não deve causar um aumento na oleosidade do cabelo. No entanto, se o cabelo está ficando mais oleoso, pode ser devido a outros fatores, como produtos inadequados ou uma rotina de lavagem que não está atendendo às suas necessidades. Certifique-se de usar produtos adequados e ajuste sua rotina de cuidados capilares conforme necessário.
A progressiva, quando bem realizada e com produtos de qualidade, não deveria aumentar a oleosidade do cabelo. Na verdade, o objetivo da progressiva é reduzir o volume e o frizz, e não alterar a produção de sebo do couro cabeludo.
Existe diferença entre botox e progressiva?
Sim, existe uma diferença entre botox capilar e progressiva:
O botox capilar é utilizado para promover alinhamento e redução de frizz de forma temporária, deixando os cabelos mais acomodados e fáceis de manuseio. Melhora a textura dos fios, reduz o frizz e proporciona brilho, mas não alisa o cabelo. É ideal para quem deseja apenas um efeito de suavização de ondas e volume.
A progressiva, por outro lado, altera a estrutura do cabelo para torná-lo liso e alinhado. Ela reduz o volume e o frizz, e o efeito é mais duradouro em comparação ao botox. É indicada para quem busca um alisamento mais intenso e duradouro.
A partir de quantos anos pode fazer a progressiva?
A progressiva não é recomendada para crianças e adolescentes menores de 16 anos, pois os fios ainda estão em desenvolvimento e podem ser mais sensíveis a tratamentos químicos e nesses casos é necessário a autorização do responsável.
A partir dos 18 anos, é geralmente seguro fazer a progressiva, mas é importante que o cabelo esteja saudável e que você consulte um profissional para avaliar o melhor tratamento para o seu tipo de cabelo.
Por que a progressiva não alisou meu cabelo?
Se a progressiva não teve o efeito esperado, pode haver várias razões:
Cabelos extremamente cacheados ou com texturas muito resistentes podem não alisar completamente com uma única aplicação. Em alguns casos, pode ser necessário repetir o tratamento ou usar técnicas específicas.
A qualidade do produto utilizado pode influenciar o resultado. Produtos de baixa qualidade podem não oferecer o efeito desejado. Sempre escolha produtos de marcas confiáveis e com boa reputação.
A técnica de aplicação é crucial para o sucesso da progressiva. Se o produto não foi aplicado corretamente ou se não foi respeitado o tempo de ação indicado, o resultado pode não ser o esperado.