Os cuidados especiais para cada tipo de pele

Muitas pessoas sentem dificuldades para identificar o tipo de pele sem consultar o dermatologista e, por isso, acabam usando produtos errados, que prejudicam a aparência do rosto ou corpo.

E, vem cá, é muito desagradável ficar com a pele brilhando ou senti-la repuxando o tempo todo, né? Além disso, usar produtos inadequados para seu tipo de pele pode comprometer, e muito, o uso de qualquer maquiagem.

Para além do entendimento sobre se sua pele é seca, oleosa ou mista, é bom considerar algumas influências que alteram o comportamento da pele, como as mudanças climáticas, os efeitos da idade e até mesmo a alimentação e o seu estado de ânimo.

Tudo isso pode resultar em uma “pele de transição” que é de um tipo diferente daquela que você costuma ter desde que nasceu. Porque, sim, muito da característica da nossa pele diz respeito aos fatores genéticos.

Que tipo de pele você tem?

A pessoa mais indicada para afirmar com precisão qualquer resposta a essa pergunta é o dermatologista, mas todos os tipos de pele mandam “sinais” visíveis à olho nu, permitindo que qualquer pessoa consiga fazer uma leitura prévia dos tipos de pele, se estiver bem atenta.

A análise do seu tipo de pele vai orientar na escolha de produtos eficientes que atendam a cada necessidade.

Pele Seca

De todos os tipos de pele, esta é a que mais precisa de cuidados, pois há uma tendência em envelhecer rapidamente tendo pele seca, através do aparecimento de rugas e linhas de expressão.

A pele seca costuma ser mais áspera, de aparência frágil e sem brilho. Por conta do ressecamento, pode descamar e ainda ter a sensação nada agradável de repuxamento.

No entanto, nada de pânico! A saída está na hidratação correta dessa pele. Além dos produtos Mutari para essa finalidade você também pode trabalhar na hidratação que leva em consideração suas escolhas diárias.

Veja alguns exemplos:

  • Utilize sabonetes com hidratantes como os de ceramidas e glicerina;
  • Fuja de produtos com álcool e esfoliantes;
  • Água termal ao longo do dia é uma boa opção para hidratar a pele;
  • No inverno, abuse dos cremes hidratantes;
  • Faça uso de filtro solar específico para a sua pele;
  • Na maquiagem, dê preferências às bases líquidas – mas evite as de efeito mate, pois elas costumam deixar a pele mais seca;
  • Evite banhos demorados e com água muito quente.

Pele Oleosa

Quem tem pele oleosa sabe o quanto é difícil lidar com o brilho excessivo e aquela aparência incômoda de rosto “engordurado”. A oleosidade pode estar relacionada a diversos fatores, dentre os quais os mais comuns são as desregulações hormonais e o uso inadequado de produtos de beleza e dermocosméticos para esse tipo de pele.

Além das características acima, a pele oleosa tem a tendência de aparecimento de espinhas e apresenta poros bem dilatados.

Parece assustador, não é mesmo? No entanto, seguindo as nossas orientações, sua pele ficará com um aspecto mais saudável:

  • Lave o rosto com água fria utilizando sabonetes à base de ácido salicílico e enxofre;
  • Fique longe de cremes que tenham em sua composição nutrientes como aveia, ureia, própolis e semente de uva. Eles aumentam ainda mais a oleosidade da pele;
  • Lembre-se que a base com efeito mate auxilia na diminuição do brilho;
  • Pele com acne deve ter um tratamento adequado e com orientação médica;
  • Use filtro solar sempre! E, para a pele oleosa, prefira os oil free, que são livres de óleo.

Pele Mista

Esse é o tipo de pele mais comum e descreve aquela que não é nem seca e nem oleosa. A sua principal característica é a oleosidade na chamada Zona T ( testa, nariz e queixo), combinando com regiões normais ou secas (bochechas e áreas dos olhos).

Então, se minha pele é mista, terei que usar dois tipos de dermocosméticos?

Nada disso: o produto é um só, mas com dupla ação; ou seja, hidrata onde está seco e equilibra o brilho onde está mais oleoso.

Os cuidados com a pele mista se assemelha aos da pele oleosa:

  • Higienização ao menos duas vezes ao dia;
  • Utilização de produtos à base de gel, pois não acumulam no poros;
  • Uso de hidrantes sem óleo;
  • Espumas ou mousses também são recomendadas, assim como demaquilantes que contenham zinco, pois limpam a maquiagem e tratam a pele;
  • Utilização de filtro solar oil free (livre de óleo).

Pelo Normal

Diferentemente dos demais tipos de pele, esta é a menos frequente. Acredite: a pele normal é uma grande exceção, graças, principalmente, à poluição. Ela apresenta uma textura aveludada e  saudável, com boa elasticidade e com menor chance de desenvolver espinhas, manchas e imperfeições.

O cuidado com a pele normal requer tratamento básico: filtro solar, limpeza com sabonete e tônico facial.

#DicaMara que eu não podia deixar de dar: mesmo que sua pele seja equilibrada, evite dormir com maquiagem. E, independente do seu tipo de pele, uma boa alimentação e muita água são fundamentais para mantê-la saudável.

Não se esqueça de ter, a partir de agora, uma rotina de higienização: limpeza, tônico e hidratação. E nunca se esqueça do filtro solar. Na dúvida, consulte um dermatologista! Ele, afinal, é a melhor pessoa para te contar qual dermocosmético da Mutari é o melhor pra você. 😉

 

Deixe um comentário