2018 passou e temos certeza de uma coisa: o mercado de cosméticos se fortaleceu ainda mais. Mesmo em meio a uma economia ainda fragilizada, o setor da beleza apresentou resultados bem expressivos.
Para se ter uma ideia, a área de cosméticos foi o segundo segmento de lojas online que mais cresceu no primeiro trimestre de 2018, totalizando um aumento de 117% em relação ao mesmo período de 2017.
O que está por trás disso é o interesse das pessoas, cada vez maior, em se cuidar e manter a aparência sempre bonita, saudável e arrumada. Fato é que brasileiro é muito vaidoso e gosta de saber das novidades lançadas no mercado da beleza. Prova disso é quantidade de salões e clínicas de estética que existem no país, proporcionando tratamentos para todos os gostos e bolsos.
Cosméticos: um mercado em constante transformação
A procura por cremes, shampoos e outros produtos de beleza têm crescido no gosto do consumidor. Isso estimula a indústria a investir em pesquisas na busca de soluções inovadoras para diferentes públicos.
O perfil do consumidor de cosméticos mudou. Hoje, ele não procura mais o básico, ou seja, o shampoo que apenas limpa ou o hidratante que deixa a pele menos ressecada, mas deseja produtos com múltiplos benefícios.
A indústria da beleza está antenada a essas transformações e tem desenvolvido fórmulas totalmente inovadoras e segmentadas. A existência de linhas direcionadas para cabelos loiros, cacheados, afros e demais perfis dão mais ânimo aos consumidores no momento em que eles efetuam a compra.
Afinal, um produto foi criado especialmente para aquele tipo de fio.
Além disso, os clientes ficaram mais exigentes em relação à qualidade e à forma de fabricação de cada item produzido. Não basta, somente, obter um bom resultado nas madeixas; outros fatores também são levados em consideração, tais como a utilização de ativos mais naturais, preocupação da empresa com a sustentabilidade do planeta e se a marca não faz testes com animais.
Todos esses aspectos incentivam o mercado de cosméticos a se renovar constantemente e procurar formas de solucionar os problemas dos consumidores.
Produtos em alta no mercado de cosméticos
Os brasileiros estão entre os povos mais vaidosos do mundo e esse comportamento tem se refletido na fabricação de produtos de higiene e beleza. O contínuo crescimento dos negócios voltados para cosméticos tem sido, dando destaques para duas linhas: capilar e estética.
Hoje existe uma diversidade de produtos para cabelos que atende a praticamente todos os perfis. A Mutari, por exemplo, fabrica shampoos para tipos específicos de cabelos, pois entende que as pessoas são diferentes e merecem tratamento mais diversificado.
Mulheres com cabelos cacheados, afros ou crespos tinham muita dificuldade em tratar seus fios devido à falta de produtos adequados. Muitas, inclusive, recorriam à técnica de alisamento, opção mais fácil e prática para quem gosta dos cabelos leves e soltinhos.
Hoje, podemos ver os lindos cabelos cacheados em todos os lugares. Mas, para que isso fosse possível, as indústrias de cosméticos tiveram que se adaptar ao conceito de fios mais naturais.
A linha Black Mult Cachos, por exemplo, foi pensada exclusivamente para madeixas cacheadas, crespas, afro, super ressecadas e em transição. A Mutari entende que cabelos enroladinhos são maravilhosos, mas precisam de higienização diferenciada e hidratação mais profunda.
Outro produto em alta no mercado de cosméticos são os cremes antirrugas. Envelhecer é um processo natural, mas as marcas provocadas pela passagem do tempo podem ser amenizadas com produtos de alta tecnologia.
Os antiagings não são apenas produtos que reduzem rugas e linhas de expressão, mas melhoram a autoestima e o bem estar da mulher. O Lifiting Facial Antirrugas combina Vitamina C e Gatuline Expression em sua máxima concentração, renova, hidrata, ilumina e ameniza os sinais de cansaço do rosto, trazendo muito mais vivacidade à pele.
O mercado da beleza está em plena ascensão, com muitos cosméticos sendo lançados e consumidores ávidos para utilizar produtos cada vez mais inovadores. A expectativa para 2019 é que o crescimento seja superado e que muitas novidades venham por aí.
E você, como vê o crescimento do mercado de cosméticos em 2018?