Se você parar pra contar, vai se surpreender com quantos cosméticos são oferecidos a você diariamente. Acho até que é a impossibilidade de contar que ainda nos faz aturar todo e qualquer tipo de propaganda que prometa fios lindos, sedosos e saudáveis nas primeiras aplicações de qualquer produto. ;p
Isso porque, no papel – e nas modelos de fios esvoaçantes que reforçam o meme (e o desejo) #propagandadexampu –, o mundo dos cosméticos capilares é maravilhoso. Todos são revolucionários. Todos são interessantes. Todos são indispensáveis.
Resta só saber para quem, cara pálida.
Quem vê cabeleira não vê ativos
Existe uma fórmula mágica para quem quer comprar produtos que façam diferença real/oficial nas madeixas, ao invés de ser iludido, mais uma vez, pela propaganda tão incrível dos cabelos ao vento que deveria até ganhar todos os prêmios publicitários que cabem a ela.
A melhor parte é que a fórmula mágica, nesse caso, está bem na sua cara: chama-se rótulo.
Afinal, fazer um xampu, um condicionador, um hidratante ou um leave-in é um processo químico, quase uma alquimia, que segue as leis da química rigorosamente: um elemento A adicionado ao elemento B vai dar um resultado X. O resultado X pode ser tanto um produto capaz de promover uma mudança enorme nos fios… ou, apenas, ser um detergente em uma embalagem mais chique.
“Então, tá, Mara! Mas como vou ler o rótulo se não entendo nada de química?!”
Calma: você não precisa estar na fila do Nobel dessa matéria para desvendar um rótulo, mas é importante que saiba prestar atenção no que ele te diz, em bom português, e na ordem em que as coisas aparecem na descrição da embalagem.
Dá uma olhada nessas dicas que eu separei para você não se enganar:
A ordem dos fatores altera completamente o produto no caso dos rótulos de cosméticos capilares
Se você compra um produto para dar vivacidade às pontas – e sabemos que ali é preciso um óleo poderoso –, o princípio ativo utilizado deve estar no começo da lista de ingredientes, pois significa que ele foi mais utilizado na fórmula. Se tiver vários conservantes e, por último, o “óleo de coco”, saiba que aquilo ali só vai ter uma pitadinha daquilo que você realmente precisa.
Nomes complicados devem ser raros
Geralmente os nomes complicados de elementos químicos misturados são conservantes. Todo produto capilar pode ter seus conservantes e não fazer mal algum, mas o excesso de nomes complicados pode sugerir o excesso de conservantes, o que deixa os princípios ativos para prometer os resultados em segundo plano.
Se tiver dúvida quanto a isso, dê Google em todos os nomes complicados do rótulo do seu xampu e tire a prova.
Procure pela alta tecnologia
Tudo o que tem fórmulas químicas desenvolvidas com tecnologia (principalmente a nanotecnologia ou o selo TECPRO) tem grandes chances de promover os resultados que as propagandas propõem. Isso porque a alta tecnologia presente no desenvolvimento de determinados produtos pode chegar às moléculas dos princípios ativos e ativá-las para uso de todo o potencial desse princípio ativo.
Por fim, princípios ativos!
Se você não nasceu ontem já sabe que todas as revistas, sites de beleza e blogs de empresas de cosméticos estão aí para tirar todas as suas dúvidas quanto ao seu tipo de cabelo – e, com o hábito de ler o que pode te fazer bem, você já deve saber quais são os elementos naturais que fazem seu cabelo ficar mais lindo e macio.
Abacate, amêndoas, coco, óleos essenciais, água de coco, água com sal do Himalaia, manjericão… tudo pode ser princípio ativo, significando que o ingrediente em questão é o principal responsável por trazer aos seus fios aquilo que você deseja.
Assim, junto com alguns elementos da tabela periódica e alguns conservantes, é extraído desses ingredientes todo o seu potencial de cura/recuperação/ativação/hidratação capilar para que a promessa da embalagem faça algum sentido.
Por isso, se a marca te promete “cachos maravilhosos com óleo de coco”, tem que ter muuuuuuuito óleo de coco na fórmula, pois ele é seu princípio ativo, entende? E, aí, deve estar no comecinho do rótulo, como manda o figurino, e você recomeça a sua leitura das embalagens a partir da nossa primeira dica.
Viu como é fácil não se frustrar mais com produtos capilares que prometem, mas não são os essenciais para o seu cabelo?
Se tiver mais alguma dúvida sobre o rótulo, principalmente os da Mutari, vamos conversar sobre isso! Deixe um recadinho pra mim nas redes sociais que eu te ajudo a ler e interpretar direitinho as “letras miúdas” dos cabelos ao vento nas propagandas de xampu.
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