Uma coisa é certa: todas as vezes que vamos comprar algum cosmético, a primeira coisa que fazemos é aproximar a embalagem ao nariz para sentir o perfume. E não adianta negar, pois todo mundo faz isso!
A fragrância é um elemento de peso na escolha de um cosmético ou produto de higiene pessoal, dando ao consumidor uma experiência sensorial incrível e diferenciada. Isso, sem dúvida, é um recurso que influencia na decisão de compra.
Muitas vezes, a escolha do cheirinho não tem nada a ver com a funcionalidade do produto, mas o cliente prefere um ou outro baseado em motivos emocionais que transcende a lógica de uma compra.
Já que as fragrâncias, em sua maioria, fazem parte de uma experiência subjetiva, como as empresas conseguem identificar esses perfumes em seus produtos, sejam eles cremes, sabonetes, shampoos, máscaras de tratamento e óleos, entre outros?
A gente perguntou pra France, diretora da Mutari, e ela contou esse segredinho bem curioso pra gente.
O que levar em consideração na hora de escolher a fragrância?
Os perfumes são bastante característicos nos produtos e o consumidor espera abrir a embalagem e encontrar algo diferente e que o surpreenda. No entanto, é preciso tomar certos cuidados para não exagerar na dose e transformar a fragrância em algo negativo do cosmético.
Nesse sentido, na hora de escolher o cheirinho bom dos produtos, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:
Necessidade de perfume
A primeira coisa é saber qual produto tem a necessidade de uma fragrância: é cosmético? Dermocosmético? Produto corporal? Ou itens voltados para tratamento capilar?
Esse direcionamento é importante para que a marca não adicione fragrância onde não precisa. Por exemplo: no rosto a gente não tem nada perfumado demais. Por estar mais próximo ao nariz, o produto facial dever ter um cheiro mais discreto – ao passo que, no cabelo, já é possível utilizar notas olfativas mais intensas.
Aqui na Mutari, trabalhamos com perfumaria fina, aquela utilizada em perfumes de frasco, para o corpo. No entanto, elas são adaptadas para os cosméticos. Essa é uma maneira de compatibilizar a fragrância e as substâncias químicas das fórmulas.
Objetivo principal da linha
Por melhor que a fragrância seja, não é recomendado aplicá-la aleatoriamente. Uma análise do objetivo principal da linha vai te ajudar nessa decisão.
Se o produto é detox, vai remeter à limpeza, natureza e algo que traga mais leveza. Nesse sentido, não se pode trabalhar notas olfativas fortes, como florais e notas e amadeirados, mas favorecendo cheirinhos mais refrescantes.
Por outro lado, se o produto é voltado para nutrição e reparação capilar, é possível ter mais liberdade para trabalhar com fragrâncias cítricas, florais e frutais. Essas três notas olfativas são as preferidas do brasileiro.
Existem linhas desafiadoras, como é o caso das progressivas e alisantes. Elas possuem o pH extremo – ou muito ácido ou muito alcalino de sódio ou guanidina. Nesse caso, a equipe de produção até escolhe seu perfume de preferência, mas o fator decisório fica por conta da estabilidade da fragrância.
Para o corpo, o perfume deve permanecer mais tempo, porém é melhor não optar por nada forte demais ou que brigue com o perfume pessoal do consumidor.
Testes de segurança
Ao escolher uma fragrância, todos os testes precisam ser realizados para não causar irritação dérmica primária e secundária no cliente. Aqui na Mutari utilizamos referências disponibilizadas pela Anvisa e por órgãos reguladores internacionais.
Seguindo essa lógica, as substâncias alergênicas são proibidas e as potencialmente alergênicas precisam estar descritas no rótulo, com detalhes de sua composição.
Nós, Mutari, colocamos o produto acabado e finalizado, nos laboratórios especializados que realizam o teste de segurança dermatológica, cumprindo não somente com a legislação, mas, também, com a qualidade de tudo que fabricamos.Gostou de saber esses bastidores da escolha do cheirinho dos produtos mais amados? Se tiver alguma curiosidade, conta pra gente aqui nos comentários! E, para saber mais, visite nosso site e nossa loja virtual!