Dia 03/11 é comemorado o dia do cabeleireiro, um profissional que faz toda a diferença na vida das pessoas. Afinal, as manobras com tesouras, pentes, secadores, tinturas e outros recursos são capazes de transformar a aparência e melhorar a autoestima de qualquer cliente.
É claro que, em uma data tão especial, a Mutari não poderia deixar de homenagear os profissionais que exercem atividades ligadas ao embelezamento e cuidado capilar. Mas o dia também é dedicado aos barbeiros, esteticistas, manicures, maquiadores, depiladores e todos aqueles que trabalham nos salões de beleza.
E, para celebrar o momento, vamos falar de um tema que todos nós buscamos diariamente: crescimento e sucesso profissional.
É possível ter sucesso em uma área tão concorrida?
Não é segredo para ninguém que a área de beleza no Brasil é bem competitiva. De acordo com a Euromonitor, empresa de análise de mercado, existem 500.000 salões de beleza formais no nosso país, com previsão de crescimento de até 4,5% até o final de 2021. Esses os números são ainda maiores quando levamos em consideração os estabelecimentos informais.
Por mais que o setor pareça saturado, ele é um dos mais promissores e o que mais cresce no Brasil. Isso porque a população tem uma alta demanda de produtos, serviços e tratamentos específicos relacionados aos cuidados de higiene pessoal, já que eles contribuem para o aumento do bem estar e do amor próprio.
Porém, em um mercado tão concorrido, é preciso se destacar para garantir a agenda cheia e se tornar um profissional de sucesso. Não basta apenas abrir um salão e achar que tudo vai dar certo: pensamento positivo é importante, mas, sem ação e esforço, nada vai pra frente.
Para te ajudar a dar um up na sua carreira, separamos 5 dicas para você ser um cabeleireiro de sucesso. Confira!
Nunca pare de se aperfeiçoar
Conhecimento não ocupa espaço e te diferencia em um mercado tão competitivo. No mundo da beleza nada é estático! A cada dia surgem novas técnicas, cortes, produtos, tendência e demais procedimentos para tratar e transformar os fios.
Dessa maneira, nunca pare de estudar e buscar aperfeiçoamento na área, pois um bom profissional deve não só apresentar novidades aos seus clientes como, também, argumentar os prós e os contras de cada um deles.
Foque no atendimento ao cliente
Cada cliente que entra no salão é único. Cada um tem os seus próprios sonhos, desejos e necessidades. Por isso, ouça-o com atenção e empatia, capturando ao máximo aquilo que ele quer, se esforçando para que saia do seu salão muito satisfeito.
Um cabeleireiro de sucesso não deve vender um tratamento fechado para todos os clientes, sem distinção, como se aquele pacote servisse para todos que chegam no seu estabelecimento. O atendimento precisa ser personalizado e sem pressa, dando ao profissional o tempo não só para trabalhar as madeixas, mas cuidar da autoestima de quem está sentado na cadeira do cabeleireiro.
Trabalhe na divulgação do seu negócio
De que adianta ser um ótimo profissional se ninguém te conhece? Para atrair novos clientes e se tornar conhecido é preciso divulgar o trabalho que você faz.
As redes sociais são boas opções para mostrar a qualidade do seu serviço. Através de fotos e vídeos você pode apresentar seu trabalho, interagir com o público e se destacar em meio a tantos outros cabeleireiros.
Tenha uma equipe de confiança
Mesmo que o seu negócio seja pequeno (ou, talvez, você trabalhe sozinho), em algum momento você vai precisar de uma mãozinha de outro profissional, seja como funcionário ou como parceria.
Entenda que fazer tudo sozinho – agendar horários, comprar produtos, divulgar o trabalho nas redes sociais, cuidar da parte financeira e ainda atuar naquilo que você faz melhor, que é cuidar dos cabelos – pode ser estressante e tomar muito do seu tempo.
Agregar pessoas ao negócio é sempre importante, traz novas ideias, deixa a empresa mais dinâmica e pode gerar melhores resultados. Então, na hora de montar sua equipe, busque pessoas confiáveis, que tenham os mesmos objetivos e sinergia e estejam focadas em resultados positivos.
Trabalhe com os melhores produtos
Ter sucesso na profissão é uma junção de vários fatores. De nada adianta ter técnica, conhecimento e habilidade, se utiliza produtos capilares de péssima qualidade. O seu cliente não vai sentir o resultado. Aí você vai colocar tudo a perder.
Para não errar com as pessoas que entram no seu salão à procura de serviços capilares, indicamos utilizar os produtos da Mutari. Nossa marca oferece linhas completas de cosméticos e dermocosméticos exclusivos para salões de beleza e clínicas de estética, com distribuição feita por consultores especializados no mercado profissional.
Nossos itens se destinam à transformação da forma e cor, transformação da forma, finalização, tratamentos profissionais e manutenção da beleza dos cabelos, além da saúde e rejuvenescimento da pele.
A Mutari é uma marca de confiança que oferece produtos de qualidade aos profissionais da beleza, garantindo tratamentos eficazes a todos os tipos de cabelos – crespos, cacheados, ondulados, lisos, loiros, com química e muito mais.
Visite nossa loja virtual e veja como a Mutari pode ajudar no seu sucesso profissional, seja como distribuidor ou como cabeleireiro parceiro.