O secador de cabelo é uma mão na roda para ajeitar penteados ou, simplesmente, nos salvar de um bad hair day, né? Mas, claro, para os resultados aguardados, é preciso utililizá-lo da forma certa.
Aliás, alguns erros, cometidos principalmente pelas leigas, podem trazer prejuízos reais às madeixas, deixando-as sem maciez e vida.
Como não é nada disso que queremos, trazemos, nesse post, dicas para evitar 15 erros cometidos ao usar um secador. Se você estiver iniciando-se na carreira de profissional da beleza, inclusive, é uma boa hora para levar a sério a lista abaixo.
1. Secador muito próximo ao cabelo
Um dos principais erros cometidos ao usar um secador é manter o aparelho muito próximo ao cabelo. Dessa forma, corre-se o risco de deixar os fios frágeis, além de arriscar queimar o couro cabeludo. Portanto, mantenha o equipamento a pelo menos 30 centímetros de distância dos fios, deixando seu braço bem estendido.
2. Ar quente
Outra prática comum, que deve ser evitada, é utilizar somente o ar quente do secador. O ar frio ajuda a reduzir a umidade, manter a forma por mais tempo e evitar o aparecimento (ou aumento) de pontas duplas.
3. Não usar proteção térmica
Deixar a proteção térmica de lado é um erro que pode prejudicar demaaaais os fios, principalmente em casos de uso constante do equipamento. Para evitá-lo, lembre-se de utilizar um produto de proteção térmica capaz de proteger o cabelo de possíveis danos.
Atenção: para que esse cosmético faça efeito, ele precisa ser apropriado a seu tipo de cabelo!
4. Direcionar o ar de forma errada
No momento de secar o cabelo, é importante direcionar o ar das raízes às pontas, seguindo a direção do crescimento. Quando você faz o contrário, as fibras capilares, que formam a cutícula, acabam se abrindo. Resultado: cabelo com frizz e sem vida.
5. Segurar o secador de forma incorreta
A forma correta de segurar o secador de cabelo é com a mão não-dominante, já que isso facilita que a mão mais hábil use a escova para repartir e pentear as mechas. Ou seja: se você é canhota, segure o equipamento com a mão direita; se for destra, com a mão esquerda.
Além de gastar menos energia, o processo também será mais eficaz.
6. Puxar o cabelo
Enquanto seca o cabelo, é comum acabar puxando as pontas. Porém, isso é muito prejudicial. Para deixar os fios mais volumosos e macios, lembre-se de erguer o secador, separar uma mecha com a escova e direcionar a corrente de ar.
7. Ignorar o bico concentrador
O bico concentrador de ar do secador ajuda a direcionar o fluxo de ar para determinada mecha do cabelo, além de proteger contra o superaquecimento. Com isso, é possível obter cachos mais arranjados e fios sem pontas duplas.
8. Não movimentar o secador
No momento de secar o cabelo, é necessário mover o aparelho constantemente. Fazendo assim, você terá um cabelo seco mais rápido, com resultado uniforme.
9. Não limpar o filtro do secador de cabelo
A sujeira que se acumula no filtro do secador de cabelo é prejudicial para o próprio aparelho e para os fios, uma vez que impedem a passagem do ar. Dessa forma, a temperatura dentro do secador pode aumentar, fazendo com que o equipamento estrague – ou até pegue fogo!
Por isso, é preciso limpá-lo de forma regular, pelo menos uma vez no mês.
10. Usar a toalha enrolada no cabelo por muito tempo
Outro erro comum acontece antes de secar o cabelo com o aparelho. Trata-se de utilizar a toalha nos fios por muito tempo, principalmente se o tecido for de algodão, já que as partículas criam fricção e deixam as madeixas frágeis.
Qual a solução? Nossa dica: o ideal é optar por uma toalha feita de microfibras – e não utilizá-la nos cabelos por mais de 10 minutos.
11. Começar a secar o cabelo usando o difusor
Começar a secar o cabelo com um difusor aumenta a probabilidade do surgimento de pontas duplas. Isso acontece porque o cabelo molhado é bem mais frágil – e a secagem em alta velocidade pode danificá-lo. Assim, lembre-se de começar com um bico normal, em velocidade baixa e temperatura média.
12. Não dividir o cabelo em partes
Dividir o cabelo em partes facilita bastante a secagem, tornando o processo mais rápido e eficiente. Para fazer dessa forma, basta separá-lo em pelo menos quatro partes, prendendo-as com presilhas e secando cada uma individualmente.
13. Usar os materiais inapropriados
Alguns materiais específicos, como metal, ajudam a fazer um penteado mais preciso, porém aquecem mais rápido e danificam os fios. Por essa razão, o ideal é utilizá-lo só em casos especiais.
Para o dia a dia, é melhor optar pelos materiais de plástico ou cerâmica.
14. Secar o cabelo na temperatura máxima
Já sabemos que o ar quente é prejudicial ao cabelo e devemos variar com o ar frio, certo? Ainda assim, vale lembrar que o ar não deve estar em temperatura máxima, mas na média, para todas as situações.
Caso contrário, o uso do secador torna os fios secos e frágeis.
15. Ter pressa em sair
É muito comum secarmos os cabelos minutos antes de sair correndo para o compromisso. Acontece que isso pode trazer uma mudança repentina de temperatura, fator prejudicial aos fios e ao couro cabeludo.
Então, nosso conselho é: use o secador muito antes de sair de casa – meia hora, no mínimo.
E, por fim, conte com a Mutari para garantir a saúde e os melhores resultados dos tratamentos aos seus fios sempre! Acesse nosso blog para mais dicas exclusivas e imperdíveis 😉