10 Dicas para deixar a clientela muito satisfeita

Tem um salão de beleza e quer conquistar mais clientes, manter as antigas e conseguir realizar seus próprios sonhos com o negócio que você montou com tanto amor e carinho?

Separamos 10 dicas espertas para que tudo isso seja possível ainda esse ano, nesse semestre, essa semana… ou hoje mesmo. Dá uma olhadinha:

 

  1. Seja pontual

O tempo das pessoas está muito apertado e você deve merecer estar na programação do dia delas – portanto, atenda a todos nos horários marcados e nunca deixe um cliente esperando. Se são muitos atendimentos e você não dá conta de todos, contrate bons profissionais para te ajudar e, em vista de qualquer imprevisto, avise ao cliente o quanto antes.

Ter uma agenda que seja seguida à risca é primordial para conquistar e fidelizar a clientela.

 

  1. Use bons produtos

Não adianta ter pontualidade, salão bonito, sair na revista se você não investe em bons produtos para usar no seu salão. Lembre-se de que você lida diariamente com autoestima e não é com qualquer xampu que você vai conseguir deixar a cliente feliz.

Leve em consideração os anseios de todas as pessoas e compre apenas produtos que realmente façam a diferença na vida delas.

 

  1. Seja flexível nas negociações

Em tempos de recessão econômica, nem todo mundo tem muito dinheiro para gastar em uma tarde no salão. Para continuar com o fluxo de caixa, faça promoções, dê descontos no pagamento com dinheiro e negocie prazos para clientes que já são de casa mas que estão passando algum tipo de aperto financeiro.

 

  1. Atenda com simpatia

O salão precisa ser um ambiente mais tranquilo, senão não serve a seu propósito, que é conquistar a beleza. Afinal, ninguém consegue se sentir bonito se está estressado.

Mesmo que algum problema esteja te tirando do sério, lembre-se que o cliente não tem culpa disso, e atenda-o sempre com muita simpatia e gentileza.

 

  1. Não critique os cabelos das clientes

Não tem nada pior, para uma cliente, que chegar a um salão e ouvir, logo de cara: “nossa, suas pontas estão horríveis! Precisamos cortar isso aí!”. Acredite: não é assim que você venderá um corte de cabelo.

Uma boa estratégia é falar: “nossa, que cabelo lindo! Sabe o que vai dar ainda mais movimento a ele e te deixar diva? Um corte assim, assim e assado! Pensa e me conta, acho que vai ficar muito legal”.

 

  1. Não tente vender o que as clientes não precisam

Por outro lado, se você acabou de fazer uma ótima hidratação no cabelo da cliente, não precisa vender outra para daqui a dois dias. Que tal, então, sugerir que ela compre seus produtos que poderá usar no dia a dia e manter ao máximo o resultado conquistado na sua cadeira de cabeleireiro?

 

  1. Faça cursos de atualização

O mundo muda rápido, inclusive para os profissionais da beleza! Por isso, sempre que possível, faça cursos de reciclagem de conhecimentos e pesquise novas tendências de mercado.

Estar sempre antenado é um modo de mostrar para a clientela o quanto você se preocupa com as novidades que fará o resultado ser ainda mais sensacional.

 

  1. Priorize a qualidade do resultado

E, por falar em resultado, priorize a qualidade. Não faça nada com pressa, de má vontade ou com produtos não tão bons só para economizar alguns trocados. É melhor investir pesado em produtos que realmente farão a cliente feliz e tê-la voltando todo sábado do que deixar de gastar uma nota de cinquenta reais em um equipamento ou material de trabalho mais eficaz e perder a cliente já no primeiro serviço.

 

  1. Dê sugestões certeiras

A cliente aparece morrendo de medo de tesoura, você sugere que ela tire logo oito dedos para “dar jeito” no cabelo? Já começou errado: é preciso entender os medos e as ansiedades de quem se senta na sua cadeira antes de começar qualquer serviço.

A regra também vale para sugestões do que usar nos cabelos daqui a vinte dias, dois dias ou quando for pra praia. Se você indicar um produto que não será adequado à necessidade da cliente, ela não vai confiar em você uma segunda vez.

 

  1. Esteja sempre presente

Você lida diariamente com pessoas e pessoas são seres muito emocionais. Para que você ganhe a clientela é preciso prestar atenção nos detalhes que fazem a diferença.

Ter uma página no Facebook ou Instagram que mostre resultados reais do seu trabalho mexe com o ego das clientes “prestigiadas” e te faz ser presente nas redes sociais – lugar em que muitas pessoas que ainda não te conhece estão.

Mandar mensagens de feliz aniversário, parabenizar em uma conquista importante ou dar descontos em ocasiões especiais te faz mais presente, também, no pensamento da cliente, que é de onde saem as melhores indicações para familiares e amigas que precisam encontrar o salão de beleza dos sonhos.

 

Viu como não é difícil? Nem sempre o que vai mudar sua realidade de negócios é ter um salão gigante e bem decorado… a resposta pode estar nas atitudes do dia a dia.

Se você tiver sugestões de como melhorar essa listinha de dicas, fale com a gente! Deixe um comentário aqui ou nos procure para conversar no Facebook ou no Instagram. 

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