Skincare pele negra: 5 cuidados para uma pele mais saudável

Skincare pele negra: 5 cuidados para uma pele mais saudável

Rica em melanina, a pele negra exige cuidados especiais e uma rotina de skincare específica para o seu tom. Se engana quem acredita que esse fototipo não precisa de produtos específicos.

Para as pessoas negras que desejam cuidar da cútis, apresentamos alguns cuidados importantes para ter uma pele mais saudável e bonita. Seguindo as dicas, sua pele ficará ainda mais radiante!

Demora no envelhecimento e proteção natural

Diferente de outros tons, a pele negra possui características específicas, como apresentar menos sinais de envelhecimento. Isso acontece porque as pessoas negras possuem fibras de colágeno mais densas.

Além disso, o fototipo  negro possui uma proteção natural da pele aos raios solares. Entretanto, é importante destacar que essa defesa é muito pequena, e exige o uso de filtro solar.

Infelizmente, nem tudo é um mar de rosas para a pele negra. A alta concentração de melanina, que confere o tom da cútis, também tem suas desvantagens.

Com o aparecimento de acne, foliculite, alergia ou de outros fatores que provocam irritação e inflamação da pele, é comum o aparecimento de manchas. Esse processo está relacionado ao pigmento amarronzado da pele, que tende a ficar ainda mais escuro nesses momentos.

Para as pessoas negras que desejam cuidar da cútis, é fundamental adotar uma rotina de cuidados específica. Isso evitará as temidas manchas, além de proporcionar uma pele mais saudável. 

#1. Invista em sabonete para o seu tipo de pele

Para uma rotina de skincare perfeita, é fundamental manter a higiene da pele. Além de manter o local mais refrescante, esse cuidado evita o acúmulo de resíduos que favorece o aparecimento de espinhas e cravos.

Em pessoas negras esse cuidado é ainda mais importante. Isso porque esse tom de pele possui glândulas sebáceas maiores, o que aumenta a oleosidade da pele. Por isso, a limpeza diária do rosto é fundamental para evitar o entupimento dos poros.

Para a higienização da pele, vale a pena investir em dois produtos. Além de um bom gel de limpeza, um tônico com ativos adstringentes também irá ajudar a manter a pele mais saudável.

#2. Não esqueça de hidratar a pele

Mesmo sendo uma pele com uma produção de sebo maior, isso não significa que não precisa de hidratação. Muito pelo contrário, para as pessoas que desejam preservar as fibras de colágenos mais firmes, por exemplo, é fundamental a hidratação.

Os produtos hidratantes atuam na preservação da fibra de colágeno. Para isso, invista em produtos com textura em gel não oleosas. Esse tipo de produto possui alta absorção e trará inúmeros benefícios para a sua pele. 

Uma solução refrescante é o Hidrorregulador de pH com Prata Coloidal, da linha Mutari Pro Skin. A loção tônica é enriquecida com Água de Coco e Prata Coloidal. Ela hidrata e tonifica a pele antes, durante e após qualquer tratamento corporal ou facial. Experimente!

#3. Use protetor solar

Apesar da pequena resistência natural à luz do sol graças à melanina, a exposição solar ainda é um vilão para a pele negra. Ficar muito tempo exposto sem proteção pode favorecer o aparecimento de manchas na pele.

Por isso, é fundamental usar um produto com fator mínimo de FPS 30. De preferência, invista em fórmulas com toque seco e menos oleosas. O Mutari Pro Skin – Fotoprotetor Absolut 360º não possui adição de óleos, além de proporcionar efeito mate e fator de proteção 35.

Com textura em gel, o protetor também protege a pele da luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos. O fotoprotetor contém niacinamida, substância que atua na prevenção do envelhecimento. Conheça!

#4. Faça esfoliações na pele

Além de renovar a pele e remover as células mortas, a esfoliação para pele negra tem uma importância ainda maior. O ideal é fazer a esfoliação 1 vez por semana ou a cada 15 dias, tanto no rosto quanto corpo. Além disso, o esfoliante atua na prevenção da foliculite, um tipo de inflamação comum na pele negra.

Para evitá-la é importante aplicar o produto e fazer movimentos suaves na pele. Uma prática recomendada para pele negra é a esfoliação após a depilação, que pode ser feita na região da virilha, nas pernas e axilas.

A linha Face Clean da Mutari possui o Peeling de Quartzo Esfoliante Facial. O produto combina Alantoína com Mentol, substâncias com propriedades anti-inflamatória e anti-irritante.

Desenvolvido com esfoliantes à base de Cristais de Quartzo, Alumina e Semente de Maracujá, o produto ainda proporciona aparência luminosa e atua no controle eficaz do brilho e oleosidade. Experimente!

#5. Cuidados para prevenir o envelhecimento

Apesar de ser um tipo de pele que demora mais para apresentar sinais de envelhecimento, é importante atuar de forma preventiva para ter uma pele madura mais saudável. Para isso, um dos cuidados que podem ser adicionados são produtos com ação antiaging.

Para melhorar o contorno dos olhos e lábios, é importante investir em um bom  sérum para pele. Um produto coringa que tem proporcionado bons resultados é o Mutari Pro Skin – Serum Firmador Contorno dos Olhos.

Usado na região do contorno dos olhos e lábios, o produto possui ação de preenchimento das linhas de expressão e rugas. O sérum firmador também proporciona o aumento do volume labial, além de reduzir olheiras, bolsas e inchaços. Experimente!

Outro componente que deve ser adicionado na rotina de skincare de pessoas negras são os produtos com vitamina C. Além de clarear manchas da pele, a substância traz benefícios que proporcionam mais viço e luminosidade para a cútis.

O Mutari Pro Skin – Lifting Facial Serum Antirrugas combina a vitamina C e Gatuline® Expression em sua máxima concentração para o tratamento antirrugas. O lifting também proporciona melhora no contorno da pele e ameniza os sinais de cansaço.

Com ação renovadora e hidratante, o produto firma e reduz o inchaço da face. O lifting também estimula a produção de colágeno e proporciona mais firmeza para a pele graças a combinação da tecnologia FUCOGEL + EMULLIUM MELIFERA . Conheça!

Deixe uma resposta