Existe cabelo feio ou errado?

Quando alguém diz que uma pessoa tem “cabelo ruim”, no que você pensa?

Ultimamente muito tem se falado sobre cabelo feio, cabelo duro ou cabelo ruim. Estes termos são polêmicos e de cunho muitas vezes preconceituoso. Se a gente parar para pensar cabelo feio pode existir sim e não tem nada a ver com um tipo de cabelo, com o seu formato, cor, tamanho, textura, não! O único cabelo feio e ruim que existe é um cabelo mau cuidado; um cabelo deixado de lado.

Tem gente que diz que um cabelo está feio ou ruim, naqueles dias em que as madeixas não estão tão legais, o famoso Bad Hair Day!

Mas quando alguém descreve um tipo de cabelo como sendo ele “um cabelo ruim” ou um "cabelo feio", aí ele causa uma tremenda confusão e pode até ser acusado de estar sendo preconceituoso.

Ninguém pode dizer que um determinado tipo de cabelo é errado, feio ou ruim, só por ele ser crespo, cacheado ou liso demais. Mas infelizmente, em nossa sociedade este título atribuído, na maioria das vezes, justamente aos cabelos que hoje estão fazendo o maior sucesso: cabelo afro/crespo!

Recentemente um dos integrantes da banda FLyBr deu uma declaração infeliz em uma revista teen em uma matéria sobre o que eles pensam sobre meninas que usam tranças. Caíque Gama disse que o penteado fica mais legal em quem tem cabelo ruim. Houve o maior rebuliço nas redes sociais. Nathan Barone, outro integrante do Fly, admitiu que o amigo errou nas palavras. “Pegou mal mesmo. Já conversamos com ele sobre isso”, disse.

Depois de Karol Conka e de Guilhermme dos Santos, do grupo concorrente P9, o músico Emicida se pronunciou abertamente e acabou gerando também um debate sobre o tema, quando publicou em seu Facebook uma foto dele em frente ao espelho com a frase: “Cabelo ruim? Nada, ele é bonzão, ruim é ter que explicar pra esses peida na farofa racista que o nome dele é crespo há 5 séculos.” (Veja a publicação)

O que queremos é que vocês saibam que não existe um cabelo melhor ou pior que o outro, a não ser no que se refere aos cuidados básicos com as madeixas.  Atualmente os cabelos afros, cacheados estão super na moda, mostrando claramente que a nossa diversidade tem o seu lugar.

Por isso a Mutari é conhecida por reconhecer a diversidade dos Cabelos do Brasil e pra que ninguém tenha desculpa pra deixar os cabelos mau cuidados. É uma linha específica para cada tipo de cabelos, seja eles cacheados, lisos, louros , quimicamente modificados ou naturais!

[Aproveite para conhecer a diversidade das nossas linhas e descubra a que mais combina com você!]

CURIOSIDADE:

Por que cabelo ruim?

Uma explicação para que o termo cabelo ruim seja associado a quem tem cabelos crespos é que durante o apartheid, na África do Sul, se houvesse dúvidas sobre a raça de determinado indivíduo (o que sempre acontecia, porque, como no Brasil, a miscigenação é grande por lá), o teste do lápis era feito. Basicamente, para definir se uma pessoa era branca ou negra, um lápis era enfiado no meio dos seus cabelos. Se o lápis escorregasse e caísse, a pessoa era branca. Se ficasse preso, era negra.

É por isso que no Brasil, em outros países multiétnicos e mais racistas, o cabelo cacheado – que no subconsciente é entendido como uma herança africana – é repudiado como cabelo ruim, e o cabelo liso – que é entendido como uma herança européia – é o cabelo mais apropriado ou “o certo”.

Triste isso né?  O interessante é que esta discussão veio a tona justamente quando as pessoas com cabelos cacheados, afro e crespos estão se libertando desses pré conceitos.

E vocês? O que pensam sobre isso?

Deixe um comentário