O implante capilar é um procedimento realizado para suprir a calvície provocada pela alopecia androgenética. Nesse tratamento estético, fios naturais são implantados nas regiões em que não há cabelo.
De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), aproximadamente 42 milhões de brasileiros já foram atingidos pela calvície. Esse cenário faz com que essas pessoas procurem soluções capazes de devolver a autoestima e a autoconfiança levadas junto à queda dos fios.
E, entre as principais alternativas de tratamento, o implante capilar se apresenta como uma possibilidade bastante atrativa. Então, se sofre com a calvície, venha descobrir, neste post da Mutari, todas as informações sobre esse procedimento estético!
O que é implante capilar e por que ele é procurado?
Também chamado de transplante capilar, o implante capilar é uma metodologia cirúrgica que retira folículos capilares de um local, do próprio paciente, que possui fios em abundância e os implanta na região calva.
Normalmente, as áreas doadoras dos folículos capilares são aquelas que estão localizadas perto da nuca e nas laterais da cabeça. Na maioria das vezes, os pacientes que recorrem a esse método já testaram várias outras possibilidades, mas não obtiveram sucesso.
Então, em busca de melhorar a aparência e elevar a autoestima, esses indivíduos recorrem ao implante, torcendo para que ele seja eficiente e funcional.
Conheça os tipos de implante capilar
O transplante capilar não é feito somente com uma técnica. Há dois tipos de implante, e é interessante saber as diferenças entre eles, a fim de entender qual é o melhor para o seu caso. Confira, então, quais são eles:
FUE (Follicular Unit Extraction)
Na técnica FUE (Follicular Unit Extraction – Extração de Unidade Folicular), as unidades foliculares são retiradas, de maneira individual, diretamente do couro cabeludo. Uma vantagem da FUE é que não é necessário realizar uma incisão, o que evita a ocorrência de cicatriz.
FUT (Follicular Unit Transplantation)
Já a técnica FUT (Follicular Unit Transplantation – Transplante de Unidade Folicular) consiste na extração de uma faixa de pele do couro cabeludo. Nesse caso, as raízes são separadas fio a fio, sendo um procedimento bastante minucioso e executado com o auxílio de microscópios.
Apesar dessa técnica causar uma cicatriz, ela é bem pequena e fica escondida debaixo do cabelo. Então, ambas metodologias acabam sendo interessantes, tratam a calvície e promovem um resultado natural.
Comparação entre FUE e FUT.
Mas, qual tipo de transplante capilar escolher afinal? Bem, para chegar a essa resposta pessoal, é importante conferir a comparação entre elas:
- Cicatriz → FUE: ausência de cicatriz significativa; FUT: presença de cicatriz linear;
- Recuperação → FUE: mais rápida; FUT: mais prolongada;
- Invasão → FUE: pouco invasiva; FUT: mais invasiva;
- Eficiência → FUE: pequenas áreas; FUT: áreas grandes e pequenas.
Saiba como funciona o implante capilar
Como mencionado anteriormente, o implante capilar é um procedimento que é realizado com os folículos capilares do próprio paciente. Essas estruturas podem ser transplantadas tanto individualmente quanto coletivamente e são retiradas de áreas que possuem cabelo.
Geralmente, as regiões escolhidas são as laterais da cabeça ou próximas à nuca. Após a extração, os folículos são transplantados na área receptora de interesse, onde irão se desenvolver permanentemente.
Como essa cirurgia é muito minuciosa, é válido salientar que a sua duração pode chegar a 8 horas. Ao longo de todo esse tempo, o paciente fica sedado, então não sente incômodos ou dores.
Como evitar o implante capilar: Dicas para crescimento e fortalecimento dos fios
Apesar de ser um procedimento estético relativamente tranquilo e que tende a oferecer bons resultados, sempre é bom evitar cirurgias e outros métodos que acabam sendo mais invasivos.
Então, se está sentindo que o seu cabelo está mais fragilizado e caindo bastante, além de procurar um médico, você pode realizar alguns cuidados capilares que podem te ajudar a restaurar a força e o crescimento dos fios.
Confira algumas dicas:
Utilize produtos específicos para crescimento
Os produtos utilizados nos fios são de extrema importância para definir se eles ficarão saudáveis e obterão um aspecto mais bonito. Por isso, se quer que o seu cabelo cresça bastante e com saúde, é fundamental utilizar produtos que sejam específicos para crescimento.
Eles possuem os componentes necessários para esse estímulo e conseguem, assim, promover um efeito muito mais eficiente!
Linha Power Hair da Mutari
Para ter um cabelo fortalecido e com bom crescimento, você não pode ficar sem a linha Power Hair da Mutari. Ela é perfeita para essas demandas, contendo sete produtos fantásticos.
Entre eles, o Super Tonic Power Hair merece um destaque a mais. Ele é um tônico que aumenta a densidade dos fios, estimula o crescimento, controla a produção de oleosidade e diminui a queda anormal dos fios. Ou seja, ele oferece tudo que o seu couro cabeludo precisa!
Manter um cronograma capilar em dia
O cronograma capilar é um tratamento indispensável para todos os tipos de cabelo. Ele é capaz de fornecer hidratação, nutrição e restauração aos fios, devolvendo a eles todas as substâncias necessárias para a manutenção da saúde capilar.
Desse modo, mantenha o seu cronograma capilar em dia e use máscaras de qualidade, como todas disponibilizadas no catálogo da Mutari!
Faça massagens estimulantes
As massagens capilares são ótimas estratégias para estimular o crescimento e aliviar o estresse, o que, consequentemente, reduz a queda dos fios e os mantém fortes. Por essa razão, realize massagens estimulantes, pois elas irão te ajudar bastante na luta para prevenir o transplante capilar!