Skincare pré e pós treino: como cuidar da pele após os exercícios?

Skincare pré e pós treino: como cuidar da pele após os exercícios?

Uma vida saudável inclui a prática de exercícios físicos regularmente. Se exercitar reduz o risco de desenvolver doenças crônicas, reduz dores, previne doenças cardiovasculares e ainda faz bem para saúde mental. Mas como aliar a rotina de skincare pós treino? 

A logística de exercícios pode ser confusa para quem já possui o hábito de cuidar da pele. Deve-se fazer o skincare diário antes ou após a prática? Como manter a saúde da pele durante os treinos? 

Outras dúvidas comuns são em relação à característica dos produtos utilizados nesse momento. Devem ser altamente hidratantes? Ou possuírem textura mais leve? 

O segredo é dar atenção para a cútis antes e depois dos treinos. Por conta da transpiração característica durante os exercícios físicos, se mal cuidada, a pele pode desenvolver ou piorar acne e oleosidade facial. 

O pH do suor, por ser ácido, também pode desidratar a pele, entupir os poros e irritar a derme. 

O tipo de exercício influencia nos cuidados com a pele?

Sim! Além de cada pele ser uma pele, cada tipo de exercício possui características específicas que influenciam nos cuidados com a pele.

Exercícios em ambientes fechados, por exemplo, não expõem a pele a radiação solar diretamente, diferente de lugares ao ar livre. 

Exercícios de alta intensidade e impacto, como crossfit e corridas pesadas, exigem mais hidratação e cuidados que incentivem a microcirculação corporal. Além disso, pode ser necessário o uso de produtos com ativos antioxidantes, que reequilibrem a pele após os treinos.

Já exercícios feitos na água demandam atenção, pois o tratamento da água geralmente contém substâncias que agridem a pele. O cloro das piscinas, por exemplo, pode irritar a pele e deixá-la desidratada. 

Skincare pré treino 

Antes de começar a malhar, é importante preparar o seu corpo e sua pele para a prática. A primeira dica é beber bastante água, pois o líquido previne a desidratação e a irritação da pele.

Também não se esqueça de remover cosméticos aplicados previamente no rosto antes de praticar exercícios. Esse passo é muito importante, já que previne que os poros se fechem e o suor cause irritações na derme. Para isso, basta lavar a pele com um sabonete neutro.

Caso o treino for ao ar livre, não se esqueça de aplicar o protetor solar. Neste momento, um bom produto faz toda diferença, que tenha toque seco, controle da oleosidade, que não saia como suor, que proteja contra os raios UVA e UVB, ajuda a proteger da Luz Azul e reduz a produção de radicais livres (ROS)

Durante os exercícios, uma boa pedida é borrifar produtos que acalmem e refresquem a pele, como água termal ou o Hidroregulador de pH com Prata Coloidal da Mutari. 

O Hidrorregulador de pH é enriquecido com água de coco, remineralizando e hidratando a pele e reequilibrando o pH da pele, desequilibrado pelo suor. O resultado é uma pele forte, tonificada, hidratada e refrescada. 

Skincare pós treino

Após a prática, o ideal é lavar o rosto com o sabonete facial ou gel de limpeza de costume. Depois da lavagem a hidratação é essencial. Se o exercício for aquático, a hidratação deve ser reforçada, com ativos calmantes, que reponham o manto hidrolipídico.

É a hora também de buscar ativos que recuperem o que foi perdido no treino. Se a malhação for intensa, cosméticos com colágeno ou vitamina C podem ajudar a firmar a pele e prevenir o envelhecimento precoce. 

Outra dica é aproveitar o momento pós banho, em que os poros da pele estão mais abertos, para potencializar a absorção dos produtos e incluir tratamentos que reforcem os bons resultados dos exercícios. 

Nesse momento, o Mutari Pro Skin – Creme Anticelulite Fit Redux pode ajudar. Com cafeína, o produto reduz medidas, estimula a produção de colágeno e ajuda a combater a celulite e o efeito de casca de laranja da pele. 

O Creme Anticelulite promove maior elasticidade da pele, diminui a flacidez, ajuda a remodelar a silhueta e reduzir a gordura localizada. Com ação estimulante, o produto da Mutari Pro Skin foi desenvolvido para contribuir com a drenagem dos líquidos.  

Se você quer potencializar o seu treino e manter a sua skincare pós treino, experimente já o Mutari Pro Skin – Creme Anticelulite Fit Redux e o Hidrorregulador de pH com Prata Coloidal. 

Deixe uma resposta