Skincare para gestantes: pode ou não pode?

Skincare para gestantes: pode ou não pode?

A espera de um bebê é um momento de muitos cuidados na vida da mulher, inclusive com a pele. As mudanças hormonais na gestação ocasionam manchas no rosto, inchaço e estrias. Muitas vezes, por conta do cansaço em virtude da gestação, as futuras mamães acabam abandonando o skincare. 

Por outro lado, muitas mulheres sentem receio de cuidar da pele por não saberem se os produtos utilizados vão fazer mal para o bebê. É fato que existem restrições nesse período, principalmente ao uso de itens tópicos – e, por isso, a importância de fazer o acompanhamento com o médico para evitar o contato com alguma substância inapropriada.

Como montar uma rotina de skincare para gestantes?

A pele da mulher grávida é sensível por causa da variação hormonal, e é comum que durante a gestação apareçam espinhas e cravos no rosto e no colo. Outra possibilidade real é o desenvolvimento de melasma, que ocasiona manchas na pele. É essencial montar uma rotina de skincare para tratar e hidratar o rosto de maneira preventiva para que esses incômodos não surjam – ou não causem tanto impacto.

E o que tem que ter nessa rotina? Vamos lá:

Esfoliação

A esfoliação durante a gravidez é bem-vinda, pois permite eliminar células mortas, impurezas e cravos, favorecendo uma pele mais lisa e com melhor elasticidade. Para essa etapa, indicamos o uso do Peeling de Quartzo Esfoliante Facial da Mutari Pro Skin. 

Elaborado com alantoína, cristais de quartzo + alumina, semente de maracujá e mentol, o produto pode ser utilizado tranquilamente pelas gestantes, pois não agride a pele (nem o feto!), corrige imperfeições e promove a desobstrução dos poros. 

Além disso, o esfoliante tem propriedades anti-inflamatórias e anti-irritantes, proporcionando frescor, aparência luminosa e controle eficaz do brilho e oleosidade.

Tonificação da pele

Após a esfoliação mecânica no rosto, a grávida precisa tonificar e equilibrar o pH da pele. O Hidrorregulador de pH com Prata Coloidal, também da Mutari Pro Skin, faz isso muito bem, já que é enriquecido com água de coco, PCA sódico e Prata Coloidal. 

Esse produto, indicado a todos os tipos de pele, hidrata, tonifica e promove ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antifúngica, ajudando a combater inúmeros desconfortos como acne, micose, erupções solares, lesões cutâneas e dermatite.

Hidratação e combate às rugas

As gestantes não só podem como devem tratar rugas e linhas de expressão. Durante a gravidez, as noites mal dormidas, a fadiga e as muitas preocupações tendem a deixar a pele mais cansada e com marcas. 

Por isso, é interessante utilizar um produto com vitamina C, como  o Lifting Facial Serum Antirrugas da Mutari Pro Skin, que renova, hidrata e ameniza os sinais de cansaço, além de firmar e reduzir o inchaço da região. 

O produto ainda estimula a produção de colágeno, dando mais firmeza e promovendo o efeito lifting.

Cuidados com a área dos olhos

A região dos olhos é bem impactada durante a gravidez. A gestante fica com a região mais inchada, com bolsas e olheiras, em virtude do cansaço e das mudanças corporais. Tratamentos para a região dos olhos são possíveis durante esse período e os resultados tendem a ser bem eficientes.

O mais importante é buscar ativos que sejam capazes de melhorar o contorno dos olhos, preenchendo linhas de expressão e rugas. É o caso do Sérum Firmador Contorno dos Olhos, da Mutari Pro Skin. 

Com ação antiaging e anti-inflamatória, ele reduz olheiras, bolsas e inchaço, além de trazer luminosidade à região.  Além disso, tem ação antifadiga e antioxidante, podendo ser utilizado também para aumentar o volume labial.

Proteção solar

Protetor é pra todo mundo, mas a gestante que já tem tendência a melasma não pode deixar de usar o protetor solar diariamente. Ele é a melhor solução para proteger a pele dos raios ultravioletas que causam manchas, irritação e até mesmo câncer de pele.

Existem produtos que vão além da sua funcionalidade básica de proteger dos raios UVA e UVB, como é o caso do Fotoprotetor Absolut 360°, da Mutari Pro Skin. Além de atuar contra a luz solar, o produto também protege a pele contra a luz digital, presente em celular e computador, e tem longa durabilidade.

Mais que isso: sua fórmula é leve, livre de óleo e com efeito mate que uniformiza a pele, minimiza o surgimento de manchas e contém niacinamida, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

Todos esses produtos são muito seguros e podem ser utilizados por grávidas em qualquer etapa da gestação, mas isso não significa que produtos de outras marcas também sejam. Por isso, antes de utilizar qualquer um deles, verifique com seu obstetra as implicações que podem trazer ao feto.

No mais, manter uma rotina de skincare na gravidez é possível e necessário. Basta seguir o passo a passo e contar com os produtos da Mutari Pro Skin, que vão te deixar ainda mais radiante nessa fase da vida. 

Deixe uma resposta