Relação entre estresse e cabelo

Você está visualizando atualmente Relação entre estresse e cabelo

As atividades realizadas no decorrer da rotina, às vezes, cobram muito esforço. E, nesses dias de muito empenho, não tem como evitar: o estresse toma conta do corpo – e algumas pessoas chegam, literalmente, a ficar “descabeladas”.

O estresse é uma condição bastante comum, principalmente na atualidade. E, dependendo da intensidade, ele pode causar diversas reações no organismo, como dificuldade para dormir, envelhecimento da pele, acne e unhas frágeis.

O que você talvez não saiba é que o excesso de preocupação também acaba prejudicando, e muito, a saúde do cabelo. Muitas vezes os fios perdem o brilho, ficam mais quebradiços e menos elásticos.

Relação entre o estresse e a saúde capilar

Quando pensamos nos possíveis agentes danificadores dos fios, as primeiras coisas que vêm à cabeça são os fatores externos (poluição, raios solares e umidade) e/ou os procedimentos químicos (progressiva, tinturas, alisantes e baby liss).

Porém, o estado emocional também influencia na saúde capilar. Aí, não tem jeito. Não importa quantos procedimentos químicos você fizer, se não se atentar ao cuidado emocional, as madeixas vão continuar danificadas.

Entre os principais problemas que o estresse gera nos fios estão:

  • Aparecimento precoce de cabelos brancos (#quemnunca);
  • Queda de cabelo;
  • Fios quebradiços.

Até aí, nada de novo – qual é a relação entre o estado emocional e essas consequências?

A explicação, como sempre, está na ciência.

O nosso corpo produz uma célula chamada melanócito. Esse microrganismo tem a responsabilidade de conferir a coloração dos pelos do corpo. Simultaneamente, no sistema nervoso, temos a presença de uma substância chamada noradrenalina, que interfere na condição do humor.

Quando o melanócito entra em contato com a noradrenalina, ele se multiplica rapidamente. A junção pode ocasionar o crescimento de fios brancos beeeem antes do esperado.

Além disso, o estresse também pode causar a queda capilar. Isso porque situações de alta tensão fazem com que o corpo produza uma dose maior de cortisol – hormônio do estresse – e uma das reações a essa produção é a queda do cabelo.

Por fim, passar momentos estressantes também pode resultar em fios quebradiços. E, sim, existe uma diferença enorme entre uma coisa e outra.

O que são fios quebradiços?

Queda de cabelo é completamente diferente de fios quebradiços. Os fios de cabelo quebram naturalmente devido à renovação capilar, #fato. Uma pessoa pode perder cerca de 50 fios de cabelo por dia devido a esse processo e continua tudo bem.

Porém, quando você percebe que o fio não está rompendo por inteiro, mas, sim, em sua estrutura, isso pode ser um sinal de quebra do cabelo – além de outros indicadores, como a presença de frizz, pontas duplas e fios secos.

As causas da quebra capilar são várias, mas ganham destaque a falta de hidratação do cabelo e a exposição dos fios a procedimentos químicos – como a progressiva e os alisamentos.

Como evitar a quebra dos fios? 

Para evitar que o seu cabelo fique fragilizado é preciso apostar no cuidado diário e, principalmente, no uso dos produtos certos.

O tratamento começa já no banho. Quando for fazer a aplicação do shampoo e condicionador, atente-se para fazer movimentos delicados, de cima para baixo. Evite fazer o enxágue com água muito quente, pois isso pode danificar – e muito – a saúde dos fios.

Na hora de pentear as madeixas, comece de baixo para cima. Quando escovamos da raiz para as pontas, o risco de os fios romperem é muito maior do que quando o procedimento é feito no sentido contrário.

Além disso, se você for usar secador ou chapinha, não se esqueça de usar um protetor térmico. Por razões óbvias: ele é essencial na proteção dos fios contra a alta temperatura da secagem e alisamento.

Por fim, escolher os produtos certos é a melhor maneira de garantir o brilho e a força da cabeleira. E nós não poderíamos finalizar esse texto sem dar essa dica maravilhosa: existe uma linha inteirinha da Mutari dedicada especialmente para o cuidado dos fios fragilizados.

Mutari salvando o dia – e os fios

A linha Therapy Professional, da Mutari, conta com seis produtos que agem potencializando e fortalecendo os fios com dupla camada de nutrição. É isso mesmo que você ouviu – ou melhor, leu.

“Ah, Mutari, mas não tô podendo ir ao salão, quarentena #ficaemcasa, etc.!”, você diz. E tudo bem! É por isso que dizemos que salvamos o dia. 🙂

A Mutari também tem a linha Therapy Everyday. Nessa linha, você vai adquirir um shampoo, uma máscara e um creme para pentear de uso diário. Quando você puder voltar ao salão, a linha profissional e a Everyday são complementares. Até lá, pode confiar: a Therapy da sua casa vai dar conta do recado.

E nem precisa esperar tanto para ver os resultados, já que a diferença é visível desde a primeira aplicação.

Pois é. O estresse pode influenciar na saúde capilar e não tem como mudar isso. Contudo, super dá pra,cuidar dos fios, da saúde mental e, claro, de todo o resto. Pelo menos para a cabeleira, você pode contar com a gente. 😉

Deixe um comentário