O que faz um cabeleireiro?

O que faz um cabeleireiro?

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas o cabeleireiro exerce funções muito mais amplas que o próprio nome sugere. Ele é o profissional responsável por valorizar a imagem de homens e mulheres a partir de cortes, colorações e penteados que valorizam o rosto do cliente.

A gente sabe: um bom corte ou tratamento capilar faz toda a diferença no visual, melhorando a autoestima e realçando todas as características positivas, certo? Por isso a necessidade de o profissional estar sempre atualizado e engajado nas últimas tendências.

Nesse artigo especial que preparamos para você, vamos falar sobre:

– A importância da profissão do cabeleireiro;

– O que faz um cabeleireiro;

– Diferenciais que o cabeleireiro deve ter;

– Dicas para se tornar um cabeleireiro de sucesso.

Se você tem interesse em se tornar cabeleireiro ou cabeleireira, leia até o final o conteúdo que preparamos especialmente para te ajudar durante a jornada.

A importância da profissão do cabeleireiro

Sem dúvida, ir a um salão de beleza é uma das grandes paixões dos brasileiros – e, principalmente, das brasileiras! Afinal, o trabalho realizado nesse ambiente tem o poder de transformação e da renovação que impacta direta e positivamente na autoestima.

Isso porque todos os dias tem alguém arrumando o cabelo, mudando a cor ou o estilo do corte, além de investir em tratamentos que ajudam a dar mais brilho, força e crescimento às madeixas. Para isso, o profissional cabeleireiro está sempre disponível para responder dúvidas, informar sobre os procedimentos, aconselhar o cliente e, por fim, executar a tarefa.

Dessa maneira, é impossível sair de um salão da mesma forma que entrou. Os tratamentos promovidos pelo profissional não só deixam o visual diferente como conferem mais confiança, otimismo e amor próprio a cada cliente. 

O que faz um cabeleireiro?

Um bom profissional vai entender os desejos do cliente, aplicando as técnicas adequadas para a necessidade de cada tipo de cabelo. Abaixo listamos as principais funções de um cabeleireiro e a importância de cuidar não somente da aparência, mas, também, da saúde dos fios:

Corte

Um bom corte de cabelo tem o poder de mudar a aparência e trazer mais otimismo à vida da cliente. Para obter o resultado esperado, o cabeleireiro deve compreender não somente a técnica, mas associá-la ao formato do rosto e textura do fio para encantar quem se senta em sua cadeira. 

cabeleireiro de sucesso

Ou seja, o profissional pode realizar verdadeira arte nas madeixas da cliente, disfarçando características indesejáveis, dando volume e movimento aos fios e evidenciando pontos favoráveis ao rosto.

Coloração

Colorir os fios é mais complexo do que se pensa, pois envolve técnicas de aplicação e colorimetria, além de cuidado capilar. É indispensável optar pela inovação de produtos que conseguem excelentes resultados sem agredir o cabelo, já que promover transformação da cor é uma enorme responsabilidade do cabeleireiro.

Alisamento e escova progressiva

Alisamento e progressiva são procedimentos que têm a função de deixar o cabelo mais liso e com menos volume. Contudo, para obter o efeito esperado e ainda preservar a saúde dos fios, o profissional deve realizar o teste da mecha.

Ele consiste em descobrir se o fio está pronto para receber a química.

Além disso, o cabeleireiro deve utilizar produtos de qualidade, sem formol, que tratem as madeixas, evitando o aumento do frizz, a fragilidade do couro cabeludo e o corte químico.

Tratamentos capilares

Cabelos secos, oleosos, com ponta dupla, sem brilho, com queda e porosos podem invadir a cuca de qualquer pessoa – mas somente um bom profissional cabeleireiro consegue indicar produtos e tratamentos que possam recuperar a saúde dos fios.

Escolha dos melhores produtos

Sim, é função do cabeleireiro escolher os melhores produtos para trabalhar! Afinal, uma linha com ativos eficientes faz toda a diferença no tratamento capilar, levando a resultados realmente duradouros.

A busca por fornecedores sérios e comprometidos é a chave para o sucesso do trabalho do cabeleireiro, já que parcerias são essenciais para não deixar ninguém na mão – e evitar o risco da perda de clientes. 

Na hora de escolher seu fornecedor, lembre-se que preço e qualidade devem andar juntos, com o objetivo de garantir rentabilidade para o profissional e satisfação para o cliente.

Nesse sentido, a Mutari produz linhas completas para salões de beleza com distribuição feita por consultores especializados e engajados no propósito da marca. Nossos produtos se destinam à transformação da forma e cor, finalização e manutenção da beleza dos cabelos.

Todas as nossas linhas capilares são fabricadas com o rigor das normas técnicas e aprovadas pela ANVISA. Portanto, entregamos produtos de eficácia comprovada, acompanhados por supervisão técnica e destino de investimento constantes em inovação, tecnologia e matéria-prima, tanto importada quanto nacional.

Diferenciais que um bom cabeleireiro deve ter

Quem trabalha como cabeleireiro sabe que a área está cada vez mais promissora. Clientes que antes buscavam o profissional apenas para cortes e escovas procuram agora por outros tipos de serviços, como descoloração, coloração, mechas, penteados, transição capilar e tratamentos.

Isso quer dizer que as demandas de um cabeleireiro estão bem diversas – e os clientes precisam de profissionais mais preparados para atender a todas elas.

Além do talento e habilidades naturais, um bom profissional deve ter outras características que o destaquem em um mercado cada vez mais competitivo. É importante se diferenciar e deixar uma marca positiva na vida das pessoas, entendendo detalhes que cativam e fidelizam a clientela.

Seja você uma pessoa nova nesse ambiente ou já bem experiente na arte de cuidar dos cabelos, confira os principais diferenciais que vão te dar ainda mais brilho e agenda cheia:

Capacitação constante

Não é porque você fez um curso de cabeleireiro que está apto a atuar em todas as áreas da profissão. Aliás, essa é uma área de constante inovação, por isso, a capacitação deve ser contínua. 

trabalhar como cabeleireira

Vale lembrar que o mercado lança novas técnicas e produtos o tempo todo. Por isso, o que você aprendeu há dois, três, cinco anos, pode estar defasado. Aplicar procedimentos obsoletos pode depor contra a sua capacidade de atuar – então, sempre busque formas de se atualizar.

Atente-se especialmente às ofertas de novos cursos, workshops, palestras, feiras e outros tipos de eventos do setor.

Saber ouvir

Ter uma escuta ativa é um dos grandes diferenciais para quem trabalha em salão. Isso porque o cliente, na maioria das vezes, tem uma ideia daquilo que quer, mas não consegue expressar com palavras os seus desejos.

Por isso, o profissional deve estar atento à linguagem não verbal, aos modelos trazidos por eles e, principalmente, ter uma análise crítica em relação à demanda solicitada, já que nem todas as técnicas são aplicáveis a todos os tipos de cabelo.

Atuar com sinceridade

Um bom cabeleireiro deve garantir que o cliente saia satisfeito do seu salão; por isso, sinceridade é tudo. 

Como mencionamos acima, algumas técnicas, cores e cortes não são aplicáveis em determinados tipos de fios, seja porque o cabelo está fragilizado ou por não combinar com o estilo e formato de rosto da cliente.

Não vale a pena arriscar a sua credibilidade só para não perder o serviço. Seja sincero, falando da impossibilidade de realizar o trabalho da maneira que a pessoa idealizou e não se furte a falar das possíveis consequências adversas, caso a cliente insista.

Valorizar o diagnóstico capilar

Antes de iniciar qualquer processo ou indicar produtos para as suas clientes, é importante realizar o diagnóstico capilar. Trata-se de um importante recurso que tem por objetivo examinar a saúde e resistência dos fios, identificando possíveis problemas no couro cabeludo.

Assim, o valor do procedimento ou a vontade de executá-lo nunca deve falar mais alto que a indicação do melhor produto para o cabelo, segundo o diagnóstico capilar, e o faturamento.

Saber lidar com os erros

Os erros fazem parte do processo de aprendizado, mas nem por isso precisam ser reforçados. Acontece muito de um profissional ter que consertar a falha que outro cabeleireiro cometeu – e, diante disso, não há necessidade de falar mal do colega de profissão. 

Quando acontece, ficam claras para o cliente as consequências de um descuido ou da falta de comunicação assertiva. Por isso, busque acalmar a pessoa e explicar o que aconteceu e o que pode ser feito para melhorar o resultado.

É importante orientar o que vai ser feito para consertar o erro, preservando a boa relação com a cliente.

Trabalhe com produtos de qualidade!

Mais uma vez, a escolha dos produtos do salão de beleza pesa muito como diferencial positivo. De nada adianta possuir um vasto conhecimento sobre técnicas de coloração, relaxamento, alisamento e tratamentos capilares, se os produtos utilizados nos procedimentos não oferecem segurança ou resultados eficazes.

Por isso, busque por marcas que investem em pesquisa e inovação, como a Mutari. Aqui contamos com tecnologia avançada, qualidade e segurança, oferecendo ao cabeleireiro linhas completas de tratamento e transformação capilar, de modo eficaz e absolutamente saudável.

Dicas para se tornar um cabeleireiro de sucesso

A profissão de cabeleireiro é uma das mais solicitadas no mercado da beleza, já que o simples fato de se sentar em uma cadeira de salão de beleza e entregar ao profissional a responsabilidade sobre sua autoestima faz uma enorme diferença na vida das pessoas.

E não estamos falando só de estética: saúde física e mental também dão as caras em cada necessidade de mudança capilar. 

Embora a área seja extremamente promissora, o sucesso não é garantido para todos os profissionais. O mercado está concorridíssimo e o cabeleireiro precisa ter muitas outras qualificações para expandir seus horizontes.

Para você alcançar todos os objetivos nessa área tão respeitada, separamos algumas dicas:

Seja organizado|a

Organização nessa área é tudo! Não adianta ter inúmeros diplomas, gostar do que faz e ser um ótimo profissional se o negócio não flui porque a gestão do salão, em si, é uma bagunça. Nesse cenário, você tem tudo para deslanchar na carreira, mas isso não acontece por conta da desorganização.

É preciso estar atento ao fluxo de caixa, aos horários dos clientes e às quantidades de produtos utilizados no salão de beleza. Por isso, utilize uma planilha eletrônica ou um software de gestão para fazer o controle do que acontece no dia a dia. Usar um planner manual também pode ser uma boa ideia.

Invista em marketing digital

Em um período tecnológico como o que vivemos atualmente, não é preciso gastar milhões em propaganda para tornar o seu trabalho conhecido. As ferramentas digitais estão aí para apoiar o empreendedor na divulgação de seus serviços.

Por isso, faça uso das redes sociais, blogs e aplicativos para se posicionar no mercado. Além de gerar conteúdo de qualidade, você divulga seu trabalho, promove engajamento com os visitantes e realiza promoções, entre outras estratégias essenciais para a sua profissão.

Foque no atendimento personalizado

O atendimento apressado e mecânico, com o objetivo apenas de receber pelo serviço e despachar a clientela, não é nada agradável. Busque realizar cada serviço com calma e de forma personalizada, explicando o passo a passo e enaltecendo todos os cuidados para que os resultados sejam compatíveis com os desejos do cliente.

gestão de salão

É preciso ter em mente que o cabeleireiro não trabalha apenas com o tratamento dos fios, mas com a autoestima da pessoa que está recebendo o atendimento. Por isso, dê o máximo de sua atenção e carinho! 

Faça parcerias confiáveis

Batemos nessa tecla de novo? Sim! Porque ela é MEGA importante! 

Um cabeleireiro não se faz sozinho. É preciso construir parcerias para garantir um serviço eficiente, inovador e que respeite as características de cada cliente. É por isso que você pode confiar na Mutari, que está no mercado há mais de 20 anos e tem o compromisso de oferecer ao profissional da beleza linhas completas de tratamento e transformação capilar, como progressivas, coloração, shampoos, cremes e finalizadores para todo o tipo de fio.

Isso tudo é possível porque contamos com tecnologia avançada, inovação, controle de qualidade, segurança e eficácia comprovada, ajudando você, cabeleireiro, a ter uma jornada de sucesso.

Além de produtos, a Mutari te ajuda a se qualificar!

Se nas parcerias você pode contar com a gente de olhos fechados, atente-se também para nossos cursos de especialização e qualificação. Promovemos treinamentos e demonstrações técnicas na Casa Mutari, com encontros presenciais, e na Academia Mutari, a partir de vídeos curtos feitos com nossa equipe técnica e embaixadores.

Ser um cabeleireiro de sucesso só depende do seu esforço para aprender o lado teórico e, na prática, dar o seu melhor. Nunca se esqueça que, para além do “saber fazer”, saber como fazer – com carinho, dedicação, cuidado e preocupação com cada expectativa de cliente – é primordial para continuar anos e anos na profissão.

Quer saber mais sobre a nossa marca, nossos cursos e também nossas linhas de produtos?  Entre no site da Mutari ou visite nossa loja virtual. E, se ainda tiver alguma dúvida sobre a profissão de cabeleireiro, deixe nos comentários que desenvolveremos artigos relacionados para te dar as respostas!

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