Dicas de planejamento de sucesso para a reabertura dos salões da beleza durante e pós pandemia

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Uma coisa é certa: não está sendo fácil para ninguém. Desde que foi decretada a pandemia do coronavírus, em março de 2020, boa parte dos empreendimentos no ramo do bem-estar tiveram que dar uma pausa em suas atividades e respeitar a quarentena.

Serviços, inicialmente, considerados não essenciais, como os salões de beleza, pararam de funcionar. Após alguns meses de isolamento, muitas cidades já se programam para a retomada desse setor tão importante, principalmente para o público feminino.

Para que a reabertura dos salões aconteça de forma segura, proprietários e funcionários devem seguir todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde. Isso significa adotar o uso de máscaras, álcool em gel e não permitir aglomeração no estabelecimento.

No entanto, não basta, apenas, seguir as regras; para que você tenha sucesso, é preciso se planejar. Afinal, não é prudente, simplesmente, abrir o salão no dia estipulado e esperar os clientes chegarem naturalmente, como se nada tivesse acontecido.

Veja nossas dicas de planejamento para a reabertura do seu salão, durante e pós-pandemia.

Avalie seu estoque de produtos

Após um longo período de portas fechadas, é possível que você não se lembre dos itens disponíveis em estoque. Dessa forma, verifique as datas de validade e quantidade de produtos. Faça uma avaliação e veja o que precisa ser reposto e o que necessita ser descartado.

Faça uma lista de tudo que precisa ser comprado

Existem algumas profissionais que receiam investir em seus estabelecimentos por acreditarem que a frequência vai ser baixa. Mas não se deixe vencer pelo pessimismo! Existem salões de beleza, em alguns locais no Brasil,  que já estão com a agenda cheia para a primeira semana de reabertura.

Isso acontece porque, após um período de confinamento, muitas mulheres precisam recuperar a saúde da pele, dos cabelos e principalmente da autoestima. Afinal, por mais que as pessoas venham se cuidando em casa, a mão de um bom profissional sempre faz a diferença.

Para te ajudar a montar a lista dos #temqueter, a Mutari sugere os seguintes itens:

  • Linha Easy Nutrit SOS Louros, que auxilia na reconstrução nutritiva dos fios descoloridos;
  • Linha Black Mult Cachos, que nutre, hidrata, define , ou seja, atende todas as necessidades das cabelos ondulados, cacheados e black power;
  • Linha Blond Vegan, para alinhamento, matização e progressiva sem formol para fios louros – efeito botox;
  • Suplemento Power Hair para fortalecimento, restauração e nutrição da fibra capilar;
  • Linha Top Coat para tratamento profundo, redução de frizz, redução de volume sem química  combate à opacidade e ressecamento da fibra;
  • Linha Therapy M. Pantenol, que  reconstroi interna e externamente os fios, devolve o brilho, a maciez e o balanço dos fios;
  • #Indispensável, nosso finalizador desfrisante e multifuncional;
  • Óleo de Argan, para  nutrição  profunda, hidratação, reparação capilar e proteção contra as agressões externas.

Caso o seu salão trabalhe com estética corporal, inclua na lista os dermocosméticos  da linha Pró Skin e, também, a linha de limpeza de pele Face Clean.

Limpeza do ambiente

Antes da reabertura do salão, reserve um ou dois dias para fazer uma boa limpeza no ambiente. Deixe janelas e portas abertas, para melhorar a ventilação. Se possível, retire cortinas, tapetes, revistas, caixas e tudo que possa acumular poeira e dificultar a limpeza do local.

Para isso, garanta que o ambiente e os itens de trabalho sejam higienizados com água e sabão, solução com água sanitária ou  álcool gel 70%.

Lembre-se que a limpeza do salão deve ser frequente, principalmente em tempos incertos como esse que estamos vivendo. Sempre que possível, faça uma “limpeza express” após cada atendimento.

Monte um plano de trabalho

Tenha em mente que nada será como antes. A forma de executar o trabalho irá mudar. Afinal, é imprescindível manter a sua segurança, dos seus colaboradores e dos clientes.

Essa adaptação pode ser difícil no início, mas também pode ser organizada a partir de um plano de trabalho, que deve ser divulgado entre todos da equipe. Nele, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Disponibilize máscaras para todos que frequentam o salão, inclusive os clientes;
  • O profissional que optar pela máscara de pano deve permanecer com ela por, no máximo, 3 horas. Após esse período deve ser trocada;
  • Desinfete todos os equipamentos utilizados após atendimento de cada cliente;
  • Higienize as mãos frequentemente;
  • Inclua o jaleco descartável na sua rotina de trabalho;
  • Não compartilhe itens pessoais entre colaboradores e clientes, como copos e xícaras de café;
  • Os profissionais devem ficar com os cabelos presos em uma touca e ter as unhas sempre limpas;
  • Troque de roupa ao chegar e sair do salão. A vestimenta utilizada nos atendimentos deve ser transportada em um saco plástico fechado;
  • Evite acessórios, como pulseira, anéis e relógios.

Tenha uma estratégia de divulgação

A reabertura dos salões de beleza é uma ação aguardada por todos. No entanto, seus clientes precisam saber como você participará dessa retomada de atividades. Por isso, utilize suas redes sociais para a divulgação das condutas de atendimento.

Além dos dias e horários de funcionamento, informe os procedimentos adotados no estabelecimento:

  • Atendimento com hora marcada;
  • Permissão de apenas 2 clientes por vez, dependendo do tamanho do salão;
  • Obrigatório o uso de máscara;
  • É preciso desinfetar as mãos com álcool em gel e os sapatos com um borrifador;
  • Pausa entre um horário e outro para a higienização do ambiente;
  • Desmarcar o agendamento caso o cliente apresente sintomas como tosse, febre, dor de cabeça e no corpo.

Sabemos que se adaptar a esse “novo normal” não será fácil, mas, o mais importante, nesse momento, é o cuidado com a saúde e com a gestão do seu negócio. E, mesmo com todo o isolamento, o que não mudou foi o carinho que a Mutari tem por todos os profissionais da beleza.

É por isso que estamos sempre aqui para te ajudar no que precisar. Conte sempre com a gente.

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