Como fazer banho de brilho em casa

Como fazer banho de brilho em casa

Quem nunca sentiu desânimo quando o cabelo não colabora? Principalmente quando a gente tenta de tudo, mas os fios insistem em ficar ressecados, opacos e desbotados… Nesse cenário, um bom banho de brilho vai reavivar a cor, hidratar e fazer com que suas madeixas fiquem dignas de capa de revista.

E tem mais: dá pra fazer banho de brilho em casa, a partir de uma técnica específica e a utilização dos produtinhos certos. 

Mas o que vem a ser “banho de brilho”?

O banho de brilho é um tratamento que pode ser realizado em todos os tipos de cabelo, tingidos ou não. O objetivo é recuperar o brilho e prevenir o desbotamento da cor dos fios, deixando-os com uma aparência mais saudável. 

Além disso, a técnica devolve nutrientes que as madeixas perdem com a ação do sol, poluição, água do mar, piscina e ferramentas térmicas, como secador e chapinha. 

Os efeitos do banho de brilho são fantásticos! Além de deixar os fios macios, restaurados e cheios de vida, a prática também é recomendada para: 

  • Cabelos tingidos que não usam filtro solar e nem shampoos para cabelos tintos, o que interfere diretamente no desbotamento;
  • Fios lavados diariamente;
  • Para quem fica muito exposto ao sol, piscina e mar, agentes que desbotam os fios;
  • Para reavivar a cor e o brilho dos cabelos.

Antes de realizar o tratamento, por exemplo, com máscaras tonalizantes, verifique se a raiz está pedindo retoque. Como o banho de brilho realça a cor dos fios, vai evidenciar qualquer diferença de tonalidade da raiz e do restante do cabelo. Por isso, aplique a tinta de costume para não dar diferença ou deixar as madeixas manchadas.

Passo a passo para um banho de brilho perfeito

O banho de brilho é uma técnica relativamente simples que pode ser feita em casa e com excelentes resultados. Mas, para isso, você precisa escolher bem os produtos a serem utilizados para que os efeitos sejam surpreendentes. 

Veja nossas dicas certeiras: 

Limpeza dos fios

A lavagem prepara os cabelos para o banho de brilho. Por isso, ao fazer a higienização, prefira um shampoo que limpe com profundidade o couro cabeludo e remova os resíduos de produtos dos fios sem agredi-los, como o Top Coat, da Mutari.

Além de remover a sujidade e proporcionar sensação de frescor, o shampoo nutre e melhora a circulação do couro cabeludo, evitando o ressecamento e preparando os fios para receber o tratamento.

Após lavar os cabelos, retire o excesso de água com uma toalha e prepare os produtos para o banho de brilho

Tratamento e brilho

Na hora de reavivar a cor de seus cabelos e sair desfilando por aí com os fios brilhantes e sedosos, você pode optar por utilizar máscaras tonalizantes, dessa forma seus cabelos ficaram radiantes e bem mais saudáveis.

A Mutari possui as Color Mask Kerafhasion, máscaras com o poder de tonalizar seus fios sem nenhum agente químico, perfeitas para realizar o banho de brilho em seus fios.

A cartela de cores das Color Mask possui 7 tonalidades, sendo uma delas destinada a matização de cabelos loiros.

Veja quais são elas e escolha a que irá atender melhor a cor de seus cabelos:

Color Mask Cobre: para intensificar, tonalizar e reavivar a cor dos cabelos acobreados, deixando-os  brilhantes e tratados.

Color Mask Canela: para reavivar a cor dos cabelos marrons frios, intensificando a cor dos fios, doando muito mais brilho e durabilidade da cor.

Color Mask Marsala: Tonalizar e intensificar a cor dos cabelos acaju e castanho violeta. Com ação antioxidante e selamento das cutículas, deixando os cabelos revitalizados e com brilho maravilhoso.

Color Mask Red: perfeita para cabelos vermelhos, que com as lavagens desbotam com facilidade. Ela reaviva e devolve aos fios cor e luminosidade.

Color Mask Âmbar: indicada para cabelos castanhos. Ela doa brilho, sedosidade e maciez aos cabelos, deixando os cabelos muito mais bonitos e com a cor realçada.

Color Mask Chocolate: intensifica, tonaliza e reaviva a cor dos cabelos chocolates, marrons quentes e castanhos.

Color Mak Violet: indicada para cabelos loiros que necessitam da neutralização de reflexos indesejados, como, dourados e alaranjados. Além de matizar os fios ela protege contra agressões externas, devolvendo brilho e sedosidade aos cabelos loiros.

Escolha bem os produtos, pois são eles que vão fazer a diferença na mistura. 

Existem também máscaras de tratamento que realçam a cor dos fios e selam as cutículas, deixando os cabelos com brilho excepcional e fios super saudáveis sem conter pigmentos.

Dessa maneira, destacamos a Máscara Top Coat Polished Effect, da Mutari. Mais que um produto para hidratar os fios, ela possui sistema inteligente BioAcetum em sua formulação que promove o efeito de nenhum fio fora do lugar e muito brilho. 

Além disso, contém ativos reparadores que agem no perfeito selamento cuticular, no controle do frizz e no combate à opacidade e ressecamento da fibra capilar.

A Máscara Top Coat proporciona outros benefícios, como restauração dos cabelos secos e enfraquecidos, redução da porosidade, ação antioxidante, brilho reflexivo e proteção térmica.

Outro produto recomendado para essa parte do processo é o Intracell Ouro, formado por silicones especiais e ésteres vegetais não gordurosos que formam um filme sedoso sobre fios, proporcionando brilho e maciez. A indicação é de 4ml do produto para 20 gramas de máscara.

Finalização

Após seguir corretamente o modo de uso dos produtos, tire o excesso de água e aplique de 5 a 8 gotas do Sérum Cristal Effect Top Coat, da Mutari, para finalizar o tratamento.

Esse finalizador previne quebra e pontas duplas, hidrata, revitaliza e rejuvenesce os fios, criando uma camada protetora contra agressões externas e fontes de calor. Ultra umectante, o Sérum da Mutari tem textura leve e toque sedoso, sem dar aquela aparência pesada aos cabelos. 

O que achou das nossas dicas? Vai fazer banho de brilho em casa? Caso queira experimentar, passe em nossa loja virtual e compre os produtos que citamos nesse texto – e que vão dar aos fios um resultado incrível. Temos certeza que você vai amar!

Deixe uma resposta