Relação entre autoestima e saúde capilar

Você está visualizando atualmente Relação entre autoestima e saúde capilar

Quem pensa que o aspecto do cabelo não interfere na autoestima nunca passou por períodos em que ele não se acalma – ou não gosta de ter cabelo! Durante os séculos as mulheres foram incentivadas a ver nos fios sua força vital, e é por isso que gostamos de cuidar tão bem deles. 

Aí, naqueles dias em que acordamos com o fio áspero, sem brilho e maleabilidade, a vontade é de nem sair da cama. Existe até uma expressão em inglês para isso: o bad hair day, ou seja, dia ruim do cabelo, é muitas vezes responsabilizado por nada dar certo.

“Perdi o ônibus, me molhei na chuva, terminei meu relacionamento – isso sim é um bad hair day!”, dizem por aí. 

Exageros e brincadeiras à parte, o fato é que o cabelo molda o nosso rosto e faz parte da nossa identidade, além de ser símbolo de empoderamento. Quantas vezes as mulheres não mudaram as suas atitudes começando pelas madeixas, como pintar os fios depois de um acontecimento de vida?

Cabelos e autoestima andam juntinhos

A autoestima é uma avaliação que temos de nós mesmas, na forma como nos enxergamos. Isso acaba refletindo em todos os segmentos da vida.

Ao contrário do que muitos pensam, cabelo não é só estética: ele transmite autoconfiança, personalidade, motivação e está muito ligado à saúde. O estresse e a ansiedade, por exemplo, podem causar caspa, queda e afinamento dos fios.

Nos últimos anos, as mulheres (e muitos homens cabeludos!) abraçaram as campanhas de doação de cabelo para a confecção de perucas distribuídas para mulheres em tratamento quimioterápico, que acabam perdendo os fios. Se fosse só uma questão de estética, ninguém ligaria para isso, nem as mulheres em tratamento. Mas a relação entre nossa essência e nosso cabelo vai muito além do superficial e volátil “universo da beleza”.

A saúde capilar é um fator que interfere na autoestima da mulher. Um dos motivos é simples: o cabelo é uma das primeiras coisas que enxergamos quando olhamos no espelho, moldando nosso rosto e nossa identidade. Quanto menos cuidado ele estiver, mais a pessoa pode se sentir abalada.

O que fazer para melhorar a saúde do cabelo?

Se a saúde dos seus fios está fragilizada, é hora de procurar ajuda profissional. 

É até normal que o cabelo dê uma caída vez ou outra, “faça birra” e não obedeça aos seus comandos de tratamento. Bad hair days podem durar mais do que a gente imagina! E, se o problema persistir, é provável que esteja relacionado a dois fatores principais: mau funcionamento do organismo, talvez ligado ao desequilíbrio nutricional, ou você anda usando uns produtinhos errados…

Em relação ao primeiro aspecto, é interessante procurar um nutricionista para a avaliação clínica e laboratorial e até mesmo o médico dermatologista; afinal, várias são as possíveis causas da disfunção capilar. A boa alimentação é fundamental para uma cabeleira lindona. Quanto mais saudável estiver seu prato, mais os cabelos vão ficar fortes e bonitos.

Mas quando o assunto é produto capilar de qualidade, a Mutari pode te ajudar. Afinal, a gente não pode esperar que o cabelo corresponda ao tratamento utilizando itens inadequados.

Nossa sugestão é a linha Suplemento Power Hair, que vai fazer exatamente o que você precisa: fortalecer os fios, estimular o crescimento e controlar a oleosidade. Ela é indicada principalmente para a nutrição dos danificados, já que devolve os nutrientes perdidos em processos químicos ou com os efeitos externos do dia a dia, como poluição e queima por raios solares.

Nem tudo o que afeta a nossa autoestima está ligada aos cabelos, mas por que não resolver esse item de uma vez por todas? O bad hair day vai existir às vezes, mas você não precisa se desesperar por isso. Com a Mutari, tem jeito pra tudo! 

Quer experimentar os produtos citados nesse texto? Entre em nossa loja virtual e compre com segurança e rapidez sem sair de casa.

Deixe um comentário