Dia do Cliente: O que fazer, dicas de ações para celebrar e fidelizar seus clientes!

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Ainda sem ideias sobre o que fazer no Dia do Cliente para celebrar e fidelizar de uma forma natural e que faça sentido no seu negócio? Vem conferir essas ações e fazer desta data um marco positivo na sua empresa!

O Dia do Cliente é uma data especial que merece ser celebrada, já  que é a oportunidade perfeita para expressar gratidão e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Comemorada anualmente em 15 de setembro no Brasil, a data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego.

O objetivo tinha tudo a ver com o que a data abre espaço hoje: homenagear os consumidores e, claro, abrir mais espaço para aproximá-los das marcas e das empresas.

Porém, é preciso estratégia para criar ações eficazes para a data não ser apenas mais uma no calendário.

Então, o que fazer no Dia do Cliente?

Nós sabemos que nem sempre é fácil traçar estratégias para as ações de Dia do Cliente, e, por isso, muita gente acaba voltando para a pergunta: o que fazer no Dia do Cliente?

Agir de forma estratégica nesse caso é essencial, isso significa planejar as ações que você quer colocar em prática com antecedência, dentro da realidade do seu negócio e de acordo com o seu público.

A partir desses três pilares: planejamento, disponibilidade de recursos e público, é possível realizar essas ações para o Dia do Cliente no seu negócio de distribuição ou revenda e alcançar resultados muito positivos.

Para entender melhor, elaboramos esses três tópicos:

  • Planejamento: aqui entra pensar quanto tempo e recurso você precisa para colocar a ação em prática, divulgar e fazê-la acontecer. Se for, por exemplo, um brinde, é hora de cotar valores e ver as possibilidades disponíveis.
  • Disponibilidade de recursos: aqui entra tanto a questão orçamentária quanto administrativa para suas ações. É preciso entender se haverá recursos compatíveis com as ações, ou seja, dinheiro suficiente para executar e também pessoal e tempo para o que for preciso.
  • Público-alvo: não menos importante, é preciso entender se a ação faz sentido com o seu público-alvo, ou seja, com a clientela que você tem hoje ou quer atrair. Isso também se relaciona com o seu nicho de mercado e tipos de produtos ou serviços ofertados.

Além disso, lembre-se que seguir esses pilares evita que você tenha prejuízos com essas ações, estourando orçamento ou não atingindo o público como gostaria.

Dicas de ações para fazer no Dia do Cliente

Agora que você já sabe porque é importante celebrar a data, confira a seguir nossas dicas de ações estratégicas de fidelização e relacionamento com o cliente.

Ofereça brindes personalizados

Uma ótima maneira de comemorar o Dia do Cliente é presentear seus clientes com brindes personalizados, como uma caneca, uma camiseta ou até mesmo um kit de amostragem dos seus produtos.

Além de demonstrar toda a sua gratidão e consideração, os brindes também ajudam a aumentar a visibilidade da marca e criar um sentimento de lealdade entre os seus clientes.

Faça um evento especial

A realização de um evento especial para comemorar o Dia do Cliente é um diferencial e tanto para o seu negócio.

Pode ser um happy hour, um workshop, uma palestra, uma sessão de degustação ou um mini curso sobre a aplicação de um determinado produto.

Essa é uma ótima oportunidade para interagir com seus clientes e conhecer mais sobre suas necessidades e desejos.

Além disso, um evento no qual o objetivo não é simplesmente a venda, é um ambiente propício para fortalecer os relacionamentos ao se aproximar e entender melhor sua clientela.

Compartilhe histórias de sucessos dos seus clientes

O compartilhamento das histórias de sucesso dos seus clientes é uma ação cheia de significado.

Isso acontece porque ela não apenas destaca o valor dos seus produtos ou serviços, mas, também cria senso de inspiração e pertencimento entre os clientes.

Aqui vale apostar em histórias e depoimentos publicados em redes sociais ou blogs, que mostram o quanto os clientes contribuem para o sucesso da marca.

Dessa forma você consegue trazer experiências valiosas e que fazem parte de algo muito maior do que um produto por si só: a satisfação pessoal e a realização de sonhos.

Envie mensagens de agradecimento

No Dia do Cliente envie mensagens personalizadas de agradecimento para cada um de seus clientes.

Você pode optar por enviar através de newsletter, postagem nas redes sociais, mensagens em grupos de canais de texto ou outras formas de contato que você utilize.

Apesar de ser simples, essa é uma ferramenta poderosa para o fortalecimento do relacionamento e a valorização da parceria com seus clientes, até mesmo no pós-venda.

Ofereça descontos e promoções exclusivas

Uma maneira eficaz de agradecer e homenagear seus clientes é também oferecer descontos e promoções exclusivas.

Além de ser uma forma de incentivar novas compras, a ação permite que você mostre que valoriza a parceria e está disposto a contribuir de alguma forma para que a pessoa continue sendo cliente.

Se você é um distribuidor que trabalha com entrega, frete grátis ou descontos em porcentagem, são ótimas opções para o Dia do Cliente. Inclusive, ambos benefícios podem estar atrelados a um determinado valor de compra.

Antes de mais nada, lembre-se dos pilares que citamos: planejamento, disponibilidade de recursos e público-alvo na hora de escolher a ação ou ações que você colocará em prática.

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