Princípios ativos mais eficazes nos dermocosméticos

Princípios ativos mais eficazes nos dermocosméticos

Muitos profissionais da estética utilizam dermocosméticos variados sem se atentar para os ativos de cada um. Contudo, o rótulo é bem importante – e está longe de ser apenas um detalhe. Afinal, é o princípio utilizado que pode garantir – ou não – a eficácia do resultado. 

De forma simplificada, os princípios ativos são substâncias que exercem efeito farmacológico ou terapêutico. Eles estão presentes em alimentos, plantas, remédios, cosméticos e dermocosméticos, sendo responsáveis por realizar o efeito medicinal nas pessoas.

Na cosmetologia e dermatologia, esses ativos agem para suprir as necessidades da pele. Repare que ao comprar qualquer produto cosmético, como maquiagem e cremes hidratantes, você vai se deparar com uma série de nomes no rótulo da embalagem. Alguns, inclusive, costumam vir em destaque, objetivando informar ao consumidor que as substâncias adicionadas à fórmula vão satisfazer as necessidades esperadas, como combate à flacidez, ação calmante e hidratação, entre outras.

Além dos princípios ativos utilizados nos laboratórios, os avanços em pesquisas fizeram chegar a novas substâncias e com finalidades ainda mais eficazes.

Outra inovação diz respeito à nanotecnologia, nome dado à manipulação de partículas muito pequenas que permitem a penetração dos ingredientes no tecido cutâneo sem criar algum tipo de barreira. Com isso, os ativos são liberados para exercer suas referidas funções.

Ativos mais eficazes na cosmetologia

Com o passar do tempo, as necessidades das pessoas vão mudando e a indústria de cosméticos precisa se adaptar às novas demandas não apenas da beleza estética, mas, também, da saúde.

Por exemplo: no passado, utilizávamos protetor solar para ir à praia, clube, praticar esportes ao ar livre ou para se proteger do sol nos dias mais quentes. Hoje sabemos que o item deve ser aplicado mesmo em dias mais frios e, inclusive, em ambientes fechados, já que a luz azul, que vem dos computadores e celulares, prejudica a pele.

Vamos falar hoje dos ativos mais utilizados pela indústria em geral, que são famosos por sua qualidade e poder de gerar satisfação no cliente. Por isso, claro, também fazem parte das produções da Mutari Pro Skin, uma seleção de produtos profissionais e de cuidados diários que contam com tecnologia avançada, inovação, qualidade e segurança. Veja!

Cafeína vetorizada

Esse princípio ativo é um combinado de cafeína e ácido manurônico, bastante utilizado como cosmético anticelulite devido à sua facilidade de mexer com as células de gordura.

A cafeína vetorizada está entre um dos principais ativos capazes de ultrapassar o extrato córneo da pele (camada mais externa da epiderme onde se concentra as células mortas), aumentando a circulação sanguínea, o que ajuda na redução de medidas e diminuição do grau de celulite

Planta carnívora

Substância de origem vegetal, a planta carnívora é composta por ácidos fenólicos, naftoquinonas e flavonoides que possuem propriedade anti-inflamatória. Muito utilizada para o tratamento de celulite, vem de uma planta específica, chamada Sundews, que tem pequenos tentáculos capazes de expelir uma secreção pegajosa de grande valor.

Tal líquido, que funciona como uma “cola para pegar bichinhos”, age nos dermocosméticos como um ativo que “come” gordura, sendo bastante efetivo na eliminação de gordura localizada, redução de medidas e manutenção da firmeza da pele.

Scopariane

É um ativo extraído da alga marrom Sphacelaria scoparia que tem ação metabólica e termogênica. Em linhas gerais, promove a vasodilatação, reduzindo gordura localizada, além de auxiliar na formação de fibras de colágenos e elastina, o que diminui a flacidez da pele.

Esses ativos estão presentes em quase toda a linha ProSkin da Mutari, como:

Criogel: estimulante firmador que promove resfriamento da pele e microcirculação, auxiliando no processo de lipólise e firmeza da pele. O Scopariane, associado à Cafeína Vetorizada, tem ação direta na diminuição da celulite e na tonificação do tecido.

Masso Redux: creme de massagem anticelulite que foi desenvolvido com a combinação de Cafeína Vetorizada e Planta Carnívora, sendo indicado para massagens modeladoras com ação na redução da celulite e gordura localizada

Booster: É um complexo de ativos lipolíticos, termogênicos e estimulantes do metabolismo celular. Combate sinais de celulite e da gordura localizada. A planta carnívora age diretamente no processo de adipogênese, diminuindo o acúmulo de gordura nas células e o tamanho dos adipócitos, melhorando a celulite e a textura da pele.

Fit redux: Combate o efeito casca de laranja e atua na manutenção dos tratamentos realizados através dos profissionais de estética. Atua de forma eficiente, restabelecendo a trama de colágeno e elastina que foi comprometida pela celulite, devolvendo a elasticidade e a firmeza da pele.

Prata coloidal

A prata coloidal é um ativo composto por água pura e nanopartículas de prata carregadas eletricamente. Elas não se dissolvem, permanecendo suspensas em meio líquido. Porém, mesmo não dissolvendo em água, as partículas não são visíveis a olho nu.

Os benefícios da prata coloidal são muitos, pois ela contém propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias. É bastante utilizada para tratar doenças como gripe e cistite – e, no caso dos cuidados dermatológicos, é de grande auxílio no tratamento de dermatite, lesões cutâneas, acne, micose e erupções solares.

Hidrorregulador de pH com prata coloidal da Mutari ProSkin é uma loção tônica balanceadora do pH enriquecida com água de coco e prata coloidal. Juntos, os ativos tonificam a pele antes, durante e após qualquer tratamento corporal ou facial. 

Além de hidratar e acalmar a pele, o Hidrorregulador de pH com prata coloidal também protege contra a ação de microrganismos patogênicos.

Cúrcuma

A cúrcuma é uma erva bastante conhecida na culinária brasileira. Também chamada de açafrão, essa planta apresenta uma série de propriedades farmacológicas, oferecendo inúmeros benefícios para a saúde.

Muito utilizada na medicina Ayurveda, é indicada para tratar condições como resfriados, sinusites, infecções bacterianas e até mesmo anorexia e reumatismo.

Na pele, ela tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana, atuando eficazmente como princípio ativo para produtos de tratamento estético. O Esfoliante Corporal a Seco da Mutari ProSkin, por exemplo, remove as impurezas e as células mortas da pele de forma suave, sem provocar microlesões.

Além dos ativos esfoliantes naturais de apricot, manteiga de karitê e extrato de guaraná, a presença da cúrcuma estimula os mecanismos de defesa contra o estresse oxidativo.

Já o Relax Therapy, também da Mutari ProSkin, tem em sua formulação a cúrcuma com o objetivo de promover nutrivitalidade, efeito antioxidante e prevenir estrias, além de profunda relaxoterapia e hidratação.

Os princípios ativos têm grande papel na eficácia dos dermocosméticos. Afinal, é através do combinado dessas substâncias que o cliente irá perceber o verdadeiro resultado.

Quer saber mais sobre os nossos produtos e sentir na pele a ação dos seus princípios ativos? Entre em nossa loja virtual e aproveite nossos descontos!

Deixe uma resposta