Por que escolher marcas que não testam em animais?

Por que escolher marcas que não testam em animais?

As pautas voltadas para sustentabilidade e respeito ao meio ambiente tem levado consumidores a repensar conceitos de compra e escolha das marcas. Acontece que indústrias que, em pleno século 21, ainda realizam testes em animais tendem a ser banidas do mercado, mesmo que os produtos sejam excelentes.

O movimento “cruelty free” – ou, em português, “livre de crueldade” – tem ganhado força em vários segmentos da sociedade. A causa busca abolir todos os tipos de testes ou atividades que que tenham a participação de animais em qualquer etapa do processo.

No mundo dos cosméticos, essa é uma das principais razões para a decisão final de compra de muitos consumidores. 

Os testes em animais são importantes para as indústrias?

Na verdade, e infelizmente, os testes em animais são mais comuns do que a gente imagina. As indústrias de higiene, cosméticos e produtos de limpeza, amparadas pela lei, realizam experimentos em animais para verificar reações adversas na pele, irritação e toxicidade dos produtos.

Em outras palavras, isso significa que, para evitar sofrimento posterior a humanos, muitos animais sofrem e até perdem a vida no desenvolvimento de determinados itens de consumo. 

Por serem contra todas essas crueldades, algumas empresas, entre elas a Mutari, aderiram ao movimento #crueltyfree, modificando sua metodologia de testes e garantindo atitudes mais responsáveis, conscientes, transparentes e bem menos agressivas ao meio ambiente e à fauna.

Compromisso para um mundo melhor

Cuidar do corpo, dos cabelos e da pele é uma necessidade na vida de quem quer estar feliz consigo mesmo, e tem a ver com higiene, autoestima e saúde física e mental. Contudo, quando o consumidor é indiferente às pautas ambientais, ele acaba por negligenciar a crueldade com os animais e sua exploração em nome da vaidade.

Ou seja, em nome do bem-estar humano, vários animais são sacrificados, gerando impactos negativos na natureza e também às marcas que compactuam com essa triste realidade.

A Mutari, ciente de suas responsabilidades para com seus consumidores e, também, com o meio ambiente, se uniu ao PEA (Projeto Esperança Animal), uma entidade de abrangência nacional criada com a missão de mudar o cruel tratamento que os animais recebem, mediante ações de conscientização da sociedade.

Nessa parceria, a Mutari passa a fazer parte da lista de empresas que não testam e nunca realizaram experimentos em animais, fabricando e vendendo produtos sem crueldade. Um dos nossos maiores cuidados no desenvolvimento de cosméticos e dermocosméticos é prover segurança sanitária para o processo de validação de eficácia em seres humanos.

A lista do PEA é seleta e as exigências são muitas – e nós, orgulhosamente, respondemos a todas elas com excelência. Para além dos testes em animais, a Mutari também: 

  • Não compra ingredientes de fornecedores que testam em animais;
  • Não envia ingredientes para que terceiros testem em animais;
  • Não vende em regiões que obrigam testes em animais.

E isso é só o começo dessa conversa sobre responsabilidade ambiental…

Como são realizados os testes na Mutari?

Testes em animais são terminantemente proibidos na Mutari. Contudo, não podemos lançar produtos sem testar sua segurança, certo?

O que fazemos aqui é o teste responsável em humanos, a partir de um laboratório que tem por objetivo selecionar voluntários para participar do processo. Todas as testagens são conduzidas conforme a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Assim, todos os voluntários recebem esclarecimentos sobre os procedimentos e as condições de uso, além de assinar o Termos de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes também passam por avaliação médica e são orientados a procurar o serviço médico da instituição de pesquisa em caso de reação inesperada ou alguma irregularidade dermatológica.

Portanto, ao escolher a Mutari, pode se tranquilizar e se orgulhar: somos livres de crueldade animal e humana – e é por isso que desenvolvemos produtos tão especiais: porque reconhecemos o valor da vida.

O nosso compromisso é com você! Venha conhecer mais sobre a Mutari.

Deixe uma resposta