Lavar os cabelos todos os dias: faz mal?

Você está visualizando atualmente Lavar os cabelos todos os dias: faz mal?

Lavar os cabelos todos os dias pode parecer uma boa solução para a oleosidade. Quem mora em regiões úmidas e quentes também pode se acostumar a lavar os cabelos diariamente para se refrescar, ou mesmo para garantir uma maior sensação de limpeza.

Quem tem cabelos oleosos pode sentir necessidade de lavar os cabelos todos os dias. A prática pode ser também uma questão de hábito, mas nem sempre é a melhor saída para ter um cabelo disciplinado, brilhoso e hidratado.

Lavar os fios todos os dias faz mal? 

A lavagem excessiva com produtos inadequados e com a temperatura da água quente, agridem os fios e removem a camada lipídica de proteção do couro cabeludo.

Como resultado, os fios podem desenvolver mais oleosidade para repor os nutrientes perdidos a cada lavagem. Sem proteção, o couro cabeludo também pode ressecar, desenvolver caspa ou dermatites diversas, resultado de um couro sensibilizado e danificado. 

Além disso, as lavagens excessivas desnecessárias ou com produtos de má qualidade podem danificar as camadas de cutículas presentes no cabelo, responsáveis pelo aspecto saudável, macio e brilhoso dos fios. Por isso, lavar diariamente os fios pode causar frizz, nós, aspecto poroso e pontas duplas. 

Para que isso não aconteça, opte por produtos de qualidade, ideais para seu tipo de cabelo. E lave os fios todos os dias se realmente houver necessidade e fique atento as dicas anteriores.

Qual a frequência ideal de lavagens do cabelo?

Se lavar os cabelos diariamente não é recomendado para todos os tipos de cabelos, então qual a frequência ideal de higienização dos fios? 

Cada tipo de fio e curvatura tem suas características específicas. Cabelos lisos, por exemplo, costumam ser mais oleosos, e por isso podem ser lavados com mais frequência. 

Já quem tem cabelo ondulado, cacheado ou crespo, pode sofrer mais com ressecamento, já que a estrutura dos fios dificulta que a oleosidade da raiz chegue às pontas. Nesse caso, o ideal é diminuir as lavagens ainda mais. 

Em geral, o recomendado é lavar o cabelo de duas a três vezes na semana, não ultrapassando três dias sem higienizar os fios. Mais do que isso compromete o pH do couro cabeludo, aumenta a oleosidade, desenvolve a caspa, dificulta o crescimento dos fios e ainda pode causar queda capilar.

Como lavar os cabelos sem agredi-los?

Se você deseja limpar os fios sem agredi-los e sem danificar o couro cabeludo, o primeiro passo é buscar produtos leves, que limpam com delicadeza e que segurem o efeito da lavagem por mais dias. 

É o caso da Linha 48h da Mutari, desenvolvida especialmente para prolongar processos térmicos até a próxima lavagem, enquanto mantém o condicionamento. Composta por Shampoo (opção com válvula ou sem), Máscara Multirrestauradora Antiumidade e Protetor Finalizador, os produtos da linha reduzem as agressões de fontes térmicas e mantém os cabelos sem frizz.

É ideal para prolongar a duração das lavagens sem perder a hidratação e manter a flexibilidade dos fios. Com ativos naturais multirrestauradores e anti-aging, os produtos possuem efeito memória e tecnologia high-tech, pronta para restaurar os danos das madeixas. 

Também diminuem o tempo da secagem e possuem proteção térmica e proteção solar. Fica mais fácil manter os fios lindos por mais tempo, sem agredi-los ou danificar o couro cabeludo. Experimente aqui! 

Deixe um comentário