Colorimetria para Cabelos: Cores, tonalidades e dicas para profissionais

Você está visualizando atualmente Colorimetria para Cabelos: Cores, tonalidades e dicas para profissionais

A colorimetria é uma ciência que auxilia os profissionais da beleza durante os procedimentos capilares, já que ela quantifica e descreve fisicamente a percepção humana da cor. Além disso, ela possui várias vertentes que completam todo o visagismo de imagem de uma pessoa.

Todas as tonalidades existentes possuem escalas mundiais, sendo a Pantone a mais conhecida e usada por profissionais do mundo todo!

Dessa forma, a colorimetria é também o estudo das cores e da forma como elas interagem entre si. Dentro do contexto da indústria, da arte e do design, a colorimetria serve como base para a criação e reprodução de cores precisas e consistentes.

Como a colorimetria pode ser uma forte aliada dos cabeleireiros

Todo procedimento que envolve os cabelos exige técnica de aplicação, conhecimento específico e atualização constante. Quando o assunto é coloração, então, todo o cuidado é pouco!

Na área da beleza, a colorimetria é direcionada para os profissionais que trabalham com cabelos, atuando na combinação, neutralização e composição dos contrastes e cores.

É um conhecimento adquirido pelo cabeleireiro cuja finalidade é obter maior poder de decisão na escolha da coloração e na capacidade de prever possíveis resultados e combinações, inclusive erros.

Podemos destacar aqui a sobreposição de nuances, raiz mais clara e reflexos indesejados, bem como realizar correções em uma eventual necessidade.

De maneira geral, o profissional precisa conhecer e distinguir a relação das cores entre si, no caso as cores primárias, secundárias, terciárias, quentes, frias e neutras, além dos tons e nuances de cada uma.

A seguir, veja a definição de cada um desses termos:

  • Cores primárias: azul, vermelho e amarelo;
  • Cores secundárias: verde, laranja e roxo, que são resultados da mistura de duas cores primárias em partes iguais;
  • Cores terciárias: cores decorrentes da mistura das três cores primárias, em qualquer quantidade, podendo ser, inclusive, uma primária com uma secundária(sendo a junção das outras duas primárias complementares). Existem muitas opções de cores que só são conhecidas por meio de testes;
  • Cores quentes: elas são o vermelho, o laranja e o amarelo, incluindo reflexos originados a partir delas. Refletem mais luminosidade;
  • Cores frias: tem como base as cores azul, verde e violeta. Tendem a absorverem a luminosidade;
  • Cores neutras: é a mistura das cores frias e quentes. Por serem menos vibrantes, reproduzem a base natural da cor dos cabelos.

O Círculo Cromático 

Para o bom funcionamento da colorimetria utilizamos uma ferramenta chamada círculo cromático. Ele permite visualizar o resultado da combinação das cores.

Em outras palavras, o círculo cromático permite identificar quando uma cor se opõe à outra, o que significa que elas se neutralizam.

Em um exemplo prático, podemos dizer que o roxo está oposto ao amarelo, o que quer dizer que um fio amarelado pode ser neutralizado com um pigmento roxo.

Como a colorimetria pode ser usada no dia a dia no salão de beleza

O estudo das cores é um método que proporciona confiabilidade ao trabalho do  cabeleireiro, trazendo segurança para o cliente e credibilidade ao profissional colorista.

Assim, a colorimetria é utilizada em diversos estágios no processo de coloração capilar, com a finalidade de atingir o resultado esperado.

Saber utilizar a colorimetria no cotidiano do salão de beleza é fundamental para atingir os resultados desejados. Pensando nisso, a seguir, listamos algumas orientações, confira:

  • Teste de mechas;
  • Processo de neutralização;
  • Combinação de tons;
  • Identificação da cor natural;
  • Identificar o fundo de clareamento;
  • Analisar tons de reflexos.

Saiba um pouco mais sobre coloração pessoal

A coloração pessoal é uma informação muito valiosa para quem deseja destacar os seus melhores traços e disfarçar aqueles que incomodam. Ela analisa o subtom da pele e, a partir disso, identifica as cores que mais combinam com ele. 

Ao usar essa característica ao seu favor, você consegue deixar o seu rosto e o seu visual mais harmônicos, além de amenizar as marcas de expressão, as olheiras e as manchas. Assim, você fica mais satisfeito com a sua aparência, possibilitando que a sua autoestima aumente consideravelmente. 

A coloração pessoal não é definida “do nada” ou ao acaso. Ela consiste em uma análise de profundidade, nível de contraste, temperatura, intensidade e muitos outros fatores. Cada pessoa possui a sua coloração, e é por isso que o processo de identificação deve ser individual e realizado por um profissional de consultoria de imagem e estilo. 

Dicas de tons de cabelo de acordo com a coloração pessoal

colorimetria cabelos

Como a análise da coloração pessoal tem intuito de desenvolver a harmonia do rosto, é claro que ela também contribui, e muito, para a definição das cores de cabelo que mais combinam com cada pessoa. Então, se quer saber quais tons para os cabelos são mais apropriados para cada tonalidade de rosto, veja abaixo algumas dicas!

Porém, mesmo que a coloração pessoal indique quais são as melhores cores para você, lembre-se que o seu gosto, as suas preferências e a sua personalidade devem ser a prioridade nessa escolha, afinal, você tem que se sentir bem, radiante e autoconfiante! 

Primavera

As paletas de cores da colorimetria são baseadas nas estações do ano, que são, inclusive, categorizadas em puro, intenso, claro, suave e profundo. Mas, mesmo com essas divisões, elas continuam tendo características comuns entre o grupo. 

A primavera costuma ser a paleta de quem tem pele quente e combina com cores mais vibrantes. No caso dessa cartela de cores, os tons mais claros tendem a predominar.Confira quais são os principais para os cabelos.

Loiro Escuro

O Loiro Escuro é uma tonalidade que representa bem a delicadeza da primavera. Ele promove uma aparência mais jovial e leve. O melhor de tudo é que essa cor combina com quase todos os tons de pele, sendo uma opção versátil e que sabe destacar as qualidades de cada pessoa! E para chegar nesse tom use a coloração 6.0 da Mutari Collori.

Loiro Amanteigado

O loiro amanteigado é uma cor poderosa, capaz de iluminar os fios e o próprio rosto, suavizando detalhes indesejados e dando maior destaque aos olhos. Esse tom de cabelo traz consigo vivacidade e alegria, não é à toa que já conquistou até mesmo a Rihanna!

Para chegar e manter o loiro amanteigado impecável, conte com a ajuda dos produtos de altíssima qualidade. Use a combinação das colorações 9.3 (20g), 9.31 (5g) e 10.0 (5g) e a linha de cabelos loiros ou descoloridos da Mutari Collori!

Verão

Em geral, as pessoas que se enquadram na cartela de cores do verão combinam mais com tonalidades sutis, pastéis e opacas, uma vez que possuem pele fria. Se você se identifica com a colorimetria do verão, veja os melhores tons para os seus fios:

Loiro perolado 

colorimetria roupas

O loiro perolado é uma cor bem suave, mas mega impactante. Ela possui reflexos champanhe e dourados, aproximando-se do branco. Um ponto bastante positivo desse loiro é que ele consegue se adaptar aos mais variados tons de pele, sendo ótimo para destacar e iluminar o rosto.A coloração (9.21), da Mutari Collori, é a escolha ideal para esse tom!

Loiro Médio Dourado 

Provando a sua versatilidade, o castanho claro dourado também é uma tonalidade muito interessante para a paleta de cores do verão. Ele é sutil e se destaca em peles frias, deixando-as mais iluminadas e quentes, promovendo um visual sofisticado. Para esse tom, invista na cor 7.3 da Mutari!

Outono

Você acha que combina com tons quentes, terrosos e escuros, e tem pele quente? Então, é muito provável que se encaixe na colorimetria do outono. Veja as tonalidades capilares que caem bem com a sua coloração pessoal: 

Chocolate

O Chocolate é uma cor elegante, poderosa e sofisticada. Ela é composta pela junção entre o marrom e as nuances douradas ou acobreadas. Assim como o marrom convencional, o chocolate combina com diversos tons de pele, tornando-se uma escolha bastante segura para quem quer mudar o visual sem realizar mudanças muito bruscas. 

Ruivo acobreado

colorimetria teste

Se você curte inovar o visual de forma mais impactante e marcante, o ruivo acobreado é uma excelente alternativa para a cartela de cores do outono. Ele é um tom terroso mais natural e não deixa o fundo vermelho em destaque. 

O ruivo acobreado é um dos tons que estão em evidência nos salões de beleza, sendo uma grande tendência para esse ano. Então, se você gosta de estar na moda, essa tonalidade de cabelo deve ser considerada, use uma misturinha maravilhosa, da numeração 8.44 (20g) com a 7.4 (10g) da Mutari Collori e se encante!

Vale mencionar que, por envolver reflexos que desbotam com maior facilidade, o cabelo ruivo acobreado deve passar por retoques mais frequentes. Uma dica para aumentar a durabilidade da cor é o uso da linha Color Therapy de Mutari Pro. Com ela, a cor dos seus fios ficará protegida contra a oxidação natural! 

Inverno

Por fim, a colorimetria não estaria completa sem a paleta de inverno. A coloração pessoal dessa estação é a ideal para quem combina com cores escuras, brilhantes e intensas e possui pele fria.

Caso você se identifique com essas características, provavelmente irá gostar destas tonalidades de cabelo: 

Castanho

Achou que o castanho iria ficar para trás? Jamais! As cores castanhas são as mais versáteis, e as suas versões mais escuras conseguem disfarçar as linhas de expressões e, ao mesmo tempo, amadurecer o visual. 

Eles são boas possibilidades para rostos mais finos e para quem deseja um visual mais natural. Se você prefere cores menos arriscadas, que não chamam tanta atenção, mas mantém um visual elegante e sofisticado, esses tons podem te agradar bastante! Para esse tom, a indicação é a coloração 3.0 – 4.0 – 5.0 da Mutari Collori.

Vermelho marsala

O vermelho marsala é uma tonalidade que consegue ser intensa e impactante na medida certa. Ele é um subtom que transita entre o vermelho e o vinho, tendo nuances arroxeadas e amarronzadas. 

Como é uma cor mais escura, combina muito bem com a coloração do inverno. Invista na coloração 6.26 da Mutari e a Color Mask Marsala para manter esse ruivo ainda mais vibrante!

Saiba como proteger os fios que passam por processos de coloração

A colorimetria não acaba na coloração em si. Afinal, os cuidados com os cabelos coloridos são essenciais para sua saúde e preservação da cor. Por isso existe a necessidade de utilizar produtos específicos que ofereçam a blindagem da cor.

A Mutari possui linhas profissionais não só de coloração, mas, também, de tratamentos que incluem linhas para profissionais da beleza, para salões e também com opções de home care.

Linha Color Hair Therapy

A Color Hair Therapy foi desenvolvida com uma tecnologia focada na proteção da cor, sendo rica em antioxidantes que blindam a tonalidade dos fios antes que o oxigênio entre em contato com os corantes formados no interior da fibra.

Com sua fórmula contendo vitamina E e proteína do arroz, os produtos da linha garantem durabilidade da cor, podendo chegar até quatro semanas, além de hidratar e nutrir os fios.

Linha Collori

Já a Linha Collori se destina a profissionais que atuam diretamente na mudança de cor dos cabelos. Por isso, ela possui emulsão reveladora, coloração permanente, pó descolorante e bloqueador de danos (Multiplex).

São produtos que aliam qualidade e eficiência com tecnologia de última geração, capaz de promover descoloração e coloração capilar, garantindo melhor revelação e fixação da cor.

A fórmula da linha Collori é de alta performance, oferecendo ao profissional da beleza 

praticidade, eficiência, estabilidade, rentabilidade, cremosidade, hidratação e, principalmente, satisfação dos clientes.

Linha Kerafashion

Outra importante linha da Mutari é a Kerafashion, formulada para intensificar, manter, corrigir e criar cores fashion nos cabelos.

Essa é uma linha de coloração temporária, não oxidativa, com 0% de amônia e que trata os fios. Por promover revitalização e nutrição intensa das madeixas, ela atende a todos os tipos de cabelo.

Além disso, os produtos contêm quitosana e queratina catiônica, que aderem ao fio, corrigindo imperfeições e formando um filme protetor contra agentes externos.

A linha Kerafashion é uma grande aliada dos profissionais da beleza, pois permite corrigir nuances indesejadas, intensificar as cores desbotadas, neutralizar reflexos laranja e amarelo intenso. Também é permitida para lactantes e grávidas.

Outro ponto importante é que ela traz versatilidade e revitalização capilar em um único processo, aumentando a resistência às lavagens.

Para saber mais sobre nossas linhas de tratamento e alteração da cor, procure um distribuidor Mutari credenciado ou acesse nossa loja virtual. E para aprender mais sobre coloração e outras dicas essenciais, confira os vídeos no Canal do YouTube da Mutari!

Deixe um comentário