Em todos anos, desde 1977, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela Organização das Nações Unidas para apoiar os movimentos pelos direitos femininos na sociedade.
De lá para cá, muitas pautas avançaram, mas outras parecem estagnadas, como se ainda vivêssemos no passado, como é o caso do feminicídio.
De acordo com a própria ONU, apenas em 2021, foram 81,1 mil assassinatos de mulheres. Desse número, 56% foram mortas por maridos, companheiros, parceiros ou pessoas da família.
Embora os números sejam assustadores e a violência contra a mulher represente uma longa jornada a percorrer, ainda existem razões para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
A importância do Dia 8 de Março
Mais que flores, chocolates e poesias, o Dia Internacional da Mulher é um marco das lutas pela igualdade.
Hoje, no Brasil, o público feminino representa 51% da população, porém, a discriminação ainda prevalece em várioas aspectos, como no mercado de trabalho e na política.
Assim, nesta data, são destacadas as conquistas obtidas e são trazidas à pauta mais reflexões sobre um mundo sem preconceitos.
Por isso, o 08 de março não é apenas uma data festiva, mas um convite à sociedade para reflexão e instituição de ações para a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
A seguir, destacamos algumas razões pelas quais a data se faz ainda muito importante e relevante, confira:
Jornadas Duplas e Desproporcionais
Somos mulheres, mães, filhas, trabalhadoras, companheiras e donas de casas. Fazemos inúmeras atividades quase ao mesmo tempo.
Enquanto realizamos as tarefas domésticas, ensinamos o dever de casa das crianças e cuidamos da alimentação da família.
É trabalho que não acaba mais e, para quem pensa que acabou, está bem enganado.
Hoje, além da administração do lar, as mulheres participam ativamente do sustento da sua casa.
Por isso, as muitas jornadas representam sobrecargas e desafios que trazem prejuízos para a saúde, os relacionamentos e a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias.
Com as lutas feministas, os debates chegaram neste âmbito de melhorias e busca por maior equilíbrio e já são possíveis em vários núcleos familiares.
Histórico de Lutas ao Longo do Tempo
A mulher possui um histórico pungente de lutas e conquistas em prol de melhores condições na sociedade, entre as quais podemos citar:
- Direito ao Voto;
- Lei do divórcio;
- Direito à prática do futebol;
- Encontro nacional para debates de questões do feminismo negro;
- Licença maternidade remunerada;
- Direito à educação, garantindo às mulheres melhores oportunidades de trabalho;
- Acesso a meios contraceptivos;
- Violência doméstica é agora também uma questão política e problema social, recebendo a atenção da legislação e políticas públicas.
Lei Maria da Penha
Essa conquista merece um tópico à parte, pois a Lei Maria da Penha é um marco na questão de direitos femininos nos últimos anos.
A legislação é responsável por julgar crimes de violência doméstica e criar medidas de prevenção e proteção às vítimas.
Além disso, ela recebeu o nome da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica, que sofreu duas tentativas de assssinato por parte do marido e só depois disso teve coragem de denunciá-lo.
Seu caso chamou a atenção para a falta de uma legislação específica sobre o assunto.
Liberdade Para Ser Quem É
Uma das conquistas mais importantes das mulheres ao longo dos anos é ter a liberdade de se assumirem do jeito que são, sem a necessidade de se justificarem para ninguém.
Durante muito tempo, foi imposto um padrão de comportamento feminino considerado aceitável para a sociedade: bela, recatada e do lar.
Profissionalmente, era reforçada a ideia de que existiam profissões mais femininas e certas para elas, excluindo-as da convivência de áreas que até então eram exercidas majoritariamente pelo público masculino.
Mesmo com toda a dificuldade, a mulher está trilhando cada vez mais um caminho capaz de libertá-la de estereótipos e ser livre para assumir a identidade e posicionamento que quiser.
Hoje, podemos nos vestir com mais autonomia, assumir nossos cabelos do jeito que desejamos e promover o autocuidado sem seguir regras rígidas. E, aliás, somos capazes de nos adaptar a qualquer área de trabalho.
A Mutari também acredita na força da mulher para realizar o que quiser e estar onde ela desejar. Por isso, desejamos a você muitas razões para celebrar um Feliz Dia Internacional da Mulher!