5 dicas para aprender a ler os rótulos de cosméticos

Você está visualizando atualmente 5 dicas para aprender a ler os rótulos de cosméticos

Quem já tentou ler os rótulos dos cosméticos sabe que essa não é tarefa das mais fáceis, não é? Com ativos de nomes complicados e escritos em outras línguas, fica difícil aos leigos entender a que o produto se propõe. Aprender a ler os rótulos dos cosméticos é importante para fazer uma boa compra e não levar gato por lebre.

Decifrar os nomes técnicos dos ativos não é fácil, mas há uma razão para que as substâncias sejam escritas dessa maneira. Elas seguem um padrão determinado pelo INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients) e seus nomes são baseados no nome científico do ativo. 

Isso acontece para que elas sejam reconhecidas internacionalmente, sem barreiras linguísticas. 

Motivos para ler os rótulos de cosméticos

O hábito de ler os rótulos dos produtos é muito importante. Entender o que você está, de fato, consumindo, te ajuda a identificar a dosagem utilizada no cosmético e analisar se o produto é recomendado para você. Analisar as substâncias dos produtos também é importante em caso de alergias. É melhor prevenir do que remediar!

Além disso, entender os rótulos é importante para identificar se o produto cumpre o que promete. Isso é especialmente importante para evitar o greenwashing (injustificada apropriação de posturas ambientalistas por marketing). Lendo os rótulos é possível entender se o produto é de fato vegano, cruelty free e orgânico, ou se possui ativos tóxicos nos componentes.  

Se você faz low ou no-poo, também pode se beneficiar lendo os rótulos. É só procurar por substâncias proibidas nas técnicas, como petrolatos, parafinas e sulfatos. Se achar, dispense o produto.  

Como ler os rótulos dos cosméticos? 

Apesar de não ser fácil ler os rótulos dos cosméticos, algumas dicas podem te ajudar a analisar os componentes dos produtos. 

A ordem dos fatores altera o produto

Nos rótulos, as substâncias são listadas em ordem de concentração. Isso significa que a primeira substância a ser listada é a mais encontrada no produto. Já os ativos abaixo de 1% são listados em qualquer ordem.

Procure por selos e certificados  

Produtos veganos, cruelty free, orgânicos e recicláveis devem conter selos de organizações responsáveis que os certifiquem. Eles garantem que o cosmético passou por um rigoroso controle de qualidade.

Ativos naturais são identificados pelo nome da planta

Não é preciso se desesperar ao ver nomes esquisitos em produtos supostamente naturais. Mesmo em ingredientes naturais, o nome identificado no rótulo segue o nome da espécie original, em latim. Por isso, vale dar um Google para tirar a prova quando for este o caso.

Informações relevantes devem estar na embalagem

O espaço pode ser pequeno, mas todas as informações relevantes (número de lote, SAC, endereço da fábrica) devem estar na embalagem.

Atenção a ingredientes nocivos nos rótulos dos cosméticos

Alguns componentes podem ser nocivos à saúde ou mesmo serem proibidos em outros países. Atenção aos principais:

Chumbo

Além de tóxico ao meio ambiente, o chumbo também é nocivo ao sistema respiratório. Pode ser encontrado com os seguintes nomes: lead acetate, chromium, thimerosal, hydrogenated cottonseed oil, sodium hexametaphosphate.

Alumínio

Pode ser encontrado em desodorantes, mas algumas pesquisas relacionam o componente com a formação de tumores.

Petrolatos

Muito comuns em loções corporais, os petrolatos não são solúveis em água nem biodegradáveis, agredindo a vida marinha. Também estão relacionados com o surgimento de cânceres.

Parabenos

Esses ativos funcionam como conservantes, mas também estão relacionados com o surgimento de cânceres. Podem ser encontrados pelos seguintes nomes: metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e etilparabeno. 

Sulfatos

É o que dá espuma aos produtos.

Tem alguns sulfatos que não são agressivos, principalmente em baixa concentração, não ressecam a pele e os fios, como o Sodium Laureth Sulfate. Já os sulfatos de má qualidade podem ressecar a pele e os cabelos.

Atualmente, produtos sem sulfatos são classificados como no poo, e produtos com baixo sulfato, como low poo. 

Ler os rótulos dos produtos é essencial para o consumo consciente e sustentável. Com o tempo, a tendência é se familiarizar com os ativos, tornando o reconhecimento de substâncias indesejáveis mais fácil. Agora que você já sabe como entender os rótulos de cosméticos, continue acompanhando o blog da Mutari para aprender mais sobre beleza e bem estar! 

Deixe um comentário