Trancistas: O que são, como se tornar uma profissional e dicas

  • Post Category:Blog Mutari
No momento, você está visualizando Trancistas: O que são, como se tornar uma profissional e dicas

Os trancistas são profissionais da beleza que criam tranças nos cabelos das clientes e se encarregam de cuidar delas e mantê-las lindas a cada manutenção. Em geral, os trancistas são mulheres negras, sendo grandes representantes da cultura afro e aumentando, principalmente, a autoestima de quem possui cabelos ondulados, cacheados ou crespos.

É muito provável que você já tenha visto várias pessoas com tranças estilizadas, com diferentes tipos e desenhos, sendo definidas de acordo com a personalidade e o gosto de cada indivíduo. E, quem é responsável por desenvolver toda essa variedade de tranças são os trancistas.

Esses profissionais têm se tornado cada vez mais essenciais para a sociedade, afinal, as tranças e a cultura afro estão sendo valorizadas de maneira bastante crescente nos últimos anos! Quer saber mais? Então, venha conhecer, nesse post da Mutari, mais informações sobre os trancistas e como se tornar um! 

Saiba o que são as trancistas

Apesar de haver homens que atuam na profissão de trancista, as mulheres, majoritariamente negras, possuem um papel fundamental na construção dessa área de atuação. Elas são as grandes responsáveis pelo desenvolvimento das tranças e da cultura afro na sociedade brasileira. 

Mas, antes de comentar sobre esse histórico, é importante entender o que são, de fato, as trancistas, certo? Elas são profissionais da beleza que criam e cuidam das tranças de seus clientes, aumentando a autoestima e a autoconfiança de cada um deles. 

Além de desenvolver as tranças em vários tipos e com inúmeros desenhos, as trancistas também fazem a manutenção desses procedimentos, a fim de mantê-los lindos e saudáveis.

Contexto histórico e cultural

As tranças representam muito mais que apenas um penteado, um visual ou uma estética. Elas são um símbolo de resistência e sobrevivência, remontando, inclusive, ao período da escravidão no Brasil. 

Enquanto os negros africanos eram escravizados e torturados em território brasileiro, eles utilizavam as tranças para guardar sementes a serem plantadas, como forma de alimento, e para mapear, por meio de desenhos com os próprios cabelos, os caminhos para os quilombos. 

Isso tem uma simbologia e importância cultural imensurável, sendo bastante reforçado pelas trancistas nos dias atuais. Agora, essas profissionais ressignificaram as tranças, transformando-as em uma forma de valorização da cultura afro-brasileira e, muitas vezes, de sobrevivência econômica. 

Atualmente, as trancistas dão aos seus clientes uma autoestima fenomenal, sempre reforçando o poder, a beleza e a cultura presentes, principalmente, nos cabelos cacheados e crespos!

Importância para ascensão do povo negro

Em um cenário onde o povo negro era explorado, torturado e inferiorizado, as tranças surgiram como uma expressão de força e luta. Sem elas, a sobrevivência e a ascensão dessa população seriam dificultadas. 

Dessa maneira, tanto as próprias tranças quanto as trancistas possuem uma enorme importância para a cultura e a ascensão histórica do povo negro. E isso comprova que as tranças jamais serão apenas um estilo de cabelo e uma questão estética! 

Dicas para se tornar um trancista de sucesso

Como mencionado anteriormente, a área das tranças é composta, em maioria, por mulheres negras. Porém, isso não significa que homens também não podem atuar nesse ramo e contribuir para o crescimento dele. 

Então, se você, independentemente de ser homem ou mulher, quer se tornar um trancista de sucesso, precisa de algumas dicas valiosas. Confira todas elas:

Se profissionalize e pratique sempre

Trancistas em Salvador

Para oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes, você precisa se profissionalizar e estar em constante aperfeiçoamento por meio da prática. Busque realizar cursos e pesquisar novas técnicas, mas sempre se lembrando que, sem a parte prática, não adianta conhecer a teoria. 

Ao se especializar no ramo das tranças, o seu serviço como trancista será mais eficiente e valorizado no mercado! 

Utilize materiais de qualidade

Os materiais utilizados no processo de desenvolvimento das tranças dizem muito a respeito da qualidade do resultado final. Por esse motivo, você deve usar materiais de excelência nos cabelos dos seus clientes, a fim de proporcionar a eles tranças lindas e duradouras. 

Lembre-se de contar com produtos capilares verdadeiramente eficientes, como os que estão presentes no catálogo da Mutari, e de aplicar um bom tônico na raiz dos fios dos clientes, para mantê-los saudáveis ao longo de toda a criação e a utilização das tranças. 

Invista em marketing e branding

O marketing e o branding são dois recursos publicitários fundamentais para um trancista de sucesso. Como o mercado é muito variado, você precisa mostrar aos seus clientes que o seu serviço é de alta qualidade e exatamente o que precisam para obter os resultados que desejam. Então, invista nessas estratégias e promova o seu negócio ao máximo!

Seja ativo nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais são ferramentas indispensáveis para qualquer profissional. Elas se tornaram um forte meio de comunicação e divulgação de serviços, sendo ótimas para promover a sua atuação como trancista e fazer com que o seu trabalho seja visto por mais pessoas, a fim de conquistar novos clientes. 

Esteja sempre se atualizando

Assim como qualquer outro ramo de atuação, a área das tranças está em constante evolução e inovação. Isso significa que você não pode deixar de se atualizar, se não, perderá espaço no mercado. 

Desse modo, busque estar sempre atualizado dos avanços do setor e se adeque a cada um deles, buscando novas especializações e aprendendo mais técnicas!

Seja organizado com agenda e finanças

A organização é tudo na vida de um profissional que almeja o sucesso. Para satisfazer os seus clientes e ter um bom controle dos seus custos e lucros, você precisa ser organizado com a sua agenda de atendimentos e as suas finanças. 

Por isso, utilize ferramentas, até mesmo digitais, que te auxiliem nessa organização, para não se perder em meio à rotina!