Posso usar óleos em cabelos oleosos?

No momento, você está visualizando Posso usar óleos em cabelos oleosos?

De alguns anos para cá, os óleos capilares se tornaram queridinhos dos salões de beleza e, claro, também nos cuidados em casa.

Embora a sua utilização seja antiga e remonte às civilizações chinesa e egípcia, os seus benefícios vieram à tona com a popularização do óleo de argan. Esse é um excelente hidratante marroquino que melhora a saúde dos fios.

Porém, também existe o mito popular de que quem tem cabelos oleosos não pode fazer uso dos óleos capilares. Essa ideia se baseia no senso comum de que os óleos pesam nas madeixas, deixando-as com aspecto grudento, embaçado e sem viço. 

Como já adiantamos, tudo isso não passa de ideias equivocadas e de uso incorreto dos óleos capilares. Todos os tipos de cabelo, inclusive os oleosos, podem utilizar os óleos capilares e usufruir de todas as propriedades, como maciez, brilho e nutrição.

Quais as características de um cabelo oleoso?

O cabelo oleoso é o mais fácil de ser identificado por qualquer pessoa, já que suas  características são perceptíveis: fios com o aspecto fino, pesado e que não ficam soltos e alinhados como os cabelos não oleosos.

Em cabelos oleosos, devido ao desequilíbrio das glândulas sebáceas, é comum que o excesso de oleosidade favoreça o surgimento de coceiras, alergias, descamações e caspas.

Então, como posso usar óleo capilar em cabelos oleosos?

Quem possui couro cabeludo oleoso não precisa ter receio em utilizar produtos que contenham óleo em sua fórmula. Tudo vai depender realmente da finalidade do tratamento, ou seja, se é nutrir, hidratar, controlar a oleosidade ou reconstruir.

Para cada um desses objetivos existe um tipo de óleo que é capaz de atender as demandas do cabelo oleoso.

Existem, inclusive, alguns óleos vegetais que ajudam a equilibrar a produção de glândulas sebáceas no couro cabeludo, como é o caso da jojoba.

Para manter a saúde dos fios oleosos  e deixá-los soltinhos, é preciso seguir algumas orientações. Veja-as a seguir:

  • Lavar os fios com um shampoo específico para cabelo oleoso;
  • Não lavar os cabelos na água quente, preferindo a temperatura morna ou fria;
  • Aplique o óleo apenas no comprimento dos fios e nunca no couro cabeludo. A não ser em se tratando de óleos específicos para uso na pele do couro cabeludo também, nos tratamentos de umectação noturna, por exemplo; é comum aplicar nos fios e couro cabeludo;
  • Não exagere na quantidade de óleo, utilize apenas o necessário para ser absorvido pelos fios;
  • Utilize uma escova para que o produto seja distribuído e absorvido  uniformemente.

Como escolher o melhor óleo capilar para cabelos oleosos?

Durante muitos anos, os óleos capilares eram destinados apenas para os cabelos secos, ressecados e indisciplinados. Porém, com pesquisas avançadas e novas tecnologias, todos os cabelos podem aproveitar os benefícios dos óleos. 

Por isso, os mais indicados são os que apresentam um “blend” com antioxidante e óleos vegetais, enriquecidos em óleo de Mirra, Cálamo, Monoi Tiare e Abissínia, como os da linha Finishing Oil – Hair Teraphy da Mutari Pro.

A seguir, confira nossas recomendações especiais para quem busca um óleo capilar perfeito para o uso também em cabelos oleosos:

Light*

Óleo finalizador Mutari Pro para cabelos finos e oleosos. Com óleo de Monoi Tiare e óleo de Abissínia, é um poderoso antioxidante que protege a fibra capilar contra os radicais livres e aumenta o aporte de brilhos aos cabelos.

Classic*

Óleo finalizador para cabelos médios e grossos. Feito com Óleo de Cálamo e Óleo de Mirra, é rico em vitamina C, promovendo mais proteção e brilho aos cabelos grossos. 

Além desses, a Mutari possui a Linha Óleos Preciosos, que são extraídos da natureza direto para a rotina de cuidados com os cabelos.

Composta pelo Óleo de Argan, Reparador de Pontas, Relax SOS Q10 e o Caribbean Palm Tree, eles protegem e tratam os fios, deixando-os hidratados, brilhantes e sem sinal de frizz e pontas duplas.

Agora que você sabe que os cabelos oleosos podem sim usar óleos capilares,  acesse nossa loja virtual e saiba como adquirir o seu!

* Venda exclusiva para o profissional da beleza. Consulte distribuidor mais próximo.

Deixe um comentário