O microagulhamento capilar é um tratamento que combate a queda de cabelo, sendo utilizado, inclusive, em casos de alopecia/calvície e outras condições relacionadas à queda dos fios.
Todo mundo sofre ou conhece alguém que já sofreu com a temida queda de cabelo, não é mesmo? Infelizmente, essa situação é muito comum, causando estresse e diminuição da autoestima. Mas, a boa notícia é que o mundo capilar está sempre em evolução e atualização, desenvolvendo novas técnicas para lidar com problemas como esse.
Um dos principais tratamentos para a queda de cabelo é o microagulhamento capilar, que, inclusive, promove muitos outros benefícios. Quer saber mais sobre ele? Então, continue nesse post e aprenda tudinho com a Mutari!
O que é Microagulhamento Capilar?
Também chamado de microneedling e indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), o microagulhamento capilar é um tratamento capaz de amenizar a queda de cabelo e os efeitos da calvície e de outras condições, como o eflúvio telógeno.
Ele consiste em um procedimento no qual várias agulhas perfuram a pele e o couro cabeludo, provocando microperfurações que conseguem estimular, de forma natural, a produção de colágeno e a regeneração cutânea.
Além de auxiliar na redução da queda de cabelo, o microagulhamento capilar também atua na saúde dos folículos capilares, deixando os fios mais saudáveis e lindos.
Saiba como funciona o microagulhamento no couro cabeludo
O microagulhamento não é uma técnica restrita ao cabelo, sendo, inclusive, bastante utilizado no rosto. Isso faz com que, no couro cabeludo, ele possua características e funcionamento próprios.
Esse tratamento, quando feito no couro cabeludo, associa a perfuração de diversas agulhas com a aplicação, por meio da técnica de “Drug Delivery”, de ativos que facilitam a permeação dos fios. Além disso, o microagulhamento também é complementado pelo uso de laser LED, ou seja, de baixa intensidade.
As microperfurações são feitas com o auxílio de uma caneta elétrica, que possui uma ponteira estéril capaz de realizar esses pequenos furos na pele/couro cabeludo.
As microlesões causadas pela perfuração com as agulhas geram uma resposta de dano tecidual controlado, ativando a regeneração celular e revitalizando os folículos capilares. Vale lembrar que o microagulhamento também estimula a produção de colágeno, que é muito importante para a saúde dos fios!
Os benefícios do Microagulhamento Capilar
O microagulhamento capilar oferece diversos benefícios ao cabelo, sendo um tratamento bem interessante para os fios. Confira quais são os principais entre eles:
Estímulo ao crescimento capilar
O crescimento capilar é uma característica que muita gente sonha em ter, certo? Os cabelos mais longos despertam a atenção de várias pessoas, mas eles nem sempre são obtidos facilmente.
Dessa forma, uma ótima vantagem do microagulhamento capilar é o fato dele estimular o crescimento dos fios. Isso porque ele revitaliza os folículos capilares, deixando-os mais saudáveis e favoráveis ao crescimento.
Melhoria na circulação sanguínea
A circulação sanguínea no couro cabeludo é fundamental para o desenvolvimento e a saúde do cabelo, uma vez que ela possibilita que os nutrientes e o oxigênio cheguem aos folículos capilares. Sem essa nutrição adequada, o cabelo fica enfraquecido, o que dificulta, inclusive, o seu crescimento.
Aumento na absorção de tratamentos tópicos
Se você possui alguma condição que afeta a saúde dos seus fios, como dermatite seborreica ou micose, o microagulhamento capilar também pode te ajudar. Ele aumenta a absorção dos produtos envolvidos nos tratamentos tópicos, agilizando e melhorando os efeitos.
Redução de cicatrizes e melhorias na textura do couro cabeludo
O couro cabeludo é muito sensível, e isso faz com que até pequenos ferimentos provoquem cicatrizes muitas vezes visíveis. Mas, com o tratamento de microagulhamento capilar, essas marcas podem ser reduzidas, melhorando, consequentemente, a textura do couro cabeludo.
Produtos para auxiliar o microagulhamento capilar
Assim como qualquer outro procedimento, o microagulhamento capilar também precisa ser associado a uma boa rotina de haircare. Dessa forma, antes e depois do processo, você deve contar com bons produtos capilares. Veja quais são indispensáveis:
Shampoos para crescimento
Se você está realizando o microagulhamento capilar para melhorar o crescimento dos seus fios e amenizar a queda, não pode ficar sem um shampoo para crescimento de alta qualidade.
Um exemplo de shampoo para crescimento eficiente é o Shampoo Força e Crescimento Amazon Trat Di Mutari. Ele limpa os fios sem agredi-los, promovendo resistência e um ótimo desenvolvimento!
Tônicos e esfoliantes
Os tônicos são produtos excelentes para quem deseja oferecer ao cabelo uma nutrição e hidratação mais concentrada e rápida, além de estimular o desenvolvimento dos fios. Já os esfoliantes auxiliam na limpeza do couro cabeludo, promovendo um crescimento mais acelerado e saudável. Por essas razões, eles são produtos que não podem ficar de fora do seu haircare!
Saiba quem pode fazer microagulhamento capilar
O microagulhamento capilar é um procedimento que não pode ser feito por qualquer tipo de profissional. Apenas médicos dermatologistas, principalmente especializados em tricologia, são habilitados a fazê-lo. Então, preste atenção a essa informação e não confie em qualquer pessoa para realizá-lo, afinal, isso pode causar complicações e resultados indesejados!
Em relação a quem pode passar por esse tratamento, ele se apresenta bem abrangente. Somente gestantes, pessoas com alguma doença infecciosa presente no local que passaria pelo procedimento e pacientes com alterações de coagulação não devem realizar o microagulhamento.