Livros para empreender no setor de beleza

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Empreendedorismo é um assunto sempre em alta, principalmente na área de saúde, beleza e estética. Quem quer investir nesse setor vai encontrar um mercado em franco crescimento, com nichos ainda a serem explorados e grandes possibilidades de ganhos.

O segmento é um dos mais promissores no Brasil. Só para se ter uma ideia, de 2014 a 2019 o mercado de estética cresceu 567%. Nesses 5 anos o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Mesmo durante a maior crise dos últimos tempos, a pandemia do novo coronavírus, que impactou diversos setores, o mercado de saúde e beleza teve variação positiva, atingindo um crescimento de 111% em faturamento.

O ambiente está propício para montar ou ampliar um negócio de beleza e estética ou trabalhar com distribuição de cosméticos e dermocosméticos. No entanto, empreender em salão de beleza/estética ou distribuição baseado apenas nas estatísticas não é uma boa ideia. Afinal, um bom empreendedor precisa se cercar de vários tipos de conhecimento antes de dar o pontapé inicial em suas ideias.

Por isso, ler é a alternativa mais viável para quem deseja conhecer os inúmeros vieses de um mercado cada vez mais competitivo. Aproveitando o dia do leitor, comemorado em 7 de janeiro, selecionamos 5 livros para quem quer empreender em salão de beleza/estética ou distribuição.

As dicas abaixo são, ao mesmo tempo, leves e interessantes – e, com certeza, vão ser uma mão na roda para ter novas ideias de negócio.

Organização de uma Empresa de Beleza, de Anselmo Milani e Sandro Vidotto

Se você pensa em entrar no ramo da beleza ou quer se aperfeiçoar nesse setor, esse é um livro de grande utilidade. 

Trata-se de um guia prático de organização e administração em que os procedimentos são colocados de forma a fornecer subsídios para o estabelecimento, que vão de prioridades ao desenvolvimento de estratégias para melhor estruturar ou reestruturar uma empresa de beleza.

Coiffeur Manager: Como ter um salão de sucesso, de Zeno Sanches

Uma realidade encontrada na maioria dos salões de beleza é o despreparo para a gestão administrativa e financeira que um negócio como esse requer.

Inúmeros cabeleireiros habilidosos e tecnicamente talentosos tropeçam nas dificuldades na hora de tomar decisões importantes para a existência e manutenção do empreendimento. A dúvida é: ser o artista ou o gestor do negócio? Esse é um dilema comum nas grandes marcas de salões de beleza.

A experiência, antes tão comum na área, hoje já não atende às demandas de consumidores exigentes e atualizados. É preciso entender a mudança do perfil profissional que o mercado de serviços exige. 

De maneira clara e objetiva, a obra de Zeno Sanches agrega e informa os procedimentos básicos para o sucesso do seu empreendimento.

Estratégias de negócio para salões de beleza e Spas, de Janet M. D´Angelo

A autora faz uma análise do estado atual e futuro do segmento, explicando práticas fundamentais no desenvolvimento de negócios. A partir daí, interpreta dados de maneira inteligente, sem deixar de lado questões fundamentais que preocupam todos os proprietários de spas e clínicas de estética.

Valendo-se de questionários instigantes, formulários e exemplos práticos, a autora orienta o leitor sobre importantes tópicos para o andamento do negócio. Dentre os principais estão o desenvolvimento de um plano de negócio, a aquisição de um estabelecimento, finanças, marketing, tecnologia, satisfação do cliente, desenvolvimento de competências em atendimento e muito mais.

O objetivo deste livro é estimular tanto o proprietário quanto o gerente a desenvolver habilidades de raciocínio crítico para promover práticas sólidas de negócios, mantendo, assim, um crescimento contínuo no segmento. 

O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo, de Michael R. Solomon

Michael Solomon traz muitas novidades na 11ª edição do seu livro, um verdadeiro clássico quando o tema é comportamento do consumidor. Com texto didático, instigante e ricamente ilustrado, apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o assunto, acompanhadas de inúmeros estudos de casos e exemplos.

Todo o livro foi atualizado para acompanhar as últimas tendências e mudanças na área, sem perder o que fez dele um best seller: a visão que o comportamento do consumidor vai muito além do ato de comprar. Possuir e ser é tão importante quanto, pois engloba as relações entre o consumidor e sua realidade social.

Estratégia e Táticas de Preço: Um Guia para Crescer com Lucratividade, de Thomas T. Nagle e John E. Hogan

Nos dias de hoje, os profissionais se veem forçados pela concorrência a desenvolver processos mais sistêmicos de comunicação e criação de valor. Dentro desse panorama, a precificação lucrativa não pode ser apenas uma decisão individual de negócios, mas um objetivo unificado da empresa.

Esse livro ensina o empreendedor a fazer justamente isso: precificar, com embasamento de mercado e da forma certa, um produto ou serviço que pode fazer toda a diferença na rotina dos clientes, como é o caso dos salões de beleza e clínicas de estética.

Se você pretende abrir o seu próprio negócio de beleza em 2022, esses livros podem ser um bom começo para ampliar seu conhecimento sobre esse mercado com tanto espaço para ser explorado. 

Quer empreender na beleza, mas de outra forma? Ser um distribuidor Mutari é uma opção para começar a jornada. Te convidamos a conhecer essa modalidade de negócio que tem se ampliado no mercado da beleza. Entre em contato com a gente e vamos conversar!

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