Como abrir e manter uma empresa familiar

Como abrir e manter uma empresa familiar

Empresa familiar é aquela em que donos e parte dos funcionários fazem parte de uma mesma família. Dessa forma, o patrimônio fica nas mãos das mesmas pessoas – assim como os problemas e as obrigações.

Diferentemente dos demais tipos de negócio, os postos de trabalho mais importantes, como gerências e diretorias, podem ser ocupados por pessoas de confiança que fazem parte da mesma família. Essa é uma grande vantagem, já que, geralmente, é preciso um nível alto de credibilidade entre as partes para tocar uma empresa. 

Porém, se você pensa em empreender com a família, fique sabendo que isso não significa que necessariamente os seus familiares podem assumir a gestão. Nada impede que você busque nomes de referência para, junto da equipe, manter a visão, missão e a essência do negócio.

Para que uma organização nesse modelo sobreviva em um mercado cada dia mais competitivo é necessário criar estratégias de sucessão, regras de dividendos, estruturação fiscal e outros aspectos societários. Uma dica é contar com consultoria e treinamentos para entender como a dinâmica do empreendimento familiar funciona.

Posso abrir um salão de beleza ou clínica de estética com minha família?

Se você tem interesse em abrir uma empresa familiar ou está com dificuldade em manter a sua funcionando, um bom ponto de partida é entender como funciona, os riscos e a vantagem de administrar um negócio dessa natureza.

É claro que, como em qualquer outro modelo de negócio, a empresa familiar possui prós e contras que devem ser analisados ao longo do processo. Ou seja, os pontos positivos reforçados e os negativos amenizados com o decorrer dos anos.

Fato é que esse modelo responde por mais da metade do PIB brasileiro e desenvolve boas práticas de governança corporativa. Veja algumas das vantagens de tocar seu negócio com seus familiares:

  • Interesses comuns;
  • Permanência da cultura e dos valores;
  • Maior dedicação e envolvimento pessoal;
  • Confiança mútua;
  • Exposição de pensamentos sem pudor de agradar o chefe;
  • Conflitos de ideias é visto como saudável;
  • Amor pelo negócio;
  • Feedback ágil;
  • Comunicação eficiente;
  • Clima organizacional humanizado.

Em contrapartida, existem os desafios que precisam ser superados para garantir o crescimento do da empresa, como:

  • Profissionalização dos membros;
  • Controle das emoções;
  • Retenção de informações e processos;
  • Adaptação à tecnologia;
  • Planejamento financeiro;
  • Atração de talentos com capacidade técnica;
  • Linha de sucessão organizada.

Administrar conflitos em uma empresa familiar é também um ponto a ser trabalhado, já que, se os sócios descuidam, eles se estendem para os ambientes pessoais, como casa, reunião de família e viagens de férias.

Um pouco da experiência Mutari

A Mutari é uma empresa familiar de cosméticos e dermocosméticos, fundada em 1996 na cidade de Belo Horizonte. Olindo Batistelli é administrador especializado em gestão da informação e está à frente da companhia. No seu entendimento, todo negócio começa com um sonho, mas é preciso colocar a mão na massa e começar a planejar. A dica que ele dá é: “caso não esteja preparado para essa mudança, busque uma pessoa da área técnica para colaborar e te ajudar a tirar esses objetivos do papel”.

O Sebrae é um excelente suporte no que se refere à gestão, orçamento a longo prazo, plano orçamentário e visão de futuro.

Na Mutari é exigido profissionalismo e estudo de todos os familiares que compõem o quadro de funcionários. Afinal, a teoria aliada à prática é o melhor aprendizado que se pode ter, beneficiando a empresa com transformação e inovação constantes.

Olindo completa: “Vale lembrar que, além de empresários e gestores, também somos família. Nesse sentido, nenhum negócio deve valer mais que o casamento, a paz em casa e o respeito e a admiração entre as pessoas. Por isso, vai um conselho: evite levar os problemas operacionais para a casa. Isso ajuda a manter a integridade vida familiar e afetiva e mantém os problemas onde devem estar, ou seja, na empresa”.

O modelo de empresa familiar pode dar super certo em um salão de beleza, clínica de estética ou até em um pequeno centro de distribuição de cosméticos. Mas, para isso, é preciso dedicação, respeito, confiança e treinamento técnico.

O último você encontra em frentes de empreendedorismo como o Sebrae e com a gente, na Academia Mutari e nas redes sociais! Estamos por aqui pra te ajudar a conquistar seu sonho profissional e abraçar a mudança do mundo da beleza.

Deixe uma resposta