5 motivos que fazem o seu cabelo quebrar

5 motivos que fazem o seu cabelo quebrar

Talvez você nem saiba disso, mas, quando os fios estão quebradiços, geralmente a culpa é nossa, mesmo. Essa é uma condição que afeta muitas mulheres, dando uma rasteira na autoestima. E de nada adianta tentar um corte inovador, ou a cor da moda, se o problema não for cortado pela raiz.

Figurativamente falando, é claro. Raspar os fios não é solução para cabelo quebrado! ;p

Quem sofre com essa condição costuma ter os fios ralos, com textura áspera, sem brilho e difíceis de pentear. A quebra capilar pode ser sentida ao passar a mão pelo couro cabeludo e notar pedacinhos de fios soltos. Ela pode acontecer em qualquer ponto ao longo da extensão do fio.

O que causa a quebra do cabelo

O que todo mundo quer ouvir é: o que causa a quebra é algo que está fora do seu controle e não é culpa sua. Desculpa, mas trazemos verdades: isso ocorre porque o cabelo está muito fragilizado e com pontos de afinamento, devido à realização de processos químicos ou falta de cuidados.

Doeu aí? Pois é. Mas pensa bem: ser culpa nossa quer dizer que também está em nossas mãos prover a solução.

Para que você esteja mais atenta à saúde dos fios e evite a quebra a qualquer custo, tente atuar principalmente nos itens abaixo – que são os maiores vilões da beleza capilar.

#1 Uso frequente de chapinha, escova e babyliss

Que as ferramentas quentes são essenciais para estilizar os cabelos, isso todo mundo já sabe. No entanto, quando usadas constantemente e sem a utilização de protetor térmico, elas podem danificar os fios absurdamente, deixando-os mais fracos e com tendência à quebra.

Portanto, se você não consegue viver sem esses aparelhos, pelo menos diminua a frequência, para que o cabelo respire um pouco e se fortaleça até o próximo procedimento.

E não se esqueça: é preciso protegê-lo contra o calor antes mesmo de ligar o secador. O produto certo evita as agressões na fibra capilar e, consequentemente, a quebra do fio.

#2 Falta de hidratação

Cabelo hidratado é tudo de bom! Fica mais bonito, viçoso e com muito brilho. Mas, quando a pessoa não desenvolve o hábito de nutri-lo, o fio acaba propenso a quebrar.

Por isso, dê ao seu cabelo o que ele mais precisa para ser feliz: hidratação em forma de excelentes shampoos, condicionadores e máscaras. Para resultados incríveis, os cosméticos devem ser enriquecidos com vitaminas e ativos conforme a necessidade do seu tipo de cabelo.

#3 Dormir com os cabelos molhados

Quem nunca dormiu com os cabelos molhados e jurou que seria só uma vez, mesmo já sendo a centésima, que atire a primeira pedra. Isso é mais normal do que a gente pensa. Contudo, não é nada saudável. Cabelo molhado encontrando o travesseiro é uma das principais causas de quebra do fio.

Acontece que o cabelo molhado fica abafado quando entra em contato com a fronha, demorando mais para secar. Além disso, o atrito da cabeça durante o sono contribui para deixar o fio mais sensível, permitindo que ele se parta ao longo da noite.

Caso não seja possível esperar a secagem natural, utilize o secador, juntamente com o protetor térmico, para proteger o cabelo.

#4 Excesso de química

É difícil manter os cabelos longe das químicas, como as de coloração, progressiva ou mechas. E, ao mesmo tempo, é complicado manter os fios saudáveis e sem quebra depois de procedimentos como esses.

Em casos mais severos, em que as madeixas estão seriamente comprometidas, o recomendado é fazer um corte para que o fio consiga mais força. Outra forma de fortalecer o cabelo quimicamente tratado é através do tratamento com base na queratina.

#5 Pentear o cabelo molhado

Pentear o cabelo é um ato automático para muita gente. Mas é nesse momento que ele pode quebrar, principalmente se estiver molhado.

O perigo se intensifica se o pente ou a escova é usada com muita força, fazendo com que os dentes ou as cerdas agarrem em nós e partam os fios. Por isso, é recomendado retirar o excesso de água com uma toalha antes de desembaraçar. Comece pelas pontas e depois, suba para o couro cabeludo.

Se quiser utilizar um creme de pentear para ajudar no processo, parabéns. Essa é uma ótima ideia!

Reparou como os cabelos podem quebrar facilmente – e nem sempre poderemos culpar esse clima maluco ao sul do Equador? Agora que você já sabe os motivos, é só monitorar para não deixar o fio enfraquecido.

E não se esqueça de utilizar produtos que fortaleçam corretamente seu cabelo, conferindo a ele resistência e elasticidade de longa duração. Nesse processo, conte com a Mutari. Nossa linha Suplemento Power Hair é indispensável no tratamento antiqueda!

Deixe uma resposta