Mais um viva para esse profissional que deixa nossa autoestima lá em cima com suas habilidades capilares! Mas tem mais: no dia nacional do cabeleireiro, celebrado em 19 de janeiro, também são homenageados os barbeiros, esteticistas, manicures, maquiadores, depiladores e outros profissionais que trabalham nos salões de beleza.
A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 12.592 de janeiro de 2012. Antes da oficialização, a classe comemorava o seu dia em 03 de setembro, por uma sugestão da Federação Nacional de Cabeleireiros, ou 03 de novembro, que é o dia do falecimento de São Martinho de Porres, o santo padroeiro da profissão.
Qual é o dia certo? Todos, ora! O dia do cabeleireiro é só uma formalidade: a gente bem sabe que o calendário todo ainda é pouco para prestigiar essa profissão tão importante para nosso bem estar.
A profissão que faz a diferença na vida das pessoas
Entre manobras com tesouras, pentes, secadores, tinturas e outros recursos, o profissional cabeleireiro tem o poder de transformar não só a aparência dos clientes, mas resgatar a autoestima de todos que passam pela sua cadeira mágica. Isso porque a pessoa que sai de um salão de beleza não é a mesma que entrou nele. Não é só o visual que muda, mas a energia e a alegria de viver.
Durante a pandemia, os salões de beleza tiveram de ser fechados, por motivo de segurança sanitária, e todo mundo sofreu! Com a pausa do comércio, para não ver a sua única fonte de recurso secar, os cabeleireiros tiveram que se reinventar, passando a fazer atendimento em domicílio ou utilizar a internet para dar dicas e vender produtos de saúde capilar.
Com a retomada da economia, e a necessidade da clientela em transformar o visual para uma nova etapa, é preciso criar estratégias para ter a agenda cheia. Como a concorrência é grande e está todo mundo querendo recuperar o tempo perdido, é hora de entender que o mercado mudou – e que seu negócio precisa de outras atribuições para atrair cada vez mais gente.
Dicas para ter a agenda cheia
Para se manter no mercado de salões de beleza, o profissional não pode se acomodar. Além de saber cortar, pintar ou escovar, é indispensável observar o cenário e perceber as variações de seu mercado.
Não sabe como fazer isso? Calma! Existe um conjunto de habilidades e ações que o cabeleireiro pode adotar no seu dia a dia, criando novas possibilidades de aumentar a prestação de serviços.
Veja, abaixo, as nossas dicas mais que especiais para não ter horário sobrando em 2022!
Foco no atendimento ao cliente
Um cabeleireiro de sucesso precisa se destacar em um mercado já saturado. Para isso, não basta apenas abrir um salão e achar que só a fachada vai fazer diferença. Hoje, a população tem uma alta demanda de produtos, serviços e tratamentos específicos que podem ser ofertados pelo seu empreendimento.
Ao focar no atendimento ao cliente, a na qualidade oferecida em toda a sua gama de serviços, você estará atuando ativamente para ampliar o relacionamento com a clientela.
Profissionalização
Saber fazer o básico pode até ajudar, mas não é mais um diferencial em um mercado com tantos concorrentes. Por isso, a melhor forma de promover bom atendimento e ter a agenda disputada pelos clientes é se profissionalizar.
Os cursos de capacitação são ótimas ferramentas para melhorar as técnicas de trabalho, principalmente no quesito corte de cabelo e coloração. Quer oferecer algo a mais, além de cabelo, manicure e depilação? Invista em tratamento facial e corporal, como limpeza de pele e massagem redutora.
Além de cursos voltados para a área técnica, é fundamental aprimorar conhecimentos em gestão financeira, ética, vendas, gestão do tempo e atendimento, entre outras competências pertinentes ao mercado da beleza.
Investimento em bons produtos
De nada adianta ter técnica se ela não for associada a bons produtos. Esses dois aspectos representam a fórmula perfeita para o sucesso do salão de beleza, uma vez que o crescimento do setor se dá por inúmeros fatores – e todos passam por qualidade, tecnologia e matéria-prima utilizada nos procedimentos.
Quem trabalha nessa área sabe que um dos serviços mais solicitados nos salões de beleza é a coloração. Não à toa, o mercado disponibiliza dezenas de tonalidades, com inúmeras variações, nuances e texturas. O objetivo é atender consumidores ainda mais exigentes com os produtos aplicados em suas madeixas.
Por outro lado, pintar cabelo é algo que exige muita responsabilidade. Assim, fazer economia nesse setor, como comprar a tintura mais barata para aproveitar mais, pode ser um tiro pela culatra. O importante é escolher produtos de qualidade, que garantam a satisfação do resultado final.
Para te ajudar nessa parte, a Mutari desenvolveu uma linha profissional com um exclusivo sistema de fixação e tratamento da cor. O Up Collori Professional foi desenvolvido com tecnologia de tripla ação para dar maior cobertura aos fios brancos, fixação de longa duração e muito mais brilho e luminosidade aos cabelos.
Nesse dia do cabeleireiro, nós, da Mutari, queremos mais uma vez de firmar essa parceria com vocês. Podem se preparar: em 2022 teremos muitas novidades para alavancar seus atendimentos e deixar o cabeleireiro ainda mais essencial na vida de todo mundo.
Conte sempre com a gente!