Como fazer a Black Friday valer a pena!

Como fazer a Black Friday valer a pena!

A Black Friday está chegando! Um dos períodos mais esperados do ano gera expectativas nos consumidores que anseiam por comprar aquele tão sonhado produto com um preço bem mais em conta.

De maneira geral, a Black Friday é uma ação comercial que tem como sinônimo a prática de vender barato. Nos Estados Unidos, onde ela se consolidou, as ações promocionais dos lojistas acontecem na sexta-feira após o dia de Ação de Graças, momento esse em que se iniciam as vendas natalinas.

No Brasil, a estratégia foi utilizada pela primeira vez em 2010, mas somente a partir de 2012 as grandes lojas passaram a aderir ao Black Friday. Pra nós, é sempre na última sexta-feira de novembro.

Ainda que faça bastante sucesso, a ação recebe muitas críticas dos consumidores, uma vez que alguns estabelecimentos comerciais acabam oferecendo falsos descontos. Com o surgimento do e-commerce, alguns sites que ofertam super promoções, são, na verdade, fakes, enganando os clientes e descredibilizando um evento tão relevante para o lojista e a economia do país.

Como não cair nas ciladas da Black Friday

A Black Friday é um grande evento, isso é fato. As lojas físicas se enfeitam para chamar a atenção dos clientes e os sites deixam as páginas mais vibrantes, alegres e pipocando de ofertas.

Contudo, não se deixe enganar pela aparência e nem pelas promoções tentadoras. Para que sua compra realmente valha a pena, você precisa se cercar de algumas atitudes para não cair em cilada e perder aquele dinheiro que demorou para economizar.

Tá fugindo de gastar à toa nesse 2021? Então esse texto é pra você, que não precisa passar por nenhum perrengue pra garantir descontos! Elaboramos algumas dicas para que suas compras valham a pena na Black Friday.

Vamos a elas?

Faça uma lista de compras

O que você realmente deseja comprar nessa Black Friday? Um celular, um eletrodoméstico? Ou, quem sabe, aquela linha de cosméticos e dermocosméticos que você sonha faz tempo? Tudo é possível nessa data de descontos.

Mas, antes de encher o carrinho, o recomendável é fazer uma lista dos itens desejados e estipular um limite de investimento e também as prioridades de compras. Isso evita gastar mais que o previsto.

Pesquise a procedência da loja

Se você recebeu uma promoção irresistível pelo celular, mas não conhece a loja, resista à tentação de comprar e busque informação sobre ela na internet. Sites como o Reclame Aqui fornecem dados de reputação da marca e informações vindas de outros clientes, que podem te ajudar na hora de tomar uma decisão e fugir de roubadas.

Evite clicar em links

Durante a Black Friday, e-mail, redes sociais e WhatsApp ficam sempre lotados de links com ofertas o tempo todo. O ideal é segurar a curiosidade e não clicar nos atalhos caso você não conheça o remetente. Caso esteja desconfiado, prefira fazer a busca pela página oficial da loja, digitando o endereço do site na internet.

Outra forma de verificar se o site é verdadeiro é checar se o endereço virtual tem o protocolo https. A letra “s” significa que a página tem certificado de segurança e os dados do consumidor são protegidos por criptografia.

Proteja seus dados pessoais

Não há como negar o aumento de golpes, principalmente em épocas em que as vendas são maiores, como na Black Friday. Segundo os serviços de inteligência americanos, eles aumentaram 300% no mundo. No Brasil, os dados vazados de cartões chegam a 54% nesse período.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor, os sites são obrigados a informar o que estão retendo de informação e se responsabilizar pelo armazenamento dos dados. Dessa forma, procure empresas virtuais confiáveis e que geram esse aviso em suas páginas.

Atenção aos juros

As informações referentes a preços e taxas de juros devem ser claras, principalmente quando o produto estiver exposto em vitrines. A loja deve apresentar o valor à vista, a prazo e as taxas de juros mensal e anual, assim como o número de parcelas.

Se informe sobre o prazo de entrega

O consumidor fica tão afoito para conseguir o menor preço que acaba negligenciando a data de entrega. Vale lembrar que, em algumas possibilidades de desconto, as datas de frete estão marcadas para muitos dias ou até meses depois das compras. Por isso, observe esse prazo, bem como a política de troca da empresa.

A Black Friday está chegando e, com ela, um mundo de ofertas para esquentar as vendas antes do natal. E a Mutari, é claro, não poderia ficar de fora! Muitas surpresas virão por aí para fazer valer as suas compras.  Quer saber mais? Venha conferir as promoções especiais no WWW.LOJAMUTARI.COM.

Deixe uma resposta