O que preciso estudar para ser um profissional da estética?

O que preciso estudar para ser um profissional da estética?

O mercado de estética está em alta no Brasil. Mesmo com a pandemia e a crise econômica que tem atingido o mundo, as pessoas não deixaram de consumir produtos e serviços para beleza e bem estar.

Antes do coronavírus, esse mercado cresceu 567%, passando de 72 mil para 480 mil profissionais. Com a quarentena em 2020, muitos estabelecimentos tiveram que fechar as portas. Mesmo assim, o setor seguiu com números positivos, fazendo com que a ascensão atraísse novos profissionais.

Mas, afinal, o que um profissional da estética faz?

Antes de querer enveredar pela área só porque está em alta, é importante conhecer mais sobre a profissão. Acontece que muitos aspirantes a esse mercado têm uma visão errada das funções.

Por exemplo: o esteticista não é médico, portanto não pode injetar substâncias, praticar atos cirúrgicos ou prescrever medicamentos. Mas, por outro lado, ele é capacitado a manipular uma série de produtos para trabalhar o embelezamento capilar, facial e corporal.

Entre suas competências estão limpeza de pele, massagens, drenagem linfática, massagem relaxante, aplicação de cosméticos, tratamento capilar, bronzeamento e depilação, entre outros procedimentos.

A qualificação do profissional é constante, visto que as tendências são dinâmicas e novas soluções surgem o tempo todo. Dessa forma, o estudo e a qualificação são premissas importantes para quem deseja se dar bem na área.

Cursos para ser um um bom profissional da estética

Para ser um bom profissional da estética é preciso muito mais que habilidade. Ela é bem importante, claro, mas o investimento em educação é fundamental para desenvolver experiências práticas e confiança para trabalhar em salões de beleza, clínicas de estética, spas, hotéis e demais estabelecimentos que necessitam desse tipo de competência.

Para isso, o ambiente educacional oferece uma série de cursos que vão desde técnico, aperfeiçoamento até o de nível superior. Na hora de escolher, é fundamental que o profissional saiba quais são os seus objetivos. Por exemplo, se a pessoa quer trabalhar apenas com massagens, fazer uma faculdade talvez não seja interessante nesse primeiro momento. 

De maneira geral, você vai estudar:

Técnicas de massagens

As massagens são um dos serviços que mais saem nos estabelecimentos voltados para estética. Mas as técnicas vêm se inovando. Além da forma tradicional, hoje é possível encontrar massagens com pedras quentes, velas, bambu, spas dos pés e das mãos e muito mais.

Estética capilar

Esse conteúdo envolve os cuidados em relação aos cabelos, como o combate à queda, ressecamento ou excesso de oleosidade. Dentro da estética capilar o profissional se capacita em colorimetria, ou seja, a análise das nuances e tonalidades de cabelos e como elas se comportam quando aplicadas conforme o estilo do cliente.

Estética facial

Esse curso está relacionado a tratamentos que melhorem o aspecto do rosto, voltados a ensinamentos que atuam na limpeza de pele, técnicas para eliminar cravos e espinhas e amenizar rugas, marcas de expressão e manchas escuras na face.

Design de sobrancelha

O curso ensina técnicas para modelar, corrigir e colorir as sobrancelhas conforme as características de cada pessoa. O objetivo é realizar o trabalho com segurança, sem causar desconforto ao cliente.

Depilação

O curso prepara o profissional para trabalhar com técnicas e produtos que removem os pelos do corpo, proporcionando limpeza definitiva ou temporária, de maneira segura e dentro dos padrões de higienização.

Uso de cosméticos na área de estética

O mercado estético utiliza uma série de dermocosméticos e cosméticos em seus procedimentos, como óleos, cremes, loções, itens para cabelos, boosters e esfoliantes, entre outros. 

Além da técnica, que é essencial para o profissional de estética, é preciso escolher bons materiais de trabalho. Afinal, por mais conhecimento que o esteticista tenha, o resultado só é possível ao aliar a técnica a produtos de qualidade. 

A Mutari é uma empresa que produz linhas completas de cosméticos e dermocosméticos exclusivos para salões de beleza e clínicas de estética, com distribuição feita por consultores especializados. No mercado desde 1996, nossos produtos se destinam à transformação da cor, finalização e manutenção da beleza dos cabelos, rejuvenescimento e proteção da pele.

Quer saber mais sobre nossas linhas de produtos? Entre em nossa loja virtual e descubra as muitas possibilidades para o profissional da estética!

Deixe uma resposta