Como utilizar escova e chapinha sem danificar o cabelo das clientes?

Você está visualizando atualmente Como utilizar escova e chapinha sem danificar o cabelo das clientes?

Escova e chapinha são dois dos serviços mais solicitados nos salões de beleza. E, quando a ocasião é festiva, como casamento, ano novo e formaturas, os pedidos pelo procedimento se multiplicam. Mais do que nunca, é indispensável que todo profissional da beleza fique atento para prestar um trabalho de qualidade.

 

Afinal, a verdade é essa: muitas mulheres amam os cabelos escovados. Inclusive existem aquelas que preferem ter o visual mais caprichado diariamente, utilizando com frequência o secador e a chapinha. Apesar das ferramentas de calor serem aliadas dos fios modelados, elas também são conhecidas pelo aspecto quebradiço dos cabelos.

Então, como continuar prestando um serviço de qualidade, fazendo o que a cliente quer? O primeiro passo é saber a razão pela qual as ferramentas quentes agridem os fios.

Secador e chapinha: amigos e rivais

Proporcionar um look estilizado, bonito e saudável é um desafio para os cabeleireiros. Isso porque as ferramentas quentes, como secador e chapinha, danificam os fios com o seu calor intenso. Quando usados em excesso, eles podem deixar o cabelo ressecado, fraco, quebradiço, sem brilho e, em último caso, com textura de palha.

Engana-se quem pensa que os cabelos grossos são resistentes ao calor dos aparelhos: assim como os fios finos, eles também sofrem com quebra e ressecamento. Todos os tipos de fio podem sofrer lentamente quando expostos a calor excessivo e recorrente.

Da parte do cabeleireiro, a pessoa que manipula o secador e a chapinha precisa ter experiência nesse manuseio, já que o uso errado pode causar queimaduras no couro cabeludo.

Fica aí o dilema: usar ou não usar?

As ferramentas quentes são essenciais para a elaboração de diversos penteados e, também, no apoio de alguns tratamentos capilares. Porém, agridem os fios com maior impacto quando mal utilizadas.

Assim, os profissionais podem continuar oferecendo seus serviços, sem correr o risco de danificar os cabelos de suas clientes, se manusearem bem essas ferramentas e usarem os produtos certos na preparação dos fios para o calor.

Como usar escova e chapinha sem estragar os cabelos

A primeira coisa a observar é se o fio está tratado. Cabelos que já estão ressecados não respondem bem à escovação ou chapinha. Além disso, é comum ver o estado dos fios piorar após essa intervenção.

O ideal é que cabelos danificados passem por um processo de nutrição, hidratação ou reconstrução antes do secador e chapinha. Isso é possível a partir do uso de um bom shampoo e máscara.

Outro ponto importante é a escolha dos aparelhos. Para as clientes, eles podem parecer todos iguais, mas o bom profissional da beleza sabe que, na verdade, a diferença entre as marcas e modelos é gritante. O secador, por exemplo, precisa ser leve, para não cansar o braço, ter jato de calor potente, com mais de 1.800w, e opção de jato frio.

Já para a escolha da chapinha, deve-se levar em conta a largura, a espessura e as tecnologias oferecidas (titânium, safira, cerâmica e infravermelha). Além disso, é essencial observar que há uma forma diferente de usar cada um desses modelos a partir dos tipos de cabelo em questão.

Por exemplo: em cabelos finos, a chapinha é passada rapidamente, uma vez em cada mecha, em uma temperatura que varia de 180ºC a 190ºC. Já nos fios grossos, o processo é um pouco mais demorado e a temperatura pode chegar a 220ºC.

Até aí tudo bem – mas e os melhores produtos para preparar e finalizar os fios antes e depois da escova e chapinha?

Opte pelo que é #1 Indispensável

Deixamos a cereja do bolo para o final. 🙂

Para quem tem salão e quer proteger os cabelos das clientes dos efeitos colaterais da dupla dinâmica de calor, a dica é aplicar o #1Indispensável, da Mutari, logo após a lavagem com shampoo e condicionador.

O #1Indispensável é um finalizador elaborado a partir do concentrado de Ômegas 3, 6 e 9, Genecare e Silicones Especiais, formulado com nano partículas restauradoras e ultra hidratantes. Sua ação é imediata.

Com isso, ele facilita a escovação, diminui o tempo de secagem e deixa os fios com muito brilho, além de garantir efeito antiporosidade e alinhamento de alto impacto.

Em outras palavras, o #1Indispensável promove recuperação instantânea dos danos causados por escovação, químicas, poluição, condições ambientais, desalinhamento dos fios e ausência de brilho.

Além disso, o finalizador oferece ainda 16 funcionalidades que vão agradar em cheio suas clientes:

  • Finalizador desfrizante;
  • Proteção térmica;
  • Filtro solar;
  • Escudo antipoluição;
  • Acelerador nutritivo;
  • Reconstrutor;
  • Alinhamento dos fios;
  • Efeito long lasting;
  • Antiporosidade;
  • Melhora a penteabilidade;
  • Reequilibra o pH;
  • Repõe ômegas naturais;
  • Protege a vivacidade da cor;
  • Cabelos macios e renovados;
  • Brilho excepcional.

Se você tinha algum receio em agredir os cabelos das suas clientes com chapinha e escova, agora não há mais desculpa: o #1Indispensável foi desenvolvido para proteger os fios e dar mais segurança na realização do serviço profissional. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente!

Deixe um comentário